Nos dias 15 e 16 de agosto, o Mercado Eletrônico marcou presença na 6ª edição do Fórum de Inovação em Procurement, evento realizado pela Yvent, com o intuito de compartilhar conhecimento em inovação e tecnologia, promover networking entre profissionais e ampliar as possibilidades de negócios entre executivos da área de compras.
Nesta edição, estivemos presentes com um estande, especialistas do ME e apresentação das nossas soluções, além de uma palestra do nosso CTO, Armando de Vilhena, com o tema “Construindo o Futuro de Compras com Dados, IA e Ecossistemas”.
O futuro do procurement centrado na geração de valor
Durante a palestra, Armando destacou as diferenças entre o cenário atual do procurement e a mudança de paradigmas para o futuro do setor.
No cenário atual, o foco das empresas está na excelência operacional, com atuação voltada para processos manuais, foco em savings e reforço em controles e processos.
Segundo Armando, o futuro do procurement será transicionar para um modelo de gestão de compras com foco na geração de valor e ações voltadas para a gestão de riscos e sustentabilidade, tecnologias digitais, como chatbots e inteligência artificial, e insights que possam direcionar as decisões das empresas.
“Hoje é muito comum, em muitas empresas, que o processo e os sistemas estão operando as pessoas, e é essa virada que a gente quer dar, para as pessoas estarem orquestrando os sistemas e direcionando para onde eles vão, o que eles devem buscar, e isso naturalmente vai trazer um futuro com competências mais estratégicas para compradores.”
De acordo com uma pesquisa da consultoria Roland Berger, Armando destacou algumas estimativas de mudanças para o mercado de procurement nos últimos anos, dentre elas:
- Redução entre 5% e 40% nos custos de materiais;
- Redução de até 40% no tempo de Time to market de novos produtos;
- Redução de até 30% nos custos de Procurement;
- Redução de 80% nas comunicações via e-mail;
- Até 80% de pedidos sem interações.
O poder transformador dos dados
Segundo Armando, muito se fala sobre a implementação de análises de dados nas empresas, mas ainda é necessário evoluir este cenário de modelos mais avançados de análise, que orientem times de compras para tomadas de decisões.
A maioria das empresas que possui ferramentas de análises de dados ainda trabalha em um modelo descritivo, apenas expondo fatos e eventos passados.
É necessário evoluir as análises realizadas pelos sistemas de compras para modelos preditivos e cognitivos, que possam antever cenários de riscos e contribuir para tomadas de decisões mais acertadas dentro do mercado de compras.
“Cada vez mais, é necessário aprender o que são as tecnologias atuais e aprender a pensar com dados. Os profissionais precisarão aprender a se comunicar com a inteligência artificial, como por exemplo, ao introduzir um prompt de comando para o chatGPT. Essa será uma competência essencial para compradores no futuro.”
O futuro do Procurement está nos ecossistemas
Para que as empresas possam potencializar sua atuação com o apoio de análises de dados e inteligência artificial, é primordial que invistam na construção de ecossistemas.
“Nenhuma empresa será capaz de produzir inteligência suficiente para entregar todo o valor que podem receber de um ecossistema rico e bem informado.”
Armando destacou ainda que a visão do Mercado Eletrônico é criar um ecossistema digital de Compras e Supply Chain, para possibilitar que empresas construam processos simples, fluidos e completamente integrados, potencializando a produtividade, colaboração, inteligência de negócios e inovação.
A inteligência artificial será um dos destaques da 5ª edição do ME B2B Summit 2023
Se você quer saber mais sobre os impactos da inteligência artificial para o mundo dos negócios B2B, a 5ª Edição do ME B2B Summit, trará uma palestra inspiradora sobre esse tema, com participação de Ronaldo Lemos, especialista em tecnologia.
O evento acontecerá no dia 18 de outubro, no Espaço Vibra, em São Paulo. Não perca essa chance e inscreva-se agora para essa experiência imperdível!
Até à próxima! 😉