As soluções digitais de e-procurement no segmento de compras B2B ajudam as empresas a obter resultados mais consistentes, agilizando operações e reduzindo custos, sendo a solução digital mais adotada no ramo. Mas será que conhece todas as melhorias que esta solução pode oferecer às empresas?

A pensar nisso, elaborámos uma lista de 7 benefícios de que as empresas podem usufruir ao adotar uma solução de e-procurement na gestão. Conheça-os!

 

Redução dos custos

Uma das melhores formas de otimizar a gestão de sua empresa é reduzir custos. Com a adoção da solução de e-procurement, é possível gerir os gastos e ainda poupar tempo nas operações de aquisição, em comparação com os métodos tradicionais de cotação.

Otimização de processos

Outro benefício deste tipo de solução é a agilidade de todos os processos internos e externos relacionados com as compras, pois tudo passa a ser automatizado. A ferramenta encarrega-se de enviar as requisições, cotações, pedidos de compras, entre outras funcionalidades.

Todas estas funções são acompanhadas pelo tracking de transações, possibilitando ao gestor monitorizar todas as atividades dos compradores e fornecedores.

Comunicação mais segura

As soluções de e-procurement também podem ser utilizadas para a troca de informações de compras entre fornecedores e compradores. Usar este tipo de tecnologia facilita a comunicação e torna a negociação muito mais segura, já que o registo das mensagens trocadas fica guardado, facilitando uma possível auditoria.

O fluxo de informações bem controlado e com conteúdo substancial permite recolher dados precisos para avaliar a situação fiscal da empresa.

Maior eficiência

Cotações enviadas através de meios tradicionais costumam ser muito menos eficientes. Já a cotação eletrónica evita gastos desnecessários de tempo no processo de compras. Há ainda situações em que as ordens de compras não são efetuadas dentro do prazo e as datas de envio e de entrega atrasam, afetando a aquisição de produtos e serviços.

Neste caso, a solução de e-procurement pode ser essencial para garantir o desenvolvimento satisfatório dos processos logísticos da empresa.

Melhores preços

Com a adoção desta tecnologia, as empresas fornecedoras serão obrigadas a trabalhar com preços mais competitivos. As ofertas deverão vir acompanhadas de detalhes sobre proposta, qualidade e entrega do produto ou serviço desejado pela empresa compradora. Por sua vez, os profissionais de compras terão propostas mais concretas de fornecimento e, na hora de optar pelos melhores fornecedores, terão em mãos informações mais confiáveis para fazer a escolha.

Segurança

Outro benefício que o e-procurement oferece é a segurança nas operações de compra. O sistema automatizado e mais seguro do e-procurement ajuda a impedir atos indevidos durante o processo de compras corporativas.

Decisões estratégicas

Usando este tipo de solução, os gestores da área de compras têm acesso a dados fornecidos por relatório de BI. As métricas retiradas do e-procurement, por exemplo, ajudam a avaliar o desempenho dos fornecedores e dos próprios compradores, a analisar o saving obtido (valor necessário para reduzir custos de forma efetiva), a aperfeiçoar a logística do produto adquirido e ainda a melhorar o planeamento estratégico.

Ou seja, as soluções de e-procurement ajudam não só na otimização do processo de compras em si, mas também na tomada de decisões para o seu negócio.

Acha que o e-procurement pode facilitar o dia a dia da sua empresa? Então, entre em contacto com o Mercado Eletrônico. Somos líderes em soluções tecnológicas e serviços para o B2B e já descomplicámos as áreas de compras de grandes empresas.

Clique aqui e peça uma demonstração ou fale com um dos nossos especialistas!