A Inovação nas empresas é um tema que tem vindo a ser discutido entre os líderes nestes últimos anos. É verdade que, atualmente, inovar é a principal estratégia para sobreviver no mercado e que manter-se estagnado, assistir às tecnologias e posicionar-se no mundo 4.0, é inaceitável.

De acordo com um estudo feito pela Consultoria Imaginatik para entender os maiores obstáculos nos processos de inovação, 95% dos entrevistados acredita que inovar é uma postura que deveria aparecer entre as principais prioridades dos executivos de uma organização. Entretanto, 44% disseram que as suas empresas investiram menos de 2% dos seus orçamentos em inovação e 63% delas não possuem uma estrutura formal para gerir projetos de inovação (cio.com).

Sabemos que não é do dia para a noite que os executivos se apercebem da importância de inovar os seus processos. Os principais pontos de atenção, que podem ter um impacto negativo no amadurecimento desta ideia, são os processos burocráticos, a baixa taxa de adoção dos projetos e o nível de maturidade digital em que a empresa se encontra.

Inovação x Incerteza: Correr riscos no mundo 4.0

A inovação está associada à incerteza. Não existe possibilidade de previsão de resultados, de saber se serão positivos ou negativos, o que acaba por dificultar a administração e, claro, a aceitação. Por este motivo, utilizar metodologias ágeis pode favorecer a inovação. A maneira tradicional de coordenar os projetos acaba por limitar o sentido de trabalho, além de trazer problemas durante os projetos e ainda correr riscos financeiros.

Metodologias como o Scrum, Lean, Kanban e Smart permitem um alinhamento entre as equipas e o cliente, além de uma rápida identificação e resolução de problemas, redução de riscos, entregas de etapas mais assertivas e aumento da qualidade do projeto.

Leia o resumo sobre estas quatro metodologias:

Scrum

Para esta metodologia, é necessário ter a ampla compreensão da equipa, com papéis bem estruturados para cada um dos envolvidos.

O gestor cria uma lista de prioridades, normalmente chamada de backlog. Assim, as atividades são distribuídas pelo Scrum Team, que inicia os Sprints (intervalos de tempo de desenvolvimento).

No final de cada etapa, são feitas revisões, ajustes de atividades e validação.

Lean

Conhecido como o mais eficiente dos métodos, é muito utilizado no universo das startups e do empreendedorismo.

Um dos princípios do Lean é a identificação e eliminação eficiente de desperdícios dentro de um projeto ou organização.

A ideia por detrás desta metodologia é a diminuição de custos e complexidade de tarefas, além de melhorar as entregas, aumentar a performance e a partilha de informações.

Kanban

É o mais utilizado e mais simples dos métodos, e obriga a que toda a equipa esteja mais comprometida para poder funcionar perfeitamente.

É basicamente um quadro, que pode ser físico ou virtual, dividido em três colunas: to do (para fazer), doing (a fazer) e done (feito). Desta maneira, é possível acompanhar as tarefas que estão a decorrer, bem como o progresso de cada coluna.

SMART

Esta metodologia permite criar objetivos mais reais e tangíveis para a sua empresa. Cada letra desta pequena palavra traz um grande significado: Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-related (SMART).

É importante ressaltar que as metodologias que favorecem a inovação não se limitam apenas às que foram apresentadas acima.

 

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