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Foto: Reuters

Diariamente, a JBS, a maior empresa de proteína animal do mundo, realiza negociações com milhares de fornecedores terceirizados – seguindo todos os parâmetros legais e processuais.

Desde 2007, a área de compras da empresa utiliza a solução de e-commerce B2B do Mercado Eletrônico e, logo no primeiro ano, obteve ganhos em agilidade e desempenho, tornando as negociações ainda mais estratégicas e assertivas.

Neste caso de sucesso, após 13 anos de parceria, vamos mostrar alguns insights de como o tráfego de 95% de todas as compras da JBS realizadas no Brasil passam pelo ME.

 

Confiança e governança nas transações da JBS

As soluções de e-commerce B2B do Mercado Eletrônico têm ajudado a área de compras das empresas há 25 anos. Hoje são mais 1 milhão de fornecedores na plataforma. Líder na América Latina, o ME está em processo de expansão internacional e já possui escritórios nos Estados Unidos, Portugal e México.

Denis Peres, gestor de administração e controlo de compras da JBS Brasil, explica que, no início, a ferramenta do Mercado Eletrônico tinha como objetivo a realização de cotações automáticas com total controlo do ciclo e rastreabilidade das informações. “Esse é um dos principais pontos da interação: a confiança e governança de todo o fluxo transacionado entre JBS e fornecedores”, destaca.

 

Solução mais utilizada pela JBS é o e-Procurement do Mercado Eletrônico

A solução do ME mais utilizada pela JBS é o e-Procurement, que permite mais desempenho, governança, agilidade e economia, pois centraliza todas as requisições para acompanhar o ciclo completo de compras. A ferramenta oferece visão gerencial dos pedidos, automatiza a entrada de notas fiscais de materiais e serviços, entre várias outras facilidades.

Luiz Gastão Bolonhez, vice-presidente do Mercado Eletrônico, explica que atender a JBS foi um dos maiores incentivos para a expansão da empresa para outros países. “A JBS foi o nosso primeiro cliente em vários quesitos. Foram os primeiros a aderir ao Plano Empresa, impulsionaram a abertura do nosso escritório no México e desafiam-nos diariamente com o grande volume de transações. A nossa parceria tem incentivado a melhoria contínua dos serviços que prestamos aos nossos clientes”, completa.

 

Coronavírus: plataforma ajudou a dar continuidade às operações da empresa

Para dar continuidade à sua produção, mesmo durante a pandemia, a JBS também adaptou algumas das negociações com os seus fornecedores. “Com as pessoas a fazer as suas refeições dentro de casa, serviços de alimentação, como restaurantes e lanchonetes, reduziram as suas atividades, enquanto o retalho aumentou a procura. A JBS teve muita agilidade para movimentar os seus produtos, que antes seriam direcionados para os restaurantes, para os supermercados” comenta Vicente Zuffo, CPO Global da JBS.

“A digitalização que a plataforma do ME oferece facilitou esse processo porque, imediatamente, os fornecedores perceberam que a empresa alterou o tipo de embalagem e a prioridade de fabricação. Outro ponto importante da digitalização foi a agilidade que os compradores internos têm para analisar o cenário, prever novas necessidades e realinhar as demandas com os fornecedores.” (Vicente Zuffo, CPO Global da JBS)

O ME também apoiou a JBS na busca de fornecedores de itens como máscaras, toucas, álcool-gel, produtos de limpeza, viseiras, entre outros materiais de proteção individual e que tiveram uma procura acelerada neste momento para garantir a segurança dos colaboradores da empresa em todas as suas unidades.

 

Plano Empresa do Mercado Eletrônico promove melhoria contínua para compradores e fornecedores

Jerson Nascimento Jr., CPO da JBS na América do Sul, considera o Mercado Eletrônico um grande parceiro de negócio. “Com o Plano Empresa, por exemplo, alcançámos resultados que são benéficos para ambos os lados. A plataforma é sucesso absoluto, porque permite gerar receita e melhorias contínuas nos nossos processos e na própria parceria”, explica.

 

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