Nesta sexta-feira, dia 31/07, aconteceu mais uma reunião trimestral do Mercado Eletrônico.
E, embora a grande maioria tenha achado que este encontro aconteceria pessoalmente, ainda tivemos que realizá-lo de maneira virtual.
Os mais de 200 colaboradores da empresa se reuniram em uma plataforma online para conhecer os resultados dos times, durante o último trimestre.
Como sempre, Eduardo Nader, CEO do ME, iniciou a apresentação, mas, desta vez, com uma novidade: o surpreendente crescimento da empresa, mesmo diante da crise da pandemia de Covid-19.
Isto mostra a relevância (e urgência) que a digitalização está conquistando neste momento nas equipes de compras e no fornecimento B2B.
Confira agora um resumo dos principais momentos da reunião!
Índices de satisfação da Pesquisa de Clima crescem na quarentena
Adriana Oliveira, diretora de RH do ME, apresentou a pesquisa de clima da empresa e comunicou as principais notícias e novidades para todos os colaboradores.
A pesquisa também foi realizada, pela primeira vez, nos escritórios do Mercado Eletrônico no exterior (EUA, México e Portugal).
No Brasil, mesmo em meio à pandemia e com os profissionais trabalhando remotamente, todos os índices de satisfação cresceram. O resultado foi uma surpresa, uma vez que há 5 meses ninguém se encontra presencialmente. Adriana destacou o esforço diário do RH e dos gestores para manter os colaboradores constantemente informados, engajados e satisfeitos.
Nas 3 habituais perguntas – (1) você está satisfeito com o ME? (2) você recomendaria o ME para parentes e amigos? (3) você tem orgulho de dizer que trabalha no ME? – os índices foram bastante altos: 94%, 97% e 97% respectivamente.
Neste trimestre, o Mercado Eletrônico ainda recebeu o GPTW Mulher 2020 e entrou na lista das melhores empresas para as mulheres trabalharem no Brasil.
Eventos online mantêm o time reunido e engajado
Mesmo que à distância, nosso time tem se encontrado em eventos online, que o RH vem promovendo desde o início do distanciamento social.
Além da reunião trimestral e da live quinzenal com o CEO, Eduardo Nader, o RH promoveu vários eventos criativos e interativos no último trimestre.
Dentre os destaques, está o “Chef em Casa”, uma live com o VP da empresa, Luiz Gastão Bolonhez, que ensinou a fazer um risoto rápido e delicioso a todos os colaboradores em tempo real; o Chá Fralda, que reuniu as pessoas para celebrar a chegada dos filhos de alguns profissionais com várias brincadeiras divertidas; e o Arraiá ME, que reuniu colaboradores caracterizados para celebrar uma das festas mais legais do nosso país.
Metodologias Ágeis ajudam nas melhorias dos processos no Mercado Eletrônico
A área de Produtos apresentou a evolução da equipe no desenvolvimento de soluções cada vez mais rápidas, personalizáveis e simples para o mercado B2B.
Para viabilizar isso, as metodologias ágeis estão sendo amplamente utilizadas pelos times, a fim de promover entregas de valor mais velozes e assertivas aos clientes.
Dentro do desenvolvimento ágil, duas fases se destacam: o design thinking e o design sprint.
No processo de design thinking, o cliente é envolvido em várias etapas, com o intuito dos times do Mercado Eletrônico entenderem o problema dele e como as nossas soluções podem ajudá-lo.
Já no design sprint, o processo é cíclico. Cada dia da metodologia é reservado para criar, desenhar, prototipar e testar uma nova ideia. A metodologia dura 5 dias e oferece às empresas a chance de criar algo do zero em um curto espaço de tempo.
Lives ME continuam apresentando conteúdo rico para o mercado B2B
Klyvian Flores, gerente de Marketing do Mercado Eletrônico, mostrou as ações que seu time de profissionais tem realizado para se aproximar dos clientes e oferecer ao mercado B2B um conteúdo sempre relevante.
As lives ME, que acontecem semanalmente, desde o mês de abril, já reuniram 17 clientes e profissionais renomados do mercado para abordar diferentes temas para os mais variados segmentos.
