A Inteligência Artificial (IA) foi um dos temas mais falados em 2023. Desde o lançamento do ChatGPT, as discussões sobre IA dispararam.
Presente em praticamente todos os setores, a IA é usada por empresas para automatizar tarefas, melhorar a eficiência dos processos, analisar dados e identificar tendências do mercado.
E à medida que a IA se torna cada vez mais presente em nosso cotidiano, ferramentas se tornam mais robustas, rápidas e sofisticadas, resolvendo situações simples e complexas.
De acordo com Peter Krensky, analista e diretor do Gartner, os impactos gerados pela ciência de dados e Machine Learning (aprendizado da máquina) crescerão exponencialmente em todos os setores, com modelos preditivos e informações mais democratizadas, dinâmicas e centradas em dados.
Em um comunicado divulgado à imprensa, Peter Krensky disse ainda que “apesar do surgimento de riscos potenciais, estão nascendo diversos novos recursos”.
Com os avanços tecnológicos que estão transformando a AI, surgem novas tendências que prometem transformar a maneira como interagimos com máquinas e sistemas.
A seguir, confira as principais tendências de Inteligência Artificial para 2024:
1. Ecossistemas de dados em nuvem
O Gartner prevê que, em 2024, metade das novas implementações de sistemas em nuvem utilizarão conjuntos de dados unificados com soluções integradas.
Portanto, as organizações devem avaliar sua capacidade para lidar com desafios de dados distribuídos e integrar fontes externas ao seu ambiente.
Os ecossistemas de dados em nuvem permitem escalabilidade, acessibilidade, eficiência de custos, integração, segurança e atualizações contínuas.
Esses benefícios tornam os ecossistemas de dados em nuvem uma opção atraente para organizações que buscam melhorar a gestão e o uso de dados.
2. Automação de processos
A automação de processos já é realidade em muitas empresas. Porém, em 2024, mais pessoas terão acesso aos benefícios da IA no dia a dia de trabalho e nas tomadas de decisão.
Em vez de desperdiçar tempo e recursos em tarefas operacionais, os profissionais serão liberados para se concentrar em responsabilidades essenciais, que apenas os seres humanos podem atuar.
Em compras, por exemplo, todas as etapas da aquisição de itens indiretos, de baixo valor, podem ser automatizadas com ajuda da IA e Machine Learning (ML).
3. Inteligência Artificial Generativa
Com tantas inovações em IA surgindo, as empresas terão a oportunidade de aproveitar os benefícios da IA Generativa de maneira mais acessível e eficiente.
Isso pode acelerar a produção de informações, melhorar a criatividade e até mesmo automatizar tarefas que antes exigiam muito tempo e recursos.
À medida que as empresas se adaptam a essa tecnologia, elas podem se posicionar de forma mais competitiva no mercado, atendendo às crescentes demandas por conteúdo personalizado.
4. Sofisticação de Machine Learning
O Machine Learning (ML) busca desenvolver algoritmos capazes de aprender e tomar decisões com base em dados.
Em 2024, o aumento da sofisticação do ML permitirá que as máquinas se tornem cada vez mais autônomas e eficientes, trazendo inúmeros benefícios para os mais diversos setores.
Através do uso de métodos estatísticos e algoritmos complexos, o ML é capaz de processar grandes volumes de informações, identificar padrões e realizar previsões com precisão.
O Big Data, por exemplo, que possibilita a análise de grandes conjuntos de dados, tem sido amplamente popularizado nos últimos anos devido à sofisticação crescente do ML.
5. IA mais acessível e mais segura
Em 2024, mais pessoas terão acesso aos benefícios da IA, à medida que seu custo começa a diminuir. Além disso, a IA será a grande impulsionadora da inovação.
A segurança da IA também é uma preocupação nos campos da tecnologia. Por isso, há organizações focadas em desenvolver novas tecnologias para proteger os sistemas de IA contra ataques.
Uma outra tendência é o investimento para tornar a capacidade de compreensão e responsividade à linguagem humana ainda maior, e tornar a comunicação com os humanos mais natural e concisa.
6. Personalização da experiência do consumidor
A personalização por meio da inteligência artificial utiliza o Machine Learning para processar grandes quantidades de dados e, em seguida, analisá-los para produzir insights valiosos.
Com esses dados em mãos, as empresas podem utilizar algoritmos para identificar padrões e comportamentos, prever preferências e interesses dos clientes, entre outros.
Em 2024, a personalização impulsionada pela IA revolucionará o modo como as empresas interagem com seus clientes, resultando em um maior engajamento e fidelidade.
7. A evolução dos chatbots
A popularidade dos chatbots deve continuar crescendo em 2024. Com a ajuda do Machine Learning, Processamento de Linguagem Natural (PLN) e de outras tecnologias, os chatbots se tornarão ainda melhores, proporcionando um atendimento rápido e eficaz aos usuários.
Além disso, a evolução dos chatbots também está relacionada à sua capacidade de aprender e se adaptar, tornando-os cada vez mais inteligentes e capazes de oferecer soluções personalizadas.
Investimento em IA cresce de forma acelerada no mundo todo
O investimento acelerado em IA continuará por meio de empresas que acreditam e estão implementando essa tecnologia, incluindo as indústrias que buscam expandir seus negócios no universo tecnológico.
O Gartner revelou, em uma pesquisa, que a publicidade do ChatGPT incentivou 45% dos executivos a aumentar os investimentos em IA e 70% dos participantes afirmaram que suas organizações estão em modo de investigação e exploração com IA generativa.
E até 2030, o mercado global de Inteligência Artificial deve atingir 1.811,75 bilhões, com uma taxa anual de crescimento de 37,3% (de 2023 a 2030), de acordo com o relatório da Grand View Research.
Gostou deste conteúdo? Assine a News ME aqui e fique por dentro das notícias do blog ME!
Até à próxima! 😉