os 5 textos mais lidos em 2021

A passagem de ano está-se a aproximar e é hora de fazer o nosso tradicional post com os 5 textos mais lidos do Blog ME.

O que será que os profissionais do B2B optaram por ler em 2021?

Será que as leituras preferidas foram sobre tecnologia e futurismo ou liderança, capacitação e comportamento?

Continue a leitura e descubra agora!

 

Um reflexo do cenário atual

Como é da praxe, os artigos mais lidos do blog refletem o cenário do Brasil e do mundo e em 2021 isso não foi diferente. Neste ano, os nossos leitores ainda sentiram os efeitos de trabalhar e negociar à distância e, por isso, a automatização de processos foi um dos temas mais relevantes.

Combinado com automatização, os profissionais também leram sobre questões práticas do dia a dia de compras, tais como descobrir maneiras de ser mais estratégico e de selecionar os melhores fornecedores para fechar negócios.

Mas se há assunto que nunca sai de moda, ele diz respeito à capacitação. Entra ano e sai ano e os profissionais procuram sempre por hacks e competências para transformá-los em profissionais cada vez mais aptos para os desafios do futuro.

Veja a seguir um resumo dos 5 textos mais lidos do Blog ME em 2021.

 

1. Automatização de processos: o que é e quais seus benefícios?

Este post didático foi o que mais fez sucesso em 2021. Nele, os leitores descobrem o que é a digitalização em compras, quais os benefícios da sua implementação, além de um breve passo a passo para entender a melhor forma de transformá-la em realidade.

Aqui, também contamos que a digitalização da área de compras não é inimiga, mas uma ferramenta poderosa para o setor ganhar mais performance e conquistar cada vez mais estratégia e relevância dentro das empresas.

 

2. Profissional de compras: uma carreira para o futuro

Em 2021, a profissão de comprador entrou no guia da revista VOCÊ S/A como uma das 30 profissões em alta. O movimento de valorização já era realidade há um tempo, mas foi a pandemia que revelou a verdadeira importância do profissional de compras.

As fronteiras fechadas, escassez de matéria-prima e dólar em alta foram apenas alguns fatores que mostraram o potencial criativo, estratégico e resiliente dos compradores, que trabalharam arduamente para não permitir uma disrupção ainda maior na cadeia de abastecimento.

Portanto, se procura uma profissão do futuro, a área de compras deve entrar na sua lista.

 

3. 5 competências para ser um comprador de sucesso em 2021

Este texto foi leitura obrigatória no começo do ano, tanto que tem mais de 25 mil visualizações. No artigo, definimos 5 competências que acreditávamos ser indispensáveis para os compradores serem bem-sucedidos.

E embora o conteúdo tenha sido publicado há 11 meses, ele continua atual e com dicas valiosas para se destacar no mercado. Ter conhecimento em “strategic sourcing” e “fazer gestão de riscos na cadeia de abastecimento” são apenas alguns exemplos de práticas que deve ter em consideração no próximo ano também.

 

4. Seleção de fornecedores: saiba como contratar os melhores

Outro assunto que nunca sai de moda é a preocupação com a seleção de fornecedores. Hoje em dia, mais do que atentar nos fatores de prazo, preço e qualidade, os compradores precisam de se preocupar se as parcerias de negócios estão em conformidade com questões sociais, ambientais e de governança, o famoso ESG que tanto ouvimos falar em 2021.

Mas como selecionar fornecedores que cumpram tantos critérios diferentes? Este texto, com certeza, funcionou como um guia para muitos profissionais que estavam preocupados em criar boas – e sustentáveis – parcerias de negócios.

 

5. Departamento de compras: como ser mais estratégico

No passado, a área de compras era vista como um setor que apagava fogos e gerava custos às empresas. Hoje, o jogo virou e se existe um departamento importante para toda a companhia, este é o departamento de compras.

Afinal, um euro economizado no setor é 1 euro de lucro para a organização. Por isso, a tecnologia ganhou importância, pois apenas o uso de digitalização é capaz de gerar dados para acelerar tomadas de decisão e promover mais inteligência.

Se quer ser mais estratégico em 2022, pode incluir este texto na sua lista de leitura também. 😉

 

Estes foram os 5 textos mais lidos do Blog ME em 2021.

Leu algum deles?

Aproveite e comente os temas que gostaria de ler no próximo ano.

Também pode assinar a nossa newsletter e não perder nenhum atualização do nosso blog.

Até à próxima! 😊