O perfil do comprador mudou. O tirador de pedidos ficou no passado e deu lugar ao profissional estratégico, com competências que vão além das questões técnicas.
As habilidades comportamentais têm se tornado cada vez mais relevantes para o profissional de compras. Hoje, é fundamental estabelecer parcerias de sucesso, e não apenas negociações pontuais.
Neste post do blog ME, compartilhamos os feedbacks mais comuns para inspirar profissional de compras, com dicas de livros, filmes e séries.
Aproveite a leitura!
Conhecer o mercado e os concorrentes da empresa
Para além das atividades do dia a dia, o comprador deve buscar conhecer o mercado, de forma aprofundada, e seus concorrentes. Dessa forma, será capaz de ficar por dentro das tendências, prever ameaças, identificar oportunidades de inovação e propor soluções para atender às necessidades dos consumidores.
Dica de série | |
Mad Men – 2007
“Mad Men” retrata o universo da publicidade dos anos 60, em Nova York. A série mostra as estratégias das agências para conhecer os desejos dos consumidores e criar campanhas impactantes, além das mudanças culturais e sociais da época. |
Saber negociar e desenvolver parcerias estratégicas com fornecedores
Em um mercado competitivo, a arte da negociação se torna indispensável. Para desenvolvê-la, é preciso considerar habilidades e técnicas importantes na hora de negociar com fornecedores, como empatia, comunicação clara e objetiva, conhecimento sobre o produto e o mercado, entre outros fatores que são relevantes para construir uma relação ganha-ganha e de confiança.
Dica de leitura | |
Negociação na prática – Como fechar bons negócios
Melissa Davies Vencer uma negociação a qualquer custo não é mais capaz de responder aos desafios da atualidade. O livro traz insights de como analisar o contexto da negociação e compreender interesses dos outros participantes para fechar bons negócios, com objetivo de alcançar parcerias lucrativas, sustentáveis e duradouras. |
Estabelecer relacionamento estratégico com as áreas internas
Se comunicar bem, com clareza e ética em todas as negociações não só é importante para agilizar os processos de compras, como também para estabelecer um relacionamento eficaz com parceiros. Além de estabelecer relacionamento com fornecedores, o comprador deve olhar para dentro da organização e buscar estratégias para estreitar os laços com clientes internos.
Dica de leitura | |
Como se relacionar usando a Comunicação Não Violenta
Thomas D’Ansembourg Usando como base a Comunicação Não Violenta, criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, o autor oferece exemplos reais e ferramentas práticas para você se expressar de maneira positiva, respeitando os próprios desejos e evitando cair na armadilha da agressividade ou da generosidade excessiva. |
Manter a resiliência em momentos críticos
O dinamismo da área de compras requer profissionais cada vez mais resilientes e adaptáveis. A capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças é fundamental para enfrentar obstáculos que certamente surgirão. Portanto, manter a calma em momentos críticos é uma das habilidades mais importantes para tomar as decisões que trarão os melhores resultados.
Dica de leitura | |
A voz na sua cabeça – Como reduzir o ruído mental e transformar nosso crítico interno em maior aliado
Neste livro, o neurocientista e psicólogo Ethan Kross explora a natureza das conversas que temos com nós mesmos e explica por que essa fonte de sabedoria muitas vezes sabota nosso bem-estar físico e mental. A chave para fazer as pazes com sua voz interna não é tentar silenciá-la, e sim programá-la para falar de maneira mais eficaz. |
Ter visão analítica e ir além da extração de dados
Transformar dados em decisões estratégicas é trazer inteligência para o negócio. Por isso, não basta ter acesso a tantas informações se você não buscar ações que favoreçam a sua área de compras. O profissional de compras da atualidade precisa ter perfil analítico, ser capaz de analisar dados de forma crítica e solucionar problemas com base em fatos não em suposições.
Dica de filme | |
O homem que mudou o jogo (Moneyball) – 2011
O filme, estrelado por Brad Pitt e baseado em fatos, conta a história do gerente do time de beisebol Oakland Athletics, Billy Beane, que desenvolveu uma sofisticada análise estatística dos jogadores contratados para alavancar sua posição no campeonato. |
Gostou deste conteúdo? Esperamos que você aproveite nossas dicas para se manter atualizado na área de compras.
Você também pode assinar nossa newsletter aqui e ficar por dentro das novidades do universo de compras.
Até à próxima! 😉