Diariamente, a JBS, maior empresa de proteína animal do mundo, realiza negociações com milhares de fornecedores terceirizados – seguindo todos os parâmetros legais e processuais.
Desde 2007, a área de compras da companhia utiliza a solução de e-commerce B2B do Mercado Eletrônico e, já no primeiro ano, obteve ganhos em agilidade e desempenho, tornando as negociações ainda mais estratégicas e assertivas.
Neste case de sucesso, após 13 anos de parceria, vamos mostrar alguns insights de como 95% de todas as compras da JBS realizadas no Brasil trafegam pelo ME.
Confiança e governança nas transações da JBS
As soluções de e-commerce B2B do Mercado Eletrônico têm ajudado a área de compras das empresas há 25 anos. Hoje são mais 1 milhão de fornecedores na plataforma. Líder na América Latina, o ME está em processo de expansão internacional e já possui escritórios nos Estados Unidos, Portugal e México.
Denis Peres, gestor de administração e controle de compras da JBS Brasil, explica que, no início, a ferramenta do Mercado Eletrônico tinha como objetivo a realização de cotações automáticas com total controle do ciclo e rastreabilidade das informações. “Esse é um dos principais pontos da interação: a confiança e governança de todo o fluxo transacionado entre JBS e fornecedores”, destaca.
Solução mais utilizada pela JBS é o e-Procurement do Mercado Eletrônico
A solução do ME mais utilizada pela JBS é o e-Procurement, que permite mais desempenho, governança, agilidade e economia, pois centraliza todas as requisições para acompanhar o ciclo completo de compras. A ferramenta oferece visão gerencial dos pedidos, automatiza a entrada de notas fiscais de materiais e serviços, entre várias outras facilidades.
Luiz Gastão Bolonhez, vice-presidente do Mercado Eletrônico, explica que atender a JBS foi um dos maiores incentivos para a expansão da empresa para outros países. “A JBS foi o nosso primeiro cliente em vários quesitos. Foram os primeiros a aderir o Plano Empresa, impulsionaram a abertura no nosso escritório no México e nos desafiam diariamente com o grande volume de transações. Nossa parceria tem incentivado a melhoria contínua dos serviços que prestamos aos nossos clientes”, completa.
Coronavírus: plataforma ajudou a dar continuidade às operações da empresa
Para dar continuidade a sua produção mesmo em meio à pandemia, a JBS também adaptou algumas das negociações com seus fornecedores. “Com as pessoas fazendo suas refeições dentro de casa, serviços de alimentação, como restaurantes e lanchonetes, reduziram suas atividades, enquanto o varejo aumentou a demanda. A JBS teve muita agilidade para movimentar seus produtos, que antes seriam direcionados aos restaurantes, para os supermercados” comenta Vicente Zuffo, CPO Global da JBS.
“A digitalização que a plataforma do ME oferece facilitou esse processo porque, imediatamente, os fornecedores perceberam que a empresa alterou o tipo de embalagem e a prioridade de fabricação. Outro ponto importante da digitalização foi a agilidade que os compradores internos têm para analisar o cenário, prever novas necessidades e realinhar as demandas com os fornecedores.” (Vicente Zuffo, CPO Global da JBS)
O ME também apoiou a JBS na busca de fornecedores de itens como máscaras, toucas, álcool em gel, produtos de limpeza, face shields, entre outros materiais de proteção individual e que tiveram demanda acelerada neste momento para garantir a segurança dos colaboradores da Companhia em todas as suas unidades.
Plano Empresa do Mercado Eletrônico promove melhoria contínua para compradores e fornecedores
Jerson Nascimento Jr., CPO da JBS na América do Sul, considera o Mercado Eletrônico um grande parceiro de negócio. “Com o Plano Empresa, por exemplo, alcançamos resultados que são benéficos para ambos os lados. A plataforma é sucesso absoluto, porque permite gerar receita e melhorias contínuas em nossos processos e na própria parceria”, explica.
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