Ressignificar acontecimentos, num mundo onde as coisas acontecem de forma rápida e disruptiva, é essencial. Mas o que é preciso fazer para enraizar esta prática no nosso mindset?
A técnica Reframing está a ser bastante utilizada pelas pessoas que já sofrem as consequências do cenário atual e se sentem constantemente preocupadas com as transformações digitais e tecnologias 4.0.
Acompanhe agora os principais insights sobre esta técnica e comece a utilizá-la no seu dia a dia pessoal e profissional.
“Reframing: aprender a ressignificar acontecimentos” foi uma das palestras apresentadas no ME B2B Summit 2019, pelo CEO da Inova Consulting e Orador TEDx, Luis Rasquilha. Esta técnica está ser bastante utilizada pelas pessoas que já sofrem as consequências do cenário atual e sentem-se constantemente preocupadas com as transformações digitais e tecnologias 4.0.
Reframing: o que é?
Durante as nossas vidas, acabamos por vivenciar inúmeras situações e algumas delas, eventualmente, podem lesar os nossos valores. Desta forma, interpretamo-las como acontecimentos negativos.
É muito importante refletir nos momentos menos bons, mas pensar apenas no problema e em como as coisas poderiam ter acontecido de maneira diferente, o final da história é ficar cada vez mais frustrado.
Quando isto acontece é hora de parar e pensar. A insistência não ajuda em nada e é neste momento que entra o método de ressignificação, também conhecido como reframing. Ressignificar traduz a capacidade que temos de encarar de forma simples os acontecimentos que, antes, pareciam muito complicados.
É o ato de dar outro sentido àquilo que já está enraizado no nosso backup de valores e crenças. Esta ação, além de nos ajudar a seguir em frente, traz equilíbrio emocional e permite encarar os problemas de forma mais segura, aumentando as hipóteses de ter sucesso e satisfação, tanto na vida pessoal como também na profissional.
Por que o reframing é importante?
Atualmente, vivemos a maior transformação da história da humanidade. Diariamente somos impactados com novas tecnologias, o que exige mais flexibilidade e maneiras diferentes de atuar frente ao mercado.
Em tempos de tantas mudanças, muitas vezes, o pessimismo ganha força. É comum pensar que estamos a viver tempos difíceis no mercado de trabalho e que os nossos empregos estão com os dias contados a era da digitalização em massa.
O reframing, aplicado no mundo dos negócios, mostra que a tecnologia chega para potencializar a força humana e tornar os nossos trabalhos muito mais estratégicos e assertivos.
4 passos para aplicar o Reframing no dia a dia
Para ressignificar, deve escolher um evento muito significativo e, quando as coisas aconteceram de forma inesperada, encontre o lado positivo da situação para investir mais energia e atenção.
Veja abaixo os 4 passos para conseguir ressignificar os acontecimentos com sucesso:
Passo 1 :
Determinar os conhecimentos, crenças e objetivos sobre o futuro.
Passo 2:
Mapear as transformações e cenários de mudança, e priorizar os mais importantes de acordo com a probabilidade, impacto e tempo.
Passo 3:
Debater os cenários, escolher os caminhos e definir as apostas estratégicas futuras, focando a atuação no Future View, abandonando as visões passadas e presentes.
Passo 4:
Construir o reframe de atuação suportado pelo conhecimento, crenças e objetivos ajusta as apostas e o caminho futuro.
Sobre Luis Rasquilha
CEO da Inova Consulting e da Inova Business School. É formado em Disruptive Strategy (Harvard) e Criatividade e Design Thinking (Stanford). Segundo a Gama Academy, é um dos 50 profissionais que todos os profissionais deveriam seguir. Luis Rasquilha também é orador do TEDx e autor de 18 livros sobre marketing, tendências e inovações.