Nos últimos dois anos, os desafios impostos pela Covid-19 e as tecnologias disruptivas nas cadeias de suprimentos colaboraram para tornar a área de compras ainda mais estratégica para as organizações.
Hoje, está claro o papel protagonista que o setor tem na conquista de resultados e competitividade. Por isso, é importante que os profissionais de compras estejam atualizados e se adequem às mudanças que vem ocorrendo e configurando o procurement do futuro.
Mas embora compras tenha ganhado força nos negócios, existem alguns mitos relacionados às atividades, que atrapalham a velocidade da sua evolução. Acreditar que a tecnologia não é uma ferramenta aliada dos compradores, por exemplo, é um deles.
Pensando nisso, listamos os 7 mitos que cercam a área de compras e os compradores, e que precisam ser deixados de lado para sempre.
Aproveite a leitura!
7 mitos que atrapalham a evolução da área de compras
Mito 1 – Manter-se atualizado sobre os acontecimentos do mundo não é relevante
Os cenários internacionais podem afetar as decisões de compras. Por isso, é importante estar atento aos acontecimentos, por exemplo, na política, na economia e nos negócios em geral.
Crises de saúde, conflitos geopolíticos, escassez de oferta de produtos, pressão inflacionária, entre outros fatos, tem levado empresas a repensarem seus modelos de negócios.
Recentemente, publicamos no blog ME um artigo sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia e seus impactos no supply chain, como a mudança das cadeias de suprimentos de global para local.
Mito 2 – Diversificar a base de fornecedores não é tão necessário
O dinamismo do mercado B2B e os cenários incertos exigem que a área de compras busque alternativas de fornecimento constantemente.
Ter um portfólio amplo de parceiros diminui os riscos de não abastecimento e aumenta as chances de manter as operações funcionando.
Além da base diversificada, manter o bom relacionamento com fornecedores e considerar sua participação em processos que vão além das compras, fortalece a inovação e o desempenho da organização.
Mito 3 – Automatizar os processos de compras não é prioridade para as empresas
Para atuar com mais inteligência e estratégia nas organizações, o comprador profissional precisa ser liberado das atividades operacionais, que acabam tomando boa parte do tempo.
Ao automatizar o ciclo de compras, por meio de soluções digitais, os compradores podem se dedicar à inovação, por exemplo, fator indispensável para a competitividade das empresas hoje.
Além disso, o acesso a dados e informações disponibilizados nas ferramentas ajudam a trazer insights importantes para o planejamento, análise e ajuste da estratégia de compras.
Mito 4 – Tecnologias de compras vão substituir o trabalho dos compradores
A pandemia de covid-19, acontecimento mais recente, ressignificou os formatos de trabalho e acelerou o processo de transformação digital da área de compras.
A digitalização dos processos manuais, por meio de soluções, provavelmente é um dos maiores medos que assombram os compradores, que acreditam que sua atuação vai ser descartada.
Mas, ao contrário do mito, a digitalização de compras ajuda melhorar a performance das equipes, aumenta as chances de economia e gera mais produtividade, inovação e competitividade.
Mito 5 – Tomar decisões baseadas em dados dá trabalho
Cada vez mais, os compradores precisam não apenas coletar, mas saber analisar de forma estratégica os dados disponíveis sobre as aquisições do setor.
Por meio de soluções digitais, o profissional de compras tem acesso rápido a relatórios e KPIs e, ao acompanhar e medir o desempenho da área, pode tomar as melhores decisões.
Sem acesso a dados e informações, a área de compras atua somente com suposições, o que aumentar as chances de escolhas erradas e perda financeira.
Mito 6 – ESG é moda, não uma tendência
Para sobreviverem daqui para frente, as empresas precisam ser cada vez mais sustentáveis. Isso porque, mais que tendência, a sustentabilidade é uma ferramenta de inovação.
Ter olhar atento à cadeia de fornecimento e escolher parceiros confiáveis são exemplos de ações fundamentais para se adequar às práticas ESG (sigla para ambiental, social e governança).
Afinal, a escolha da matéria-prima e dos fornecedores tem total impacto no produto que será utilizado pelo consumidor final, que está cada vez mais atento a essas questões.
Mito 7 – Habilidades técnicas são mais importantes que comportamentais
Na área de compras, os conhecimentos técnicos são muitos relevantes, mas não são suficientes para o sucesso do profissional de compras no futuro.
Compradores profissionais precisam tomar decisões estratégias frequentemente. Por esse motivo, as habilidades comportamentais são as competências mais requisitadas atualmente.
Criatividade, inteligência emocional, mindset de crescimento e liderança colaborativa são alguns exemplos de skills esperados pelas empresas do profissional que atua em compras.
Neste artigo, compartilhamos alguns mitos que ainda cercam a área de compras e os compradores, impedindo o crescimento do departamento e dos profissionais.
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Até a próxima! 😉