O setor de compras é uma importante engrenagem para o funcionamento das empresas. Sendo assim, instituições que pretendem ter um crescimento sustentável e se manter competitivas no mercado precisam, mais do que nunca, entender a importância da gestão de compras e buscar formas para tornar a área mais estratégica e eficiente.
No passado, a maior parte do trabalho realizado pelos profissionais acontecia manualmente. Isso demandava muito tempo da equipe, além de aumentar consideravelmente os riscos de erros recorrentes. Com o passar dos anos, as empresas perceberam que, se não investissem em tecnologia e boas práticas de gestão de compras, ficariam para trás, uma vez que esse departamento concentra boa parte do resultado.
Sendo assim, um posicionamento estratégico se tornou vital para as instituições que querem conquistar um diferencial no mercado.
Confira agora algumas dicas que trarão eficiência para a gestão de compras de sua empresa.
6 dicas para tornar a gestão de compras da sua empresa mais eficiente
A gestão de compras e suprimentos de uma empresa é uma das áreas mais estratégicas do negócio. Afinal, boas negociações e aquisições acertadas podem ser sinônimos de aumento dos lucros e maior vantagem competitiva sobre os concorrentes.
Entretanto, muitas empresas ainda se perdem quando o assunto é eficiência. Não existe uma fórmula mágica, mas existem algumas dicas que podem ajudá-lo a chegar lá.
1. Invista no capital intelectual dos compradores
Capacitar compradores para atuar com performance no setor de compras fará com que os processos sejam mais assertivos e estratégicos.
O capital intelectual está diretamente ligado à gestão de compras. Uma vez que a empresa investe em colaboradores capacitados, os profissionais conseguem enfrentar melhor o dia a dia do setor, prevendo possíveis riscos e se planejando para atender todas as demandas com excelência.
2. Crie KPIs de compras desafiadores
Criar KPIs desafiadores para o setor de compras pode alavancar muito o desempenho dos profissionais, mas é preciso ter cuidado. Criar metas agressivas demais pode gerar um efeito reverso e desmotivar os compradores por lutar por algo que não será alcançado.
Com metas bem definidas, o líder consegue fazer a gestão de compras com eficiência, entendendo melhor os recursos e esforços direcionados para cada atividade.
3. Mantenha as áreas de compras e estoque bem alinhadas
Um estoque parado representa custos de armazenamento e, dependendo da matéria-prima, risco de perda de mercadorias. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, seja por falhas decorrentes do tempo ocioso ou pela expiração do prazo de validade. Em contrapartida, a falta de materiais também reduz os rendimentos podendo até causar grandes prejuízos para a empresa, impactando negativamente a gestão de compras.
As áreas de estoque e compras precisam trabalhar em conjunto. Desta maneira poderão fazer a oferta máxima de produtos com o menor estoque possível. Vale a pena analisar os históricos de compras e vendas, bem como fazer uma previsão de demanda, encontrando o estoque de segurança.
4. Selecione os fornecedores certos para a sua empresa
Escolher bons parceiros de negócio também é fundamental para garantir melhores resultados na gestão de compras. Ou seja, se um fornecedor não consegue atender um padrão mínimo de qualidade, isso afetará o desempenho da sua empresa.
Portanto, é preciso planejar cuidadosamente o processo de seleção, buscando referências, analisando bem o mercado, as opiniões de outros clientes, entre outros aspectos. E lembre-se: o fator preço não deve ter o maior peso na hora das decisões para promover um negócio.
5. Promova bons relacionamentos com os fornecedores
Bons relacionamentos são cruciais para a realização de uma boa gestão de compras no mercado B2B. Por meio da transparência e do compartilhamento de objetivos em comum, é possível construir laços de confiança. Desta maneira, a empresa estabelece uma parceria duradoura, que trará vantagens para ambos os lados por mais tempo.
Compras recorrentes , ou seja, aquelas que se repetem dentro de um período, são comuns no mercado B2B. Estabelecer uma boa relação com um fornecedor, e até mesmo desenvolver contratos, garante que sua produção não será afetada, uma vez que ele continuamente poderá suprir suas necessidades. Ao mesmo tempo, a empresa fornecedora reterá um cliente, provando que essa estratégia colaborativa beneficia ambos os lados da cadeia.
6. Contrate uma plataforma de gestão de compras
O investimento em uma plataforma de gestão de compras ajuda na automatização de tarefas operacionais, diminuindo erros e retrabalho.
Quando as tarefas são realizadas de forma manual, os processos se tornam mais longos e burocráticos, as informações ficam descentralizadas, as transações são menos seguras e confiáveis, além de uma série de outros problemas que causam perdas financeiras e são facilmente resolvidos com o uso da tecnologia.
Outro diferencial é que a plataforma permite gerar relatórios e analisar os dados com muito mais eficiência e confiabilidade. Isso permite que o líder faça uma gestão de compras mais eficiente e tome decisões mais assertivas.
Um exemplo de plataforma é a solução de e-Procurement do Mercado Eletrônico, que oferece mais controle, performance, governança e economia para uma gestão de compras segura e eficiente. Ter a visão da cadeia de suprimentos, de ponta a ponta, só é possível utilizando uma tecnologia.
Se você acha que o e-Procurement do Mercado Eletrônico pode facilitar o dia a dia da sua empresa, entre em contato com a gente. Nós somos líderes em soluções tecnológicas e serviços para o B2B, e já descomplicamos as áreas de compras de grandes empresas.
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