Esta sexta-feira (24/04) foi reservada para a primeira Reunião Trimestral 100% online da história do Mercado Eletrônico. Foi um grande desafio, é verdade, mas, com certeza, foi um marco na trajetória do ME.

O evento acontece desde 2000 e tem como objetivo apresentar os resultados do trimestre a todos os colaboradores. Excepcionalmente desta vez, por conta da pandemia de covid-19 e a necessidade do trabalho remoto, a reunião aconteceu por um aplicativo online. Os mais de 200 colaboradores da empresa puderam acompanhar os resultados e conferir o que temos planejado para o próximo período. Durante a reunião, tivemos vários momentos de interação e deu até para matar um pouco as saudades.

Eduardo Nader, CEO do Mercado Eletrônico, abriu o evento falando sobre a importância de todos continuarem se cuidando em meio à pandemia, ressaltando o nosso maior valor: “Pessoas em primeiro lugar”.

A reunião durou o dia todo e você pode conferir agora um resumo dos principais momentos.

 

93% dos colaboradores estão satisfeitos em trabalhar no ME

A diretora de RH, Adriana Oliveira, apresentou a tradicional pesquisa de clima realizada com os colaboradores do ME. Os resultados trouxeram índices de satisfação bastante positivos para a empresa.

Com a junção das três perguntas mais importantes da pesquisa: (1) Você está satisfeito? (2) Você indicaria a empresa para amigos e familiares? e (3) Você tem orgulho de trabalhar no ME? foi possível atingir um índice de 93% de satisfação.

Um número bem elevado, ainda mais em tempos onde todos estão trabalhando remotamente e distantes fisicamente de suas lideranças.

 

A importância dos OKRs para direcionar os colaboradores no trabalho remoto

Adriana aproveitou a reunião para falar sobre a importância dos OKRs (objectives and key results).

A metodologia, aplicada pelo Mercado Eletrônico há mais de 5 anos, tem como finalidade definir os principais objetivos da empresa e de cada um de seus colaboradores ao longo do trimestre. A ideia é desdobrar a estratégia da empresa e dar voz às pessoas.

 

Metodologias ágeis no mindset das equipes

Alexandre Ferraz, coach de metodologias ágeis do Mercado Eletrônico, falou um pouco sobre a importância de implementar o mindset ágil dentro das equipes.

Para este tipo de mentalidade funcionar é necessário formar times com perfis diferentes. Obviamente, a parte técnica é muito importante dentro do contexto, mas ela pode ser treinada e exercitada até conquistar a maturidade. Entretanto, para um time ser verdadeiramente ágil, é preciso ter colaboradores com competências emocionais e sociais amadurecidas. Uma equipe multifuncional ajuda a fomentar pontos de vistas e expertises diferentes, que se complementam e têm como objetivo a melhor entrega.

O senso de equipe, resiliência, colaboração e o quão adaptável o profissional consegue ser em diferentes situações são atributos que, somados às qualidades técnicas, trazem performance e aperfeiçoam o mindset ágil das equipes, preparando-as para reagir ao mercado e se adaptar aos mais variados cenários.

 

Relacionamento com os clientes e Lives ME

Estamos distantes de nosso escritório, mas continuamos próximos de nossos clientes e parceiros com o auxílio da internet e da tecnologia.

Com a ajuda da digitalização, as reuniões promovidas por todas as equipes, sejam com os times internos ou com os clientes, estão mais produtivas, o que é fundamental para os negócios do Mercado Eletrônico continuarem performando bem.

Uma das iniciativas de aproximação com os clientes e o mercado B2B foi a criação de lives. Nosso vice-presidente, Luiz Gastão Bolonhez, conduz, toda semana, um bate-papo com profissionais e especialistas da área de compras sobre os desafios de gerenciar a cadeia de suprimentos em tempos de crise.

Até agora, AtvosJBS e Saint-Gobain já participaram das transmissões ao vivo e ajudaram milhares de profissionais a entenderem o melhor caminho para superar o momento difícil do Brasil e do mundo.

Confira o calendário de próximas lives:

  • A importância da gestão de contratos em tempos de instabilidade (27/04, às 14h)
  • Como estruturar a cadeia de suprimentos em meio ao Covid-19? (29/04, às 17h)
  • Gestão de Risco: como se preparar para o mundo pós-COVID-19 (06/05, às 14h)
  • Por que empresas digitalizadas têm vantagens competitivas em tempos de crise? (08/05, às 14h)

Anote as datas na agenda para não perder nenhum detalhe. Acompanhe também a comunicação nas nossas redes sociais para não perder as inscrições.

 

Prêmio Top ME

Para não perder o costume de reconhecer os destaques do trimestre, o evento terminou com o TOP ME.

Confira os nomes dos premiados:

Felipe Amaral Comercial Farmer
Gabriela Barrinha Comercial Hunter
Emanuela dos Santos Cotação
Fagner Gonçalves Customer Success
Renaildo Santana Desenvolvimento
Luiz Araujo Felipe DevOps
Danilo Baggio Infraestrutura
Mariana Colombino Marketing
Nelson Simão P&D
Renato Souza Produtos
Vitor Nascimento QA TI
Camilla Takizava SMB Negócios
Eric Santiago Soluções
Carolina Nascimento Soluções
Sara Rafaella STC
Mirela Beserra STF

 

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Até a próxima!