O mundo tem-se desenvolvido rapidamente. As tecnologias lançadas nos últimos 5 anos já são ultrapassadas ou utilizadas para dar suporte às novas descobertas. Estas constantes atualizações e momento que estamos a viver exigem do mercado um novo ritmo e comportamento.
Não é novidade que diversos segmentos tiveram de reaprender a trabalhar. Isto inclui, principalmente, aquelas profissões que exigem práticas de relacionamento e estratégia para garantir o sucesso.
Este é o caso da profissão de comprador. O perfil do profissional de compras foi sendo adaptado ao longo dos anos e, atualmente, não basta conseguir o menor preço, é preciso agregar valor e ajudar a inovar.
Neste artigo, iremos abordar as principais competências que o comprador moderno precisa de desenvolver para ter uma carreira de sucesso.
Está preparado? Continue a ler!
5 competências que todo comprador de sucesso precisa de ter
1. Conhecimento de strategic sourcing
Strategic Sourcing é um método para avaliar a complexidade de obtenção de um determinado produto, bens de consumo ou serviços no mercado versus o impacto que a escolha traz para o negócio. Ou seja, é a prática de aprimorar, de maneira contínua, as compras de uma empresa.
Através dessa análise, é possível verificar os custos internos e externos, a rede de fornecimento e os níveis de serviços prestados para determinado grupo de produto e, então, planear ações específicas e estratégicas que visem satisfazer as necessidades da organização.
O Strategic Sourcing pode ser a técnica-chave para que os problemas de abastecimento e atrasos de entrega sejam minimizados ao longo desta crise internacional, por exemplo.
2. Adaptar-se às novas tecnologias aplicadas à área de compras
O comprador que aceita a tecnologia como aliada nos processos de compras pode ter muito sucesso ao longo de sua carreira. As plataformas digitais otimizam os processos, que antes eram lentos e burocráticos, ajudando o comprador a ser mais estratégico e relevante para o negócio da empresa.
Segundo um estudo feito pela Consultoria Internacional Hackett Group, as áreas de compras que usam as tecnologias 4.0 conseguem obter uma redução de custos de até 17%. Entretanto, quando aceitam verdadeiramente a transformação digital – ou seja, mudam o mindset e não utilizam apenas determinada tecnologia de forma pontual – conseguem reduzir os gastos em 45% ou mais.
O profissional que souber utilizar cada uma delas no seu dia a dia, certamente estará um passo à frente de seus concorrentes e pronto para responder ao mercado da melhor forma possível.
3. Saber relacionar-se com os fornecedores
A tecnologia é regra para os negócios, mas o relacionamento é igualmente importante. Os compradores não conseguem manter bons negócios sem comunicar e personalizar o atendimento aos seus fornecedores. A maioria das organizações que resistiu ao período de recessão foi em virtude de se saber relacionar.
Saber tratar os fornecedores como parceiros pode trazer inúmeros benefícios. As empresas podem conquistar melhores preços, melhores prazos de entrega e ainda estimular a colaboração entre as partes, o que favorece a inovação.
Muitas empresas já entendem que a colaboração entre empresas de uma cadeia de fornecimento ajuda a promover uma convivência duradoura e promissora. Esta interação, quando suportada pela tecnologia, acaba por aproximar e alavancar ainda mais o relacionamento, trazendo governança e compliance para as empresas.
4. Fazer gestão de riscos na cadeia de fornecimento
Nenhum negócio é intocável. As ameaças são inerentes a todos e, quando falamos sobre riscos, existem aqueles que conseguimos prever e evitar e aqueles que simplesmente acontecem e nos forçam a atuar rapidamente para que os impactos sejam mínimos para os negócios e para a sociedade. Por isso, o comprador de sucesso precisa de ter sempre um plano de contingência para o caso de acontecer algo inesperado.
Um comprador que não faz a gestão de riscos dificilmente consegue destacar-se na empresa. Para quem ainda não está muito familiarizado com o termo, Gestão de Riscos refere-se a um conjunto de atividades direcionadas para gerir e controlar uma empresