Você sabe o que é responsividade? A palavra, que ganhou força com o surgimento da internet e diferentes tipos de dispositivos (celular, tablet, desktop etc) significa a capacidade de responder rapidamente – ou adequadamente – aos cenários incertos e circunstâncias.
Do mesmo jeito que o conteúdo de um site ou aplicativo precisa se adequar ao dispositivo que está sendo apresentado, pessoas, profissionais e empresas também necessitam fazer ajustes para enfrentar diferentes desafios e realidades.
Na terceira edição do ME B2B Summit, que aconteceu em novembro do ano passado, falamos sobre o tema na ótica de compras e convidamos grandes executivos da área para compartilhar seus aprendizados nos últimos dois anos.
Confira um resumo de tudo o que foi falado agora!
Em cenários incertos, a palavra de ordem em compras é “resiliência”
Para falar sobre o tema “ajustando a área de compras em tempo real”, convidamos Jerson Nascimento, CPO da JBS na América do Sul; Celina Maria, gerente de Suprimentos e Importação da Sotreq; e Leandro Chirinea, CPO da Nestlé Brasil. Flavio Barreiro, líder de Supply Chain e Operações da Accenture na América Latina, foi o mediador da conversa, que trouxe vários insights importantes aos profissionais.
Após quase dois anos de muitas incertezas, o bate-papo, claro, começou com as lições aprendidas durante a crise de covid-19 e a palavra “resiliência” foi a mais lembrada pelos executivos.
No início da pandemia, manter a continuidade das operações, principalmente pela escassez de itens de proteção individual, foi um dos maiores desafios. A pressão inflacionária e a dificuldade em garantir preço também foram lembradas como um dos momentos mais ameaçadores aos profissionais.
Cenários incertos em compras: os 7 principais aprendizados
1. Adaptabilidade é essencial
Ser capaz de se adaptar rapidamente às mudanças e encarar as adversidades como um aprendizado são formas de diminuir os impactos dos momentos de crise. Afinal, nenhuma empresa está 100% preparada.
Nesse sentido, ter resiliência é uma das habilidades que permite reagir melhor diante dos cenários incertos.
2. Ninguém constrói nada sozinho
Certamente, a pandemia mostrou o quanto é importante a união das pessoas em prol de um objetivo comum: sair dessa fase da melhor maneira possível. O trabalho em equipe foi determinante para enfrentar um dos momentos históricos mais difíceis.
A motivação das pessoas em aprender rápido e em buscar parcerias para amenizar os problemas foram essenciais nesse período.
3. O trabalho à distância funciona
A atuação de equipes e da liderança à distância foi uma das descobertas mais significativas para as empresas. Segundo os profissionais, “era isso ou teríamos vivido um caos ainda maior em relação ao abastecimento”.
O novo formato de trabalho não foi uma enorme surpresa. Esse movimento já acontecia antes, de maneira tímida, e agora, tem se mostrado muito eficaz para as companhias, com possibilidade de ampliar ainda mais a diversidade de pessoas.
4. Ter fornecedores parceiros é mais valioso que preço
A escolha pela aquisição mais barata ficou no passado. Hoje, é necessário olhar para a estratégia de compras como um todo. Por isso, em compras B2B, nem sempre a melhor opção é pagar mais barato.
É nos momentos de crise que conhecemos os melhores aliados – e nem sempre são os que garantem mais savings.
5. Diversidade de fornecedores traz múltiplos benefícios
Ter uma base de fornecedores diversificada é fundamental para encarar cenários incertos. Por mais que já existam parceiras de longo prazo, imprevistos podem acontecer a qualquer momento.
Por essa razão, o mapeamento constante de fornecedores, que atendam aos requisitos fundamentais para o fornecimento da empresa, é indispensável e muito vantajoso.
6. Cenários externos são relevantes
Olhar para o que está acontecendo fora do país e como o mercado está reagindo são atitudes que ajudam a se antecipar para possíveis acontecimentos.
A desaceleração da economia chinesa, já esperada para os próximos anos, por exemplo, tem o Brasil como um dos principais prejudicados, de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo.
7. Equipes diversas criam resultados melhores
Estudos já comprovaram: diversidade traz inovação.
Portanto, investir na pluralidade da equipe de compras é necessário para ajudar a empresa a se manter competitiva, produtiva e sustentável a longo prazo.
Protagonismo e a importância de compras para os negócios
A área de compras está cada vez mais relevante e conectada aos negócios, sendo responsável não só pela geração de economia, como também se mostrado um dos departamentos que mais apresenta inovação. E isso se deu, principalmente, pelas transformações que foram impostas pelas crises passadas.
Em função disso, o perfil do profissional de compras teve que mudar. O conhecimento técnico, que continua sendo relevante, não anda mais sozinho. Agora, são as habilidades comportamentais as requisitadas para atuar em uma área tão dinâmica e complexa.
A transformação digital também é realidade na área de suprimentos. Ferramentas digitais, que automatizam a gestão de compras e ajudam a liberar os compradores dos processos operacionais também se tornaram essenciais. Com isso, os profissionais direcionam o foco para as estratégias que trazem resultados para as companhias, como conhecer com profundidade seus parceiros e identificar as melhores oportunidades de negócios.
A digitalização não é uma imposição, é uma cultura. Por isso, uma das competências do líder de compras do futuro é não temer à tecnologia. Diferentemente do que ainda se fala nas empresas, as soluções de gestão de compras não representam uma ameaça às atividades do comprador.
Por isso, uma das competências do líder de compras do futuro é não temer à tecnologia. Diferentemente do que ainda se fala nas empresas, as soluções de gestão de compras não representam uma ameaça às atividades do comprador.
As ferramentas foram criadas para aprimorar as questões mais complexas. Por isso, as lideranças têm um papel importante para comunicar as vantagens e realizar a mudança de forma gradativa.
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Até a próxima!