No atual cenário de pandemia e isolamento social, a melhor coisa a se fazer é aproveitar o tempo livre para estudar e aprimorar os conhecimentos.
O Mercado Eletrônico, sendo uma referência em comércio eletrônico B2B, percebeu a necessidade de manter todos os profissionais atualizados e criou um calendário de lives com professores, executivos e líderes de compras de grandes empresas para fomentar os assuntos mais importantes do mercado neste momento.
As lives acontecem toda quinta-feira e, nesta postagem, você poderá conferir os principais insights dos bate-papos do mês de maio.
Principais momentos das lives de maio do Mercado Eletrônico
Gestão de Risco: como se preparar para o mundo pós-COVID-19
Esta foi a primeira live do mês de maio e os convidados para falarem sobre o assunto foram a coordenadora do FGV CELog – FGV-EAESP, Priscila Miguel, que também foi palestrante no ME B2B Summit 2019, e Marcelo Pereira, especialista em Gestão de Fornecedores no Mercado Eletrônico.
A conversa trouxe uma grande reflexão sobre o momento atual do Brasil e do mundo: toda vez que uma crise se instaura, a primeira reação das empresas é cortar custos para tentar sobreviver aos tempos difíceis. Entretanto, você já parou para pensar que, talvez, esta não seja a melhor opção?
É fato que a demanda das empresas caiu consideravelmente e fez com que muitas organizações reduzissem, e até cancelassem, seus pedidos em distribuidores e na indústria. Porém, o resultado dessas ações causa um efeito dominó no cenário, que acaba impactando todos os elos da cadeia de fornecimento.
A consequência é clara: empresas mais vulneráveis sofrerão os maiores impactos. A curto prazo, essa ação pode não impactar sua cadeia de suprimentos e dar uma falsa impressão de ter sido a melhor medida a ser tomada. Porém, a longo prazo, quando toda a situação de pandemia passar e o mercado for aquecido novamente, com a quebra e o fechamento das portas de alguns fornecedores, as empresas poderão enfrentar grandes rupturas e dificuldades de fornecimento.
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Por que empresas digitalizadas têm vantagens competitivas em tempos de crise?
A segunda live do mês de maio falou sobre a vantagem competitiva que as empresas digitalizadas têm em tempos de crise. O convidado para ajudar a conduzir o assunto foi o diretor educacional da Live University – Inbrasc, Alex Leite.
Alex Leite separou o tema em três pontos.
- Digitalização
- Melhoria de processos via digitalização
- Transformação digital
Com o decreto da quarentena no Brasil, muitas empresas perceberam a importância da digitalização para dar continuidade aos processos e relacionamentos, independentemente da localização de seus times e clientes. Graças à internet e tecnologia, muitos negócios puderam continuar funcionando e equipes de trabalho, no mundo todo, mantiveram suas operações sem sofrer grandes impactos.
E esses são apenas alguns dos motivos que provam que as empresas digitalizadas estão em vantagem competitiva durante a crise, mas existem muitos outros, principalmente voltados para as áreas de compras e vendas B2B.
Alex reforçou que a transformação digital não passa apenas pela empresa, mas também pelos profissionais. Esta é uma mudança de mindset que todos devem aceitar para usufruir os benefícios da tecnologia da melhor maneira possível.
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Compliance em Compras: um assunto estratégico para as organizações
Luciana Betiol, coordenadora do FGVethics e pesquisadora do FGV CELog, foi a convidada desta live, que bateu recorde de perguntas ao vivo.
Compliance é um tema muito discutido pelos profissionais de compras. A grande maioria está familiarizada, mas poucos gostam das burocracias que envolvem o assunto. Afinal, muitas vezes, ele é visto como um obstáculo, algo relacionado a obedecer, se conformar e se colocar dentro de um formato já estabelecido.
Além disso, os profissionais acabam precisando mudar a maneira de realizar processos, se adequando às novas regras estabelecidas e definindo um modo diferente de caminhar.
Luciana acredita que o compliance pode ser um grande aliado estratégico para as organizações que conseguirem enxergá-lo com outros olhos, já que ele é um fator indispensável para fomentar relações mais éticas e transparentes no mercado B2B, tantos nos períodos de prosperidade quanto nos de crise.
O compliance é um facilitador, que veio para ajudar no cumprimento de diversas regras que não foram criadas pela empresa, com o objetivo de aprimorar as práticas e processos das áreas.
Para a professora, um ponto que pode ajudar as empresas no processo de compliance é a utilização da tecnologia. Dentre os benefícios que a transformação digital oferece está a rastreabilidade. Com ela, os gestores conseguem analisar cada passo para entender se a ética estabelecida foi respeitada pelo profissional ou não, além de trazer fluidez e performance.
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Como o cenário atual vai mudar o futuro do Supply Chain?
Como o cenário atual vai mudar o futuro do supply chain?
Esta é a pergunta que muitos profissionais estão fazendo durante a pandemia e para ajudar a respondê-la convidamos três executivos de compras da Nestlé Brasil: Marcelo Nascimento (VP de supply chain), Marcelo Santos (gerente de compras) e Leandro Chirinea (head de compras).
É verdade que o cenário de imprevisibilidade atual revelou diversas fragilidades no supply chain mundo afora. Dentre elas, podemos citar a falta de redundância, onde muitas empresas dependiam apenas de um fornecedor, de apenas uma fábrica ou tinham apenas uma rota de transporte. Entretanto, o principal ponto de fragilidade que ficou evidente foi a falta de conhecimento e visibilidade da cadeia de fornecimento.
Isso acabou evidenciando a necessidade de mudança de mindset dos profissionais e de projetar cadeias de suprimentos mais inteligentes, fortes e diversificadas. Ou seja, prontas para sofrer impactos e, mesmo assim, continuar operando sem grandes rupturas.
A partir da crise, as empresas vão começar a valorizar os fornecedores locais e parar de dar preferência às importações, além de trabalhar com uma variedade maior de parceiros.
A situação atual também mostrou, claro, a importância da digitalização para ter controle da cadeia de suprimentos, pois, no atual momento, as fábricas não param, mas muitos profissionais estão fazendo o gerenciamento à distância, o que só é possível por meio de uma plataforma digital.
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Este foi um breve resumo de tudo o que aconteceu nas lives de maio, aqui no ME.
Em junho, nós teremos muito mais conteúdo para compartilhar com vocês. Clique aqui e veja o calendário para se inscrever nos próximos bate-papos ao vivo.
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Até a próxima!