Já há algum tempo que a área de compras deixou de ser apenas um departamento de aquisições. Nos dias de hoje, o setor é reconhecido como fundamental para o crescimento dos negócios. Apesar da complexidade do ciclo de compras B2B, a tecnologia tem mudado e moldado os processos, desde a requisição até ao pagamento, facilitando o trabalho das equipas de compras.
Uma das atividades que exige muita atenção por parte dos compradores é a avaliação das propostas enviadas pelos fornecedores. Afinal, 1 Euro economizado em compras significa 1 Euro de lucro para a empresa. Apesar desse facto, a escolha do melhor custo-benefício vai além do preço e devem ser tidos em conta diferentes aspetos, na hora da tomada de decisão.
Por isso, com a missão de ajudar compradores, a equipa de Produtos do Mercado Eletrônico desenvolveu o Mapa Comparativo. Conheça-o!
O Mapa Comparativo do Mercado Eletrônico
O Mapa Comparativo é uma funcionalidade da solução de e-Procurement do Mercado Eletrônico, que torna mais inteligente o processo de análise e comparação das cotações enviadas pelos fornecedores.
Num único ecrã, o mapa compara automaticamente todas as informações das propostas. O utilizador consegue comparar todas as informações como preço, portes, entrega, além de indicar a melhor proposta e calcular a poupança. É possível também usar filtros dinâmicos para fazer comparações mais avançadas e específicas e, a partir daí, tomar decisões rápidas e assertivas.
A seguir, conheça os principais benefícios da funcionalidade:
Visibilidade e rapidez
Geralmente, para comparar propostas, os profissionais recorrem a folhas de Excel, perdendo muito tempo com este processo manual.
A funcionalidade do Mapa Comparativo permite visualizar, lado a lado, as informações importantes de todas as propostas, enviadas por diferentes fornecedores, num único ecrã.
Personalização
O mapa comparativo é personalizável para o utilizador. O comprador pode visualizar ou ocultar cotações, escolher a ordem das respostas, usar filtros dos campos de comparação, entre outras aplicações para facilitar a análise e escolha da melhor cotação.
Além disso, a interface tem dois modos de visualização – card e sintético – e modo noturno para quem prefere trabalhar à noite.
Consolidação de valores
Aqui, o comprador tem acesso aos dados consolidados das cotações. Ou seja, ele consegue visualizar informações, como “melhor 1ª oferta”, “total estimado”, “preço histórico do último pedido de cada item”, “melhor pacote” e “melhor preço”. Todas estas informações são geradas automaticamente e o comprador pode selecionar a opção desejada para visualizar a cotação, de acordo com o critério escolhido.
Cálculo de saving
O mapa comparativo calcula a poupança de forma automática. Basta selecionar um ou mais itens da cotação e clicar no resumo da informação que deseja para o cálculo: “melhor 1ª oferta”, “preço estimado”, “preço histórico”, “melhor pacote” ou “melhor preço”.
Neste exemplo, foi selecionada a opção “Preço Histórico”.
Acima, mostramos as principais vantagens do mapa comparativo, que além de agilizar o processo de escolha dos fornecedores, traz insights para o seu negócio, como o cálculo automatizado de savings.
Peça uma demonstração gratuita da nossa solução de e-Procurement e conheça a funcionalidade.
Aceda a este link e fale com um de nossos especialistas.
Até à próxima! 😉