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O setor de compras desempenha um papel importante nos negócios de uma empresa. Por isso, para atuar de maneira estratégica, os profissionais que pretendem trabalhar na área precisam de entender os conceitos mais simples, como a diferença entre compras diretas e indiretas, ou como funciona o ciclo de compras corporativas.

No post de hoje, vamos explicar a diferença entre cada uma delas, as etapas que fazem parte do processo e daremos alguns insights sobre a importância da automação. Leia mais!

Compras diretas x compras indiretas

A compra direta refere-se às aquisições relacionadas com a atividade principal de uma empresa. Por exemplo, uma indústria de cosméticos precisa de embalagens para depositar as suas fórmulas, de etiquetas adesivas para os rótulos dos produtos, entre outras matérias-primas relacionadas com o processo de produção.

Já a compra indireta é voltada para a operação da empresa, ou seja, não tem relação com o produto ou serviço que esta vende. Alguns exemplos de compras indiretas: computadores para funcionários, viagens corporativas, serviços de limpeza e manutenção para os escritórios.

Por representarem uma pequena parcela do total de custos da área, as compras indiretas não costumam ter a mesma relevância que as compras diretas, o que é um erro. Isto porque as compras indiretas também podem gerar custos elevados para as empresas, caso não façam parte de uma estratégia inteligente.

 

O processo de compras entre empresas

Diferente da compra B2C, a compra B2B costuma levar mais tempo a ser concluída por diversos fatores, como a minuciosa escolha dos fornecedores – se as propostas estão no orçamento, se atendem aos requisitos legais – e pelo facto de envolver múltiplos decisores da empresa.

A seguir, veja quais são as etapas de um processo de compras corporativas:

 

Etapas do fluxo de compras B2B

1. Requisição de compra

Na maioria das empresas, antes de enviar uma solicitação de compras ao setor responsável, o requerente precisa de aprovar a solicitação junto do seu gestor.

Para otimizar o tempo da compra, a requisição deve conter, de forma detalhada, as especificações do produto ou serviço que o solicitador quer comprar ou contratar.

 

2. Seleção de fornecedores

Depois de ter a requisição de compras aprovada, o profissional comprador deverá procurar os melhores fornecedores para atender ao pedido de compras. Além de atender um pedido, um fornecedor pode tornar-se num grande parceiro estratégico da empresa.

Nesta fase, para evitar danos à imagem da empresa, além de considerar preço e qualidade, o comprador pode avaliar se os possíveis fornecedores estão regularizados, ou seja, sem qualquer questão fiscal, laboral ou tributária.

 

3. Cotação de preço

Assim que os possíveis fornecedores forem pré-selecionados, o comprador deverá enviar a solicitação de cotação de preço.

É nesta fase que os fornecedores informam valores, prazos de entrega e formas de pagamento da compra.

 

4. Análise de propostas

O preço é importante na análise das propostas para dar seguimento à negociação com os possíveis fornecedores, mas outros requisitos devem ser verificados.

As especificações correspondem com a solicitação? O fornecedor consegue atender dentro do prazo ideal? Informações como estas também devem ser avaliadas.

 

5. Negociação com fornecedores

A negociação com fornecedores é uma das etapas mais estratégicas no fluxo de compras. Nesta etapa, é possível conquistar savings, o indicador de economia em compras.

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6. Conclusão de compra

A conclusão da compra é a última etapa do fluxo antes da sua efetivação, com a emissão do pedido de compra.

A ordem de compra é emitida pelo comprador para formalização do pedido para o fornecedor.

 

Porquê automatizar o fluxo de compras?

Na lista acima, vimos as principais características de cada etapa do fluxo de compras corporativas.

A execução desse processo, quando realizada de forma operacional e descentralizada, pode levar muito tempo aos profissionais e prejudicar os resultados das empresas.

A digitalização dos processos de compras já é uma realidade e pode transformar a rotina dos profissionais, dado que liberta os compradores para atuarem de forma mais estratégica.

Ao optar por uma solução de e-Procurement, que automatiza todo o fluxo de compras, as etapas da área ficam registadas num único lugar e podem ser acompanhadas em tempo real.

Além disso, a centralização das informações permite uma visão mais analítica de todo o processo de compras, para tomadas de decisão mais acertadas.

Explicamos, num post do blogue, como o e-Procurement automatiza a gestão de compras. Clique para ler.

As nossas soluções para a gestão de compras B2B ajudam as empresas a economizar e a ter mais agilidade, compliance e colaboração em todos os processos.

 

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