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Acertar na escolha dos fornecedores é fundamental para potenciar os resultados do negócio. Isto é um desafio e tanto para as empresas, principalmente quando o tipo de compra é direta, ou seja, tem relação com o produto ou serviço comercializado.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, o comprador precisa considerar alguns critérios no momento da negociação, para ser assertivo na escolha dos novos fornecedores.

O preço, apesar de ser um fator muito relevante na gestão de compras, é apenas um dos requisitos a ser considerados na hora de selecionar fornecedores.

Para evitar problemas, é necessário dar prioridade a parceiros que estejam alinhados com os objetivos da empresa e comprometidos com a qualidade e os prazos.

Neste contexto, as empresas que querem manter uma boa reputação e elevar a sua vantagem competitiva devem estar atentas ao compromisso dos fornecedores com questões ambientais, sociais e de governança (ESG).

Neste artigo, confira dicas para não errar na escolha dos seus fornecedores e potenciar os seus resultados.

7 dicas para não errar na escolha de fornecedores

1. Objetivos alinhados

Escolher fornecedores com objetivos alinhados aos da sua empresa é o primeiro passo para conquistas relações confiáveis duradouras.

Neste sentido, a colaboração entre comprador e fornecedor, com uma comunicação ágil e transparente, é benéfica para o fortalecimento de ambos.

Por exemplo, se a sustentabilidade faz parte dos valores da sua empresa, a sua reputação pode ser afetada caso faça compras a um fornecedor cujo negócio não contribua para mitigar o efeito estufa.

2. Qualidade dos produtos ou serviços

De nada adianta negociar um bom preço com o fornecedor se a qualidade do produto ou serviço que ele oferece está comprometida.

É difícil ter 100% de garantia que um produto ou serviço é de excelente qualidade, portanto, se possível, faça testes e avaliações com calma e conte com a ajuda de profissionais especializados.

Assim, é necessário dar prioridade à qualidade do produto para não trazer prejuízos significativos à sua empresa, comprometer lucros e até parar a sua linha de produção e a própria continuidade do negócio.

3. Reputação do fornecedor

Um dos erros mais cometidos na hora de selecionar um fornecedor é não fazer uma pesquisa aprofundada sobre ele. Isso pode colocar em risco a reputação da sua empresa.

Procure entender melhor a trajetória do seu futuro parceiro. Pesquise se a empresa cumpre as obrigações legais, fiscais e as regulamentações técnicas, entre outras avaliações importantes.

Antes de firmar uma parceria, ouça as empresas que já foram atendidas pelo fornecedor. O tempo de presença no mercado também deve ser considerado.

4. Negocie para obter poupanças

A negociação com fornecedores é uma etapa significativa para conquistar mais savings (poupanças em compras) e, consequentemente, aumentar os lucros.

Por essa razão, pesquise os preços praticados no mercado, faça comparações e mostre ao fornecedor como a sua empresa está disposta a procurar as melhores negociações.

Antes de tomar qualquer decisão, faça uma revisão do seu orçamento, defina metas e identifique oportunidades de redução de custo das aquisições.

5. Especifique o que precisa

É comum um pedido de cotação chegar a um fornecedor sem conter a descrição completa e detalhada da necessidade do cliente, o que atrasa ainda mais o processo de compras.

Para tornar uma negociação com um fornecedor ágil e fácil, descreva os detalhes do produto que deseja adquirir, quais são os prazos que precisa e as formas de pagamento praticadas.

Com informações precisas e definidas, é possível saber se o fornecedor tem capacidade para atender as suas necessidades e, assim, a parceria comercial cumprirá expectativas mais realistas.

6. Conte com mais do que um fornecedor

Imprevistos, falhas, enganos e erros podem acontecer em qualquer negócio. Por isso, tenha um plano B para os fornecimento de produtos e serviços que a sua empresa necessita.

Por mais que o fornecedor atual garanta atendimento e não tenha histórico de problemas, é importante ter acesso a outros parceiros que possam atender sua empresa de forma similar.

Além disso, contar com mais fornecedores pode ajudar a sua empresa em caso de aumento repentino da procura, por exemplo, sem deixar clientes esperando por muito tempo.

7. Valorize a comunicação entre as empresas

A comunicação é uma via de mão dupla. Para alcançar melhores resultados, o comprador e o fornecedor precisam de estar dispostos a comunicar de forma clara, objetiva e simples.

Sendo assim, centralizar as informações num só lugar, de fácil acesso a todos os envolvidos, pode facilitar em muito a rotina de quem compra e de quem vende.

Hoje, há diferentes plataformas voltadas para a contratação, avaliação e homologação de fornecedores, como a solução de SRM (Supplier Relationship Management) do Mercado Eletrônico. Certamente, ela pode adequar-se às necessidades do seu negócio.

Neste conteúdo, demos-lhe a conhecer dicas para otimizar a escolha de fornecedores na sua empresa e como é que isso pode ajudá-lo a ter melhores resultados no seu negócio.