Future-proof: Saiba o que é e como aplicá-lo.
Future-proof: Saiba o que é e como aplicá-lo.

Estamos vivendo a era da transformação digital na sociedade e nas empresas brasileiras. Como já falamos anteriormente, as companhias que tiverem maturidade para lidar com as tecnologias e novas tendências tendem a estar um passo à frente da concorrência.

Junto com estas mudanças, novos conceitos estão surgindo. Um deles é o Future-proof, já ouviu falar? Não? Então, fique tranquilo. Nesta postagem iremos apresentá-lo para você!

 

Future-proof: O que é?

O Future-proof é um planejamento digital. Trata-se da avaliação dos processos atuais repensados com a aplicação de novas tecnologias, levando em conta o entendimento e o nível de interação dos colaboradores para utilizá-las.

O Future-proof deve fazer parte do core de qualquer empresa que esteja vivenciando a transformação digital, pois ele possibilita que as companhias se preparem para o futuro.

É uma maneira de se precaver para o que está por vir. Não tem como prever quais tecnologias ou ferramentas inovadoras estão para surgir e impactar o nosso trabalho, entretanto, saber como lidar quando elas aparecerem fará todo o diferencial.

Pensar a longo prazo é importante para preparar o terreno e saber aproveitar o melhor que as novas tecnologias têm a oferecer.

 

Como aplicá-lo?

Criar uma cultura de inovação é uma ótima alternativa para estimular o planejamento e moldar o olhar dos colaboradores para o futuro. Explorar e validar novas tecnologias, produtos, mercados e modelos de negócios ajuda a atingir a missão que a empresa tem a longo prazo.

A ideia é que estas iniciativas aconteçam de forma integrada, pois a inovação não é algo direcionado apenas aos líderes ou a algum departamento específico. Ela precisa ser vivenciada por toda a companhia.

 

Principais características de um future-proof

Para que este conceito seja feito de forma coerente é preciso ter profissionais visionários, capazes de estabelecer as condições necessárias para cultivar a cultura da experimentação e promover o pensamento futurista.

Ter foco na exploração dos mercados e estudar extensões de negócio pode ser um diferencial sobre a concorrência. Contudo, para que isso aconteça da melhor forma, é necessário criar times multidisciplinares. Criar diferentes perfis dentro dos times pode ajudar com ideias variadas e maior performance para a tomada de decisão.

Investir de maneira gradativa pode assegurar o negócio. À medida que as ideias forem dando certo, os valores podem aumentar. Saber identificar e deixar de lado ideias que não estão trazendo o retorno esperado também é muito importante. Os dados podem trazer parâmetros interessantes para situar o potencial de cada iniciativa.

 

E ai, você acha que o future-proof é importante para a transformação e planejamento digital a longo prazo?

Conte para a gente nos comentários!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado ?