Esta sexta-feira (24/04) foi reservada para a primeira Reunião Trimestral 100% online da história do Mercado Eletrônico. Foi um grande desafio, é verdade, mas, com certeza, foi um marco na trajetória do ME.
O evento acontece desde 2000 e tem como objetivo apresentar os resultados do trimestre a todos os colaboradores. Excepcionalmente desta vez, por conta da pandemia de covid-19 e a necessidade do trabalho remoto, a reunião aconteceu por um aplicativo online. Os mais de 200 colaboradores da empresa puderam acompanhar os resultados e conferir o que temos planejado para o próximo período. Durante a reunião, tivemos vários momentos de interação e deu até para matar um pouco as saudades.
Eduardo Nader, CEO do Mercado Eletrônico, abriu o evento falando sobre a importância de todos continuarem se cuidando em meio à pandemia, ressaltando o nosso maior valor: “Pessoas em primeiro lugar”.
A reunião durou o dia todo e você pode conferir agora um resumo dos principais momentos.
93% dos colaboradores estão satisfeitos em trabalhar no ME
A diretora de RH, Adriana Oliveira, apresentou a tradicional pesquisa de clima realizada com os colaboradores do ME. Os resultados trouxeram índices de satisfação bastante positivos para a empresa.
Com a junção das três perguntas mais importantes da pesquisa: (1) Você está satisfeito? (2) Você indicaria a empresa para amigos e familiares? e (3) Você tem orgulho de trabalhar no ME? foi possível atingir um índice de 93% de satisfação.
Um número bem elevado, ainda mais em tempos onde todos estão trabalhando remotamente e distantes fisicamente de suas lideranças.
A importância dos OKRs para direcionar os colaboradores no trabalho remoto
Adriana aproveitou a reunião para falar sobre a importância dos OKRs (objectives and key results).
A metodologia, aplicada pelo Mercado Eletrônico há mais de 5 anos, tem como finalidade definir os principais objetivos da empresa e de cada um de seus colaboradores ao longo do trimestre. A ideia é desdobrar a estratégia da empresa e dar voz às pessoas.
Metodologias ágeis no mindset das equipes
Alexandre Ferraz, coach de metodologias ágeis do Mercado Eletrônico, falou um pouco sobre a importância de implementar o mindset ágil dentro das equipes.
Para este tipo de mentalidade funcionar é necessário formar times com perfis diferentes. Obviamente, a parte técnica é muito importante dentro do contexto, mas ela pode ser treinada e exercitada até conquistar a maturidade. Entretanto, para um time ser verdadeiramente ágil, é preciso ter colaboradores com competências emocionais e sociais amadurecidas. Uma equipe multifuncional ajuda a fomentar pontos de vistas e expertises diferentes, que se complementam e têm como objetivo a melhor entrega.
O senso de equipe, resiliência, colaboração e o quão adaptável o profissional consegue ser em diferentes situações são atributos que, somados às qualidades técnicas, trazem performance e aperfeiçoam o mindset ágil das equipes, preparando-as para reagir ao mercado e se adaptar aos mais variados cenários.
Relacionamento com os clientes e Lives ME
Estamos distantes de nosso escritório, mas continuamos próximos de nossos clientes e parceiros com o auxílio da internet e da tecnologia.
Com a ajuda da digitalização, as reuniões promovidas por todas as equipes, sejam com os times internos ou com os clientes, estão mais produtivas, o que é fundamental para os negócios do Mercado Eletrônico continuarem performando bem.
Uma das iniciativas de aproximação com os clientes e o mercado B2B foi a criação de lives. Nosso vice-presidente, Luiz Gastão Bolonhez, conduz, toda semana, um bate-papo com profissionais e especialistas da área de compras sobre os desafios de gerenciar a cadeia de suprimentos em tempos de crise.
Até agora, Atvos, JBS e Saint-Gobain já participaram das transmissões ao vivo e ajudaram milhares de profissionais a entenderem o melhor caminho para superar o momento difícil do Brasil e do mundo.
Confira o calendário de próximas lives:
- A importância da gestão de contratos em tempos de instabilidade (27/04, às 14h)
- Como estruturar a cadeia de suprimentos em meio ao Covid-19? (29/04, às 17h)
- Gestão de Risco: como se preparar para o mundo pós-COVID-19 (06/05, às 14h)
- Por que empresas digitalizadas têm vantagens competitivas em tempos de crise? (08/05, às 14h)
Anote as datas na agenda para não perder nenhum detalhe. Acompanhe também a comunicação nas nossas redes sociais para não perder as inscrições.
Prêmio Top ME
Para não perder o costume de reconhecer os destaques do trimestre, o evento terminou com o TOP ME.
Confira os nomes dos premiados:
Felipe Amaral | Comercial Farmer |
Gabriela Barrinha | Comercial Hunter |
Emanuela dos Santos | Cotação |
Fagner Gonçalves | Customer Success |
Renaildo Santana | Desenvolvimento |
Luiz Araujo Felipe | DevOps |
Danilo Baggio | Infraestrutura |
Mariana Colombino | Marketing |
Nelson Simão | P&D |
Renato Souza | Produtos |
Vitor Nascimento | QA TI |
Camilla Takizava | SMB Negócios |
Eric Santiago | Soluções |
Carolina Nascimento | Soluções |
Sara Rafaella | STC |
Mirela Beserra | STF |
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Até a próxima!