O e-Marketplace B2B está transformando a forma como as empresas realizam suas compras e gerenciam seus parceiros de negócios. Ao conectar compradores e fornecedores em uma plataforma, o modelo de e-Marketplace B2B oferece novas oportunidades para ampliar as fontes de fornecimento, reduzir custos e aumentar a eficiência da operação de compras.

Um estudo do Gartner mostrou que, até 2025, mais de 80% das empresas devem utilizar canais digitais para as transações comerciais, incluindo marketplaces B2B. O relatório também destaca que os profissionais que utilizam marketplaces alcançaram melhorias na eficiência de compras e maior capacidade de adaptação às mudanças das demandas.

Um dos principais benefícios do e-Marketplace B2B é a possibilidade de expandir a rede de fornecedores, mitigando riscos associados ao fornecimento, como escassez de insumos ou dificuldade na entrega dos produtos. A descoberta de novos parceiros aumenta o poder de inovação e abre oportunidades para negociações mais competitivas.

A seguir, confira os principais benefícios que o e-Marketplace pode oferecer para a sua empresa:

Benefícios do e-Marketplace para a área de compras:

1. Diversificação de fornecedores

O e-Marketplace conecta compradores a uma ampla rede de fornecedores, permitindo que os compradores comparem preços, prazos e melhores condições de fornecimento.

O aumento da diversidade da cadeia de fornecimento contribui ainda para mitigar riscos, reduzindo as chances de desabastecimento e garantindo maior resiliência nas operações.

2. Negociações estratégicas e savings

No e-Marketplace, as empresas aumentam o poder de negociação com parceiros, já que têm acesso a preços e condições oferecidas por vários fornecedores.

O acesso a negociações mais competitivas permitem que as áreas de compras conquistem mais savings, com base em dados centralizados em uma única plataforma.

3. Transparência nas operações

O e-Marketplace B2B promove um ambiente de negócios mais transparente, onde todos os envolvidos têm visibilidade sobre o andamento das transações.

Além de aumentar a transparência, as transações realizadas em uma plataforma B2B fortalece as relações comerciais e a confiança entre compradores e fornecedores.

4. Simplificação dos processos

Outro ponto de destaque é a simplificação dos processos relacionados a fornecedores, como cotações, que exigem muito tempo e recursos das equipes de compras.

O e-Marketplace B2B simplifica essas atividades ao integrar ferramentas de automação que facilitam a comparação de ofertas e a escolha das melhores condições de fornecimento.

5. Capacidade de inovação

O e-Marketplace B2B impulsiona a inovação na área de compras, ao proporcionar acesso a fornecedores que podem oferecer novas soluções.

Além disso, ao centralizar dados e automatizar processos, a plataforma permite que os profissionais de compras dediquem mais tempo às estratégias que agregam valor aos negócios.

6. Agilidade nas compras

Com a possibilidade de realizar cotações, negociações e compras em um ambiente online B2B, as empresas ganham agilidade.

Ao utilizar a plataforma, os processos de compras se tornam mais ágeis, permitindo que as organizações tomem decisões mais rápidas e adaptáveis às mudanças do mercado.

7. Escalabilidade e integração

Para empresas em expansão, o e-Marketplace B2B oferece uma solução escalável. À medida que a demanda aumenta, a plataforma permite que as empresas integrem novos fornecedores.

Além disso, é possível integrar o e-Marketplace a outros sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) das empresas, otimizando ainda mais o fluxo dos processos de compras.

Conheça o e-Marketplace do ME

O e-Marketplace do ME conta com mais de 1 milhão de fornecedores cadastrados na plataforma e, anualmente, transaciona R$ 160 bilhões.

Ao fazer parte, sua área de compras tem acesso às cotações diversas e oportunidade de conquistar mais savings.

As informações relacionadas às cotações ficam centralizadas em uma única tela, onde é possível comparar preços e identificar a melhor oferta.

Além disso, é possível encontrar fornecedores verificados, com situação regular na Receita Federal, débitos tributários e questões trabalhistas, como regularidade do FGTS, entre outras.

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Até a próxima! 😉