A liderança é um dos principais fatores que influenciam o sucesso ou fracasso de uma equipe de compras.  

Ao longo dos anos, as crescentes necessidades de ambientes de trabalho cada vez mais eficientes fizeram com que novos estilos de liderança surgissem, desde uma liderança mais tradicional, centralizada na imagem de um “chefe” que toma todas as decisões, até modelos mais horizontais e colaborativos, que prezam pela liberdade e autonomia dos seus integrantes.   

Atualmente, as grandes mudanças no mercado de trabalho, como a adoção de modelos híbrido e de home office, estão ditando a forma como as lideranças atuais atraem, desenvolvem e retém talentos para os times de compras. 

Além disso, fatores como a crescente necessidade de inovação e criatividade nas empresas, a busca por um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado, e a evolução da tecnologia e das comunicações, vem alterando o perfil ideal da liderança e das suas equipes.  

Neste post, vamos explorar as diferenças entre a liderança tradicional e a liderança colaborativa, e mostrar como a colaboração pode ser a chave para o sucesso do seu time. 

Liderança tradicional x liderança colaborativa

Para ter uma equipe de alto desempenho  nos dias atuais, uma liderança de compras precisa ir além de habilidades tradicionais de gestão, e estar preparada para uma nova fase do mercado: a era da colaboração.  

A liderança tradicional é baseada em um modelo hierárquico, em que o líder toma todas as decisões e é responsável por orientar e motivar os membros da equipe. Esse modelo pode funcionar em algumas situações, mas muitas vezes resulta em uma equipe desmotivada e com pouca criatividade.  

Por outro lado, a liderança colaborativa valoriza a participação de todos os membros da equipe, encorajando a troca de ideias e a cooperação entre os colaboradores. Essa abordagem pode levar a soluções mais criativas e eficientes, além de criar um ambiente de trabalho mais agradável e colaborativo. 

A seguir, conheça as principais diferenças entre liderança tradicional e liderança colaborativa:

 

Um estudo entitulado “The New Science of Building Great Teams”, realizado pela Harvard Business Review, por exemplo, mostrou que empresas que adotam a liderança colaborativa têm uma taxa de inovação duas vezes maior do que empresas com liderança tradicional, e apresentam um desempenho financeiro até cinco vezes melhor. Além disso, a liderança colaborativa também está relacionada a um ambiente de trabalho mais saudável, com maior engajamento e motivação dos colaboradores. 

Além disso, outro estudo realizado pela consultoria Deloitte, mostrou que empresas com liderança colaborativa apresentam uma taxa de retenção de talentos 31% maior do que empresas com liderança autoritária. Isso se deve, em parte, à valorização do trabalho em equipe e à promoção de um ambiente colaborativo, que incentiva o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores. 

Como ser um líder colaborativo em compras

Apesar de todos estes benefícios, a liderança colaborativa é uma abordagem que requer compromisso e planejamento para ser implementada.  É necessário um compromisso constante com a comunicação clara, o respeito mútuo e a participação ativa de todos os membros da equipe. Também requer uma liderança forte, que seja capaz de promover e incentivar a colaboração e a troca de ideias. 

Confira algumas dicas que separamos para ajudar você a exercer a liderança colaborativa na sua equipe de compras:  

1. Procure montar um time diverso

A área de compras é muito dinâmica e requer pessoas diversas com perfis diferentes trabalhando juntas. Assim, com habilidades distintas, todas podem contribuir para o alcance de resultados.

2. Conheça bem as pessoas do time

O líder de compras precisa buscar conhecer cada membro de sua equipe, para entender como cada um pode contribuir para o crescimento do negócio.

3. Esteja aberto a aprender constantemente

Não hesite em perguntar o que não sabe para o seu time. Além disso, entenda que riscos sempre existirão e que não existe respostas exatas para todas as perguntas.

4. Compartilhe suas experiências

Sempre que possível, compartilhe suas experiências com a equipe, sua trajetória na área, sua história com a profissão. É uma forma de inspirar o seu time.

5. Desenvolva suas habilidades comportamentais

As habilidades comportamentais tornam um líder de compras mais preparado para o perfil da área. Afinal, já foi o tempo em que as habilidades técnicas dominavam o setor.

6. Escute o que as pessoas têm a dizer

Ter uma escuta ativa é fundamental para exercer uma liderança colaborativa. É uma forma de demonstrar interesse e de desenvolver a empatia.

7. Dê autonomia às pessoas

Por fim, um bom líder sabe delegar tarefas e dividir responsabilidades. A confiança na sua equipe aumenta a produtividade e, consequentemente, os resultados.

Neste artigo, exploramos uma das temáticas mais importantes para quem atua com liderança em compras ou pretende se tornar um líder. Compartilhe sua opinião e experiências nos comentários.

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Até a próxima! 😉