Atvos, JBS, Cinemark, Hospital Sírio-Libanês e Lojas Marisa são apenas alguns nomes que passaram pelas lives do Mercado Eletrônico.
Para conferir as gravações e o calendário dos próximos bate-papos, basta acessar a página ou se cadastrar na nossa newsletter.
VP de Suprimentos, TI e Comunicação da Atvos participa da Reunião Trimestral
Genésio Couto, VP de Suprimentos, TI e Comunicação da Atvos, foi o cliente convidado desta reunião trimestral para dividir sua experiência com os colaboradores ME.
Há 12 anos, a Atvos atua na produção e comercialização de etanol, açúcar e energia elétrica a partir da biomassa. Fundada em 2007, a empresa do Grupo Odebrecht é focada na criação de valor para todas as partes interessadas, tendo como objetivo ser uma empresa produtiva, competitiva e sustentável no setor onde atua.
A Atvos escolheu o Mercado Eletrônico como parceira para a transformação digital do setor de suprimentos da companhia. Ao utilizar a plataforma de e-Procurement do ME, a Atvos conquistou produtividade, redução de custos, melhoria na relação com os fornecedores e rastreabilidade dos processos.
Mais do que falar sobre a empresa e negócios, Genésio fez uma apresentação inspiradora e abordou os tópicos de carreira e liderança. Com mais de 30 anos atuando no RH da Odebrecht, o executivo deu dicas sobre como se desenvolver profissionalmente, se tornar um bom líder e inspirar no dia a dia de trabalho.
Sua apresentação recebeu até uma salva de palmas online. Obrigado, Genésio!
Programa de Evolução da Experiência do Usuário e apresentação dos times ágeis
Diogo Morgado, Product Owner, apresentou o Programa de Evolução da Experiência do Usuário, que foi desenvolvido ao longo do último trimestre. A ideia por trás do projeto é atualizar os clientes sobre todas as melhorias e inovações que acontecem na plataforma do Mercado Eletrônico.
Para unificar todas as informações, o time de Marketing criou duas novas áreas específicas no Blog ME: uma dedicada aos compradores e outra aos fornecedores. Os usuários podem acompanhar todas as novidades que as equipes de especialistas em UX (User Experience) e projetos têm desenvolvido para tornar o dia a dia dos profissionais mais agradável, simples, produtivo e estratégico.
As primeiras melhorias do programa englobaram um novo layout da página de pedidos, botões e fonte da plataforma, deixando um visual mais clean. Teve também uma nova barra de navegação com fácil acesso às principais funcionalidades e a nova home com dois modos de visualização.
Para finalizar o dia, cada time ágil fez sua apresentação e mostrou a saúde da equipe, as métricas, os objetivos do último trimestre e os do próximo período.
Prêmio Top ME
Para não perder o costume de reconhecer os destaques do trimestre, o evento terminou com o TOP ME.
Confira os nomes dos premiados:
Nome | Área |
Ricardo Salustrino | Canais |
Tatiana Mazzi | Comercial Farmer |
Mariana Miranda | Comercial Hunter |
Elda Sena | Cotação |
Jean Corrá | Customer Success |
Willian Joddy | Desenvolvimento |
Guilherme Kashihara | Devops |
Amanda Priscila de Oliveira Antoniolli | Financeiro |
Fabio de Oliveira | Infra e Segurança da Informação |
Lediane Batista | Integração |
Guilherme Massago | MKT |
Renato Dias | P&D |
Kelly Nunes | Pré-Vendas |
Marília Silva | Produtos |
Ramon Cavalcanti | Produtos |
Camila Chaves | Projetos |
Thiago Negrelli | QA TI |
Camila Santos | SMB Negócios |
Ingrid Merschbacher | Soluções |
Felipe Vieira | STC |
Gustavo Torselli | STF |
Sara Marques | Portugal -Consultoria SaaS (Projetos) |
Danielle Rodrigues | RH |
O evento durou o dia todo e, no final do dia, ofereceu aos colaboradores um happy hour online com direito a brincadeiras e um crédito de R$ 50 (para cada colaborador) no iFood.
Nada mal, né?
Se quiser receber mais notícias sobre o Mercado Eletrônico e o segmento de B2B, assine agora a nossa newsletter.