Os e-Marketplaces estão consolidados na internet. Este modelo de negócio abriu um leque de oportunidades para todos os segmentos e portes de empresas. A ideia por trás do conceito é ajudar as companhias a aparecerem e aumentarem suas vendas, anunciando na vitrine de grandes marcas. Dentre os mais famosos, estão a Americanas.com, Mercado Livre, OLX etc.
O e-Marketplace B2B funciona da mesma forma, mas, neste caso, as transações comerciais são realizadas entre pessoas jurídicas. Ou seja, empresas visualizam ofertas de outras empresas, comparam especificações de produtos, as melhores condições e preços para fecharem negócios.
Totalmente voltado para empresas, o e-Marketplace B2B é um ambiente online, que funciona como um intermediário entre compradores e fornecedores, e tem como objetivo promover negócios de forma inteligente, sempre atendendo às necessidades de compras das organizações.
e-Marketplace: benefícios para fornecedores e compradores
Fornecedores
Para os fornecedores, fazer parte de um e-Marketplace significa aumentar a exposição de seus produtos e serviços a milhares de potenciais compradores. Isso é muito positivo, pois existe grande possibilidade de a empresa ampliar suas vendas com baixo investimento e pouco esforço. Afinal, ao invés de a companhia se preocupar em criar a própria loja virtual, ela pode utilizar a tecnologia e segurança de uma plataforma já existente e aprovada no mercado.
Para aumentar a chance de fechar negócios, é importante que o fornecedor mantenha seu cadastro sempre atualizado para ser facilmente encontrado na busca. Além disso, torna os processos mais assertivos, uma vez que as buscas podem ser definidas por localidade e área de atuação, e promove redução dos custos operacionais de vendas
Os e-Marketplaces também facilitam o gerenciamento das oportunidades e cotações. Geralmente, as plataformas oferecem um painel de controle. Através dele é possível encontrar os pedidos, histórico de negócios, e ainda análises de performance por gráficos de cotações e faturamento.
Compradores
Para os compradores, o e-Marketplace oferece o benefício de acessar as ofertas de fornecedores de qualquer dispositivo conectado à internet, com informações detalhadas sobre os produtos e serviços em tempo real.
O e-Marketplace B2B permite encontrar novas opções de fornecimento, divididas por categorias, e ainda conta com indicadores transacionais, fáceis de serem interpretados e com dados relevantes sobre a empresa fornecedora.
Outra vantagem é que os compradores podem saber de antemão se o fornecedor atende ou não uma determinada região.
Marketplace do Mercado Eletrônico
Reconhecido duas vezes como o melhor Marketplace pelo Prêmio Inbrasc, a comunidade do Mercado Eletrônico possui mais de 8 mil usuários compradores de grandes empresas, 1 milhão de vendedores ativos e movimenta um valor acima de R$ 100 bilhões por ano.
O e-Marketplace do ME disponibiliza, ainda, um rating de fornecedores. Os compradores avaliam os serviços dos parceiros com relação ao prazo de entrega, tempo de resposta de cotação e outras variáveis importantes para qualquer relação comercial.
Todos os dados ficam públicos na plataforma e ajudam nas tomadas de decisão.
Pontos fortes do e-Marketplace B2B do Mercado Eletrônico
- 8 mil compradores de grandes empresas, que fazem negócios diariamente.
- Mais de 1 milhão de fornecedores de todos os portes e segmentos.
- Mais de R$ 100 bilhões/ano em negócios movimentados entre fornecedores e compradores.
- Controle e análise de performance com gráficos automáticos.
- Pesquisa de oportunidades de novos negócios.
- Busca de novas fontes de fornecimento para compradores.
- Suporte técnico especializado para compradores e fornecedores.
Agora que você terminou de ler o post, que tal fazer negócios em uma comunidade que movimenta bilhões de R$ por ano?
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