Ainda que não seja possível prever o futuro, é possível afirmar que o supply chain será cada vez mais digital, conectado e integrado. Nos próximos anos, o setor vai ser impulsionado principalmente por tecnologias robustas, como blockchain, inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT). Mas à medida que ocorre uma rápida evolução, as empresas deverão enfrentar grandes desafios para se manter competitivas e atender às necessidades dos consumidores.
A digitalização dos processos manuais e da interação entre compradores e fornecedores já é realidade e cresce de forma exponencial. De acordo com o Gartner, até 2025, 80% das interações dos negócios B2B serão feitas por meio de canais digitais. Outra tendência é a adoção de estratégias omnichannel para ter negociações mais ágeis e simplificadas.
Daqui para frente, o procurement ágil e de alta performance, que permite as melhores decisões, vai ser fundamental para sair à frente da concorrência. As disrupções tecnológicas continuarão a impactar o futuro das empresas, as formas como elas negociam e transacionam com seus fornecedores, além de aumentarem sua capacidade de inovar e prosperar no mercado.
Por isso, é fundamental que as empresas inovem em suas operações e processos de compras. Neste post, vamos explorar algumas das principais tendências e tecnologias que irão moldar o futuro do supply chain.
Aproveite a leitura!
Confira as principais tecnologias que estão transformando o supply chain
1. Cloud computing
O aumento da competitividade e produtividade é o principal motivo pelo qual as empresas estão migrando suas operações de compras para tecnologia de computação em nuvem.
Com uma solução cloud, como o e-Procurement do Mercado Eletrônico, é possível digitalizar processos, garantir governança, diminuir custos e acessar informações de qualquer lugar e dispositivo.
A visibilidade dos dados e informações em tempo real, além de acesso aos KPIs, facilita as tomadas de decisão, planejamento de compras e melhoria dos processos.
2. Blockchain
O blockchain garante o registro imutável de transações e informações, que usa a tecnologia de criptografia para a proteção de dados.
No supply chain, o blockchain torna as transações entre empresas mais transparentes, seguras e eficientes, fatores que são determinantes para o sucesso de uma empresa.
Segundo a MarketsandMarkets, em cinco anos (2020-2025), o mercado global de tecnologia de blockchain para a gestão de cadeia de suprimentos deverá crescer 49% anualmente.
3. Inteligência Artificial (IA) e Big Data
A poderosa combinação entre Inteligência Artificial (IA) e Big Data permite resolver problemas complexos relacionados ao grande volume de dados no supply chain.
A IA é grande aliada das empresas para sugerir fontes de fornecimento adequadas ao seu processo de compras, prever demandas e até fatores que podem impactar o funcionamento da cadeia de suprimentos, como condições climáticas.
Segundo a Forbes, o uso de IA para supply chain deverá crescer a uma taxa anual de 45%, entre 2020 e 2027, impulsionado pela necessidade de eficiência e redução de custos.
4. Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas (IoT) é outra tecnologia que está transformando o supply chain, pois ajuda a melhorar a eficiência e a visibilidade da cadeia de suprimentos
A IoT permite que as empresas monitorem seus produtos em tempo real e recebam informações sobre sua localização e condições de armazenamento.
Segundo a IDC, o aumento da demanda por soluções de rastreamento e monitoramento em tempo real vai impulsionar o mercado de IoT para supply chain em US$ 11 bilhões até 2025.
5. Realidade Aumentada (RA)
No supply chain, a Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia inovadora, que permite otimizar processos logísticos, aumentando a eficiência das cadeias de suprimentos.
A aplicação da RA, por meio de óculos inteligente, libera os usuários de outros dispositivos, o que pode trazer mais conforto e segurança durante as operações no armazém.
A RA também pode ser aplicada em várias áreas na indústria 4.0, como design de produtos, treinamento de colaboradores, manutenção preditiva e inspeção de qualidade.
6. Robotização dos processos repetitivos (RPA)
RPA ou Robotic Process Automation é uma tecnologia que permite automatizar os processos repetitivos de compras por meio da robotização, com base em critérios pré-estabelecidos.
Os robôs ajudam a liberar o tempo dos compradores de tarefas operacionais, além disso, podem ser usados para realizar funções perigosas ou insalubres, melhorando a segurança dos trabalhadores.
De acordo com pesquisa da Accenture, 85% dos executivos de empresas de manufatura acreditam que a robótica será fundamental para o futuro do supply chain.
7. Impressão 3D
A tecnologia de impressão 3D, também conhecida como manufatura aditiva, aumenta o poder de produzir sob demanda, eliminando a necessidade de grandes estoques.
A impressão 3D é também é uma ferramenta para a criação rápida de protótipos, permitindo que as empresas testem e aprimorem seus produtos de forma mais eficiente e econômica.
Outro benefício da impressão 3D é a possibilidade de fortalecer a cadeia de suprimentos, por meio da produção local de insumos, reduzindo a dependência de fornecedores internacionais.
Até à próxima! 😉