Em um futuro próximo, as geladeiras serão capazes de identificar produtos que estão prestes a acabar. Também selecionarão os itens direto do seu supermercado favorito. Tudo feito de forma automatizada, em um aplicativo no celular. Para as corporações que estão ligadas às tendências, a digitalização e a automação de processos já são realidade. Para outras, ainda falta um longo caminho a percorrer, a fim de se tornarem competitivas para o novo padrão de consumo.
No supply chain, as demandas da indústria 4.0 exigem de lojistas, varejistas, transportadores, compradores e fornecedores um monitoramento 360˚, em tempo real, de todas as etapas da cadeia de suprimentos, de maneira que as empresas consigam manter seus estoques abastecidos, sem falta nem excesso de produtos.
No texto de hoje, compartilhamos com você 5 tendências para o supply chain 4.0. Confira!
Inteligência é a palavra-chave do supply chain do futuro
Para dar conta de tantas transformações, o supply chain 4.0, ou simplesmente “supply chain do futuro”, estabelece uma rede de conexões inteligentes com o uso da internet das coisas (IoT), de recursos de robótica avançados e análises de big data. São essas conexões que otimizam todas as etapas de produção, armazenamento e comercialização dos produtos.
Esse passo à frente é o que tem ajudado a garantir a competitividade das empresas. Em um mercado pautado pelas constantes transformações, mais do que nunca, será indispensável que profissionais do supply chain atuem com estratégia e produtividade.
A seguir, confira as principais tendências do supply chain 4.0:
1. Agilidade
A rapidez é um dos fatores determinantes na satisfação dos clientes. No supply chain 4.0, essa velocidade é alcançada por meio de estratégias para lidar com os diferentes fatores que influenciam a cadeia de suprimentos das empresas. Os gestores tomam decisões baseadas em diversos dados, internos e externos, como oferta e demanda, ou tendências de mercado, clima, oferta de matéria-prima e manutenção de maquinários de fornecedores.
2. Flexibilidade
A agilidade para tomar decisões que influenciam diretamente a produção e distribuição de produtos torna a cadeia de suprimentos capaz de ser flexível às mudanças de demanda do mercado ou fornecimento de parceiros. Assim, é possível prever possíveis problemas e tomar decisões para minimizar os impactos dos imprevistos, bem como fazer adequações no processo.
3. Customização
Com a possibilidade de gerenciar em tempo real toda a cadeia de suprimentos, os gestores podem atender às demandas personalizadas de cada cliente e adaptar logística e produção às necessidades das entregas. O uso de diferentes sistemas de entrega, como drones, será fundamental para atender às exigências mais urgentes.
4. Precisão
Ao ter o gerenciamento 360˚ de todo o supply chain, conectado 24 horas por dia, os gestores de cada empresa e de cada departamento envolvidos nos processos têm mais visibilidade e transparência de todos os dados que envolvem a cadeia de suprimentos. Com acesso às informações de forma rápida, cada líder poderá tomar decisões estratégicas fundamentais.
5. Eficiência
A digitalização de todos os processos do supply chain torna todas as tarefas ligadas à cadeia de suprimentos mais eficientes. Isso tanto do ponto de vista da produção, alinhada às necessidades da empresa, como da operação, que estarão menos sujeitas a erros.
As configurações do supply chain também podem ser atualizadas periodicamente, baseadas nos dados que serão coletados diariamente, assim como a incorporação de novas tecnologias para aumentar a produtividade e oferecer produtos cada vez melhores.
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