O principal objetivo da solução de e-Procurement é facilitar a rotina dos compradores e promover uma gestão de compras mais inteligente e eficiente.

A ferramenta digital automatiza o processo de compras B2B, da requisição ao pagamento e, por isso, também é conhecida como solução “Procure-to-Pay”.

Ao automatizar os processos operacionais de compras, a solução de e-Procurement libera os compradores para atuar com foco no que é estratégico.

Assim, os profissionais direcionam mais tempo para temáticas relevantes, como, negociações, desenvolver novas parcerias, inovação, sustentabilidade, entre outras.

Com o avanço da tecnologia ao longo dos anos, as soluções de e-Procurement controlam todo o ciclo de compras, ajudam nas negociações e permitem o acesso a dados em tempo real para melhores decisões e transparência nas transações.

A seguir, confira como o e-Procurement pode impactar o setor de compras e quais são os principais benefícios do uso dessa ferramenta.

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Como o e-Procurement impacta o setor de compras?

Durante muito tempo, as compras B2B eram realizadas de forma manual, com uso de muitas planilhas, materiais impressos, pouca transparência e baixo nível de controle

Em um passado não tão distante, a função principal da área de compras era dar suporte a outros departamentos. E o comprador tinha que atender aos pedidos, mesmo com custos altos.

Mas para acompanhar as evoluções do mercado e conquistar mais competitividade, o departamento foi ganhando protagonismo e tornou-se um dos setores mais relevantes para os resultados das organizações.

Esse aumento da importância da área resultou na necessidade das empresas buscarem tecnologias que promovessem automação de atividades operacionais, controle e gestão em um único ambiente.

Cada vez mais as empresas se apoiam à digitalização para conquistar economia, agilidade, colaboração e compliance.

7 benefícios do e-Procurement para a área de compras

1. Economia

Com o e-Procurement, é possível ter melhor visibilidade e controle dos gastos da área de compras, além de ter acesso a dados e insights que contribuem para o planejamento financeiro.

O aumento na produtividade dos compradores, que se dedicam mais às estratégias do setor, também pode ser considerado fator importante para gerar mais lucros aos negócios.

Outro benefício em relação à economia é a possibilidade de negociar com mais inteligência e conquistar mais savings, com comparação automatizada das propostas dos seus fornecedores, análise de histórico de compras, fechamento de novos contratos, contações com novas fontes de fornecimento, entre outros.

2. Otimização dos processos

A solução de e-Procurement permite agilizar todos os processos internos e externos relacionados às compras, de forma eficiente e segura.

Por meio da digitalização, o ciclo de aquisições é automatizado, o que reduz o lead time em compras (tempo total) e diminui as chances de erros, atrasos e retrabalho.

A ferramenta se encarrega de automatizar todo o ciclo de compras, da requisições ao pedido, permitindo o controle e acompanhamento em tempo real de 100% dos processos.

3. Comunicação segura

No dia a dia de compras, há uma constante troca de informações entre compradores e fornecedores, por exemplo, na hora da negociação e do fechamento de um pedido.

Para agilizar esse processo, o e-Procurement centraliza a comunicação e registra todas as interações com fornecedores, aumentando a transparência e o compliance em compras.

O uso dessa tecnologia não só facilita a comunicação, como também torna as transações com parceiros muito mais segura, permitindo que os processos sejam rastreáveis e auditáveis.

4. Maior eficiência

Cotações enviadas por e-mail são menos eficientes que as cotações realizadas em uma solução de e-Procurement, principalmente porque envolvem diversas etapas e aprovadores até a conclusão da compra.

Há ainda situações em que as ordens de compras não são efetuadas dentro do prazo, e as datas de envio e de entrega atrasam, impactando, inclusive, o consumidor final.

Em casos assim, a solução de e-Procurement pode ser essencial para garantir o desenvolvimento satisfatório dos processos logísticos da empresa e, consequentemente, refletir na satisfação de seus clientes.

5. Melhores preços

Com o e-Procurement, as empresas aumentam as chances de conquistar preços mais competitivos, já que a plataforma permite negociar com vários fornecedores ao mesmo tempo.

Além disso, é possível incluir nos processos de cotação fornecedores que fazem parte de Marketplaces, como o do Mercado Eletrônico, que possui mais de 1 milhão de empresas.

Todas as propostas são entregues em um único ambiente e podem ser visualizadas em um mapa comparativo, que compara de forma automática todas as cotações recebidas e já sugere a melhor oferta, facilitando a tomada de decisão.

6. Diminuição de riscos

Criar e sustentar alianças com fornecedores confiáveis é sinônimo de vantagem competitiva. Hoje, o ESG (environmental, social and governance) é uma pauta indispensável em compras.

Com a solução de e-Procurement, integrada com SRM (Supplier Relationship Management), é possível analisar se os fornecedores atendem a requisitos legais e técnicos exigidos por regulamentações e normas internas.

Esse procedimento minimiza os riscos associados à cadeia de fornecimento e seus impactos negativos no negócio, principalmente relacionados à reputação e imagem de marca.

7. Decisões mais estratégicas

Para a área de compras gerar resultados reais às empresas, é necessário trabalhar com KPIs bem definidos, como nível de entrega, lead time, evolução de preço, savings, entre outros.

Por meio do e-Procurement, os profissionais de compras acompanham as métricas e podem, por exemplo, avaliar o desempenho dos fornecedores, a produtividade da equipe, os savings conquistados etc.

Neste link, disponibilizamos um infográfico gratuito do Mercado Eletrônico com os 7 KPIs mais importantes para a área de compras. Baixe agora!

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Até a próxima! 😉