os 5 textos mais lidos em 2021

A virada do ano se aproxima e é hora de fazer o nosso tradicional post com os 5 textos mais lidos do Blog ME.

O que será que os profissionais do B2B optaram por ler em 2021?

Será que as leituras preferidas foram sobre tecnologia e futurismo, ou liderança, capacitação e comportamento?

Continue a leitura e descubra agora!

 

Um reflexo do cenário atual

Como de praxe, as leituras mais acessadas do blog refletem o cenário do Brasil e do mundo, e em 2021 isso não foi diferente. Neste ano, nossos leitores ainda sentiam os efeitos de trabalhar e negociar à distância e, por isso, automatização de processos foi um dos temas mais relevantes.

Combinado à automatização, os profissionais também leram sobre questões práticas do dia a dia de compras, como descobrir maneiras de ser mais estratégico e de selecionar os melhores fornecedores para fechar negócios.

Mas se tem um assunto que nunca sai de moda, este é o que diz respeito à capacitação. Entra ano e sai ano, e os profissionais sempre procuram por hacks e competências para transformá-los em profissionais cada vez mais aptos para os desafios do futuro.

Veja a seguir um resumo dos 5 textos mais lidos do Blog ME em 2021.

 

1. Automatização de processos: o que é e quais seus benefícios?

Este post didático foi o que mais fez sucesso em 2021. Nele, os leitores descobrem o que é a digitalização em compras, quais os benefícios de sua implementação, além de um breve passo a passo para entender a melhor forma de transformá-la em realidade.

Aqui, também contamos que a digitalização da área de compras não é inimiga, mas uma ferramenta poderosa para o setor ganhar mais performance e conquistar cada vez mais estratégia e relevância dentro das empresas.

 

2. Profissional de compras: uma carreira para o futuro

Em 2021, a profissão de comprador entrou no guia da revista VOCÊ S/A como uma das 30 profissões em alta. O movimento de valorização já era realidade há um tempo, mas foi a pandemia que revelou a verdadeira importância do profissional de compras.

As barreiras fechadas, escassez de matéria-prima e dólar em alta foram apenas alguns fatores que mostraram o potencial criativo, estratégico e resiliente dos compradores, que trabalharam pesado para não permitir uma disrupção ainda maior na cadeia de suprimentos.

Portanto, se você procura por uma profissão do futuro, a área de compras deve entrar na sua lista.

 

3. 5 competências que todo comprador deve ter em 2021

Este texto foi leitura obrigatória no começo do ano, tanto que tem mais de 25 mil visualizações. No artigo, definimos 5 competências que acreditávamos ser indispensáveis para os compradores serem bem-sucedidos.

E embora o conteúdo tenha sido postado há 11 meses, ele continua atual e com dicas valiosas para se destacar no mercado. Ter conhecimento em “strategic sourcing” e “fazer gestão de riscos na cadeia de suprimentos” são apenas alguns exemplos de práticas que você deve levar em consideração no próximo ano também.

 

4. Seleção de fornecedores: saiba como contratar os melhores

Outro assunto que nunca sai de moda é a preocupação com a seleção de fornecedores. Hoje em dia, mais do que se atentar aos fatores de prazo, preço e qualidade, os compradores precisam se preocupar se as parcerias de negócios estão em conformidade com questões sociais, ambientais e de governança, o famoso ESG que tanto ouvimos falar em 2021.

Mas como selecionar fornecedores que atendam a tantos critérios diferentes? Este texto, com certeza, funcionou como um guia para muitos profissionais que estavam preocupados em criar boas – e sustentáveis – parcerias de negócios.

 

5. Departamento de compras: como ser mais estratégico

No passado, a área de compras era vista como um setor que apagava incêndios e gerava custos às empresas. Hoje, o jogo virou e se existe um departamento importante para toda a companhia, este é o departamento de compras.

Afinal, um real economizado no setor é 1 real de lucro para a organização. Por isso, a tecnologia ganhou importância, pois apenas o uso de digitalização é capaz de gerar dados para acelerar tomadas de decisão e promover mais inteligência.

Se você quer ser mais estratégico em 2022, pode incluir este texto na sua lista de leitura também. 😉

 

Esses foram os 5 textos mais lidos do Blog ME em 2021.

E aí, você leu algum deles?

Aproveite e comente quais temas você gostaria de ler no próximo ano.

Você também pode assinar a nossa newsletter e não perder nenhum atualização do nosso blog.

Até a próxima! 😊