“Expectativa vs realidade” é um dos memes mais conhecidos da internet hoje. De um lado, uma imagem representa o que a pessoa deduz ou imagina. Do outro, a realidade, que geralmente é bem diferente da imaginação.
Expectativa vs. realidade
Mas qual a relação de um meme com um KPI?
No post de hoje, compartilhamos com você 7 KPIs para a área de compras ir além das suposições e reconhecer, de fato, o cenário onde está pisando.
Confira!
Suposições vs KPIs
Podemos traçar um paralelo a partir do raciocínio desse meme e comparar, no mundo corporativo, suposições vs KPIs.
De um lado, existem achismos fundamentados em percepções. Do outro, uma ferramenta que apresenta para as empresas dados com a situação real do negócio.
No mundo digital, companhias que dispõem de KPIs assertivos e claros têm um diferencial competitivo em face do mercado.
Isso porque, com os dados em mãos, é possível analisar e identificar os pontos de melhoria e definir as estratégias mais assertivas.
O que são os Key Performance Indicators (KPIs)?
Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são métricas importantes para todo o processo de gestão da empresa, pois permitem que as tomadas de decisão dos setores sejam feitas com base nos dados apresentados e não em suposições.
Na área de compras, algumas métricas devem ser analisadas para contribuir com o crescimento do negócio e, abaixo, explicamos cada uma delas.
Quais são os KPIs mais relevantes para compras B2B?
1. Saving
O primeiro KPI importante para os compradores é o saving, essencial para a área financeira, que analisa a economia conquistada nas aquisições.
Isso significa o custo evitado ao fechar uma compra com valor menor ao orçado.
Essa é uma forma de analisar o desempenho da equipe nas negociações com fornecedores, com a finalidade de reduzir gastos e gerar lucros.
2. Nível das entregas
O segundo indicador é o nível das entregas, que identifica as taxas de devolução em relação ao número total de produtos adquiridos.
Assim, é possível observar a porcentagem de mercadorias com defeito.
3. Lead time
Já o lead time, terceiro KPI utilizado na área de compras, permite avaliar a duração de cada etapa da compra, como busca, seleção de fornecedores, análises de cotações e entrega do produto, propondo os ajustes necessários para os melhores resultados da companhia.
4. Evolução de preço
O quarto indicador é a evolução do preço, que analisa a oscilação dos valores em um determinado período, durante todo o processo de compras.
5. Produtividade
A produtividade é o quinto KPI, que auxilia o setor na identificação dos ajustes para a redução da carga operacional dos compradores.
6. Satisfação dos clientes
O sexto indicador, por sua vez, é a satisfação do cliente e pode ser medido por meio de uma pesquisa periódica de satisfação.
7. Custo de suprimentos
Por fim, mas não menos importante, está o custo de suprimentos, que é responsável por comparar o volume de compras e vendas para apontar o percentual dos custos dos itens em relação às suas vendas.
Com tantas métricas e dados, a tecnologia é indispensável para não deixar nenhuma informação do negócio passar em branco.
Por isso, usar soluções e ferramentas específicas são uma chave indispensável para as áreas de compras.
E você, já usa KPIs para sair da expectativa e enxergar a realidade? Comente aqui!
Este artigo foi assinado por Diogo Morgado, product manager do Mercado Eletrônico, e publicado no Estadão.