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Ter mais visibilidade em um mundo dominado pela tecnologia é o sonho de muitas marcas. No entanto, as pessoas estão cada vez mais resistentes às propagandas.

Se antes era difícil resistir à tentação de clicar naquele anúncio que falava diretamente com você, hoje esses “cliques a mais” passaram a ser considerados armadilhas por muitos consumidores.

A natureza dos anúncios mudou: hoje os primeiros anunciantes digitais que acreditavam que a visibilidade seria conquistada pagando pouco para fazer com que a marca fosse vista de qualquer maneira estão assistindo à perda de valor, vendas e credibilidade dos seus negócios.

O público também não é mais o mesmo. O perfil dos clientes tem mudado na mesma medida que os avanços tecnológicos acontecem. De acordo com uma pesquisa publicada em 2017 pelo especialista em adblocking PageFair, o número de pessoas que usam bloqueadores de propaganda cresceu mais de 30% nos últimos anos, o que equivale a 700 milhões de dispositivos filtrando anúncios em todo o mundo.

 

B2B: um espelhamento diferente do B2C

Avançando mais no assunto, o mercado B2C já conta com novas alternativas de exposição, ainda mais efetivas e direcionadas ao seu público-alvo. Baseadas em conteúdo, essa nova publicidade expõe as marcas e produtos de maneira mais pertinente, por exemplo inserindo as mensagens e diferenciais da empresa em matérias relevantes, histórias de sucesso entre outros temas.

Os anos de revolução tecnológica trouxeram avanços inquestionáveis ao mercado B2C, que posteriomente foram adotadas pelo mercado B2B, de maneira diferente, que tem ajudado o comércio entre empresas a evoluir de forma exponencial.  As inovações baseadas em aplicativos que analisam dados para prever a demanda e/ou necessidades, robôs e serviços que atendem à necessidade do consumidor de forma imediata, entre tantas outras novidades.

Marketplace B2B aproximando compradores e fornecedores

Com um modelo de negócios conveniente para compradores e fornecedores, o desenvolvimento das plataformas que eu chamo de novos marketplaces B2B reúnem a mais alta tecnologia disponível para potencializar o comércio entre empresas cada vez mais baseadas em dados. Como hoje a exposição diferenciada e certeira de uma oferta ou produto é a maneira mais efetiva para conquistar novos clientes, fazer negócios virtuais com esse embasamento é o passo mais importante para quebrar regras estabelecidas já obsoletas.

Foi-se o tempo em que o processo de busca de fornecedores dava trabalho. Hoje, não é preciso gastar tempo com pesquisas em ferramentas de busca, já que as empresas podem encontrar diversos fornecedores em um único local já previamente analisados e homologados com performance medida embasada por dados de transações, com a vantagem de negociar melhores preços e prazos de pagamento.

Ao reunir um grande número de compradores e vendedores negociando diretamente, conectados por plataformas, as compras únicas são agregadas e os vendedores têm acesso a novos clientes com o custo de transação menor. Hoje uma empresa é capaz de comprar vários itens diferentes com uma única ordem de compra. E com preços pré-negociados, com serviços agregados para garantir a satisfação do cliente.

Com as taxas das transações mais baixas para os compradores, os fornecedores também ganham benefícios, como novas possibilidades de aumentar suas receitas e ganho da visibilidade do público certo – algo que as propagandas na web não garantem mais.

Em suma, demanda entendida e de maneira inteligente, compartilhada juntamente com o poder de conexão dos ‘novos’ marketplaces B2B criam uma onda de melhores negócios para fornecedores de todos os segmentos e portes, permitindo que um pequeno fornecedor, antes de alcançar o mercado regional, se torne global, ao mesmo tempo em que os grandes descobrem nichos nunca explorados. Viva o comércio inteligente entre empresas.

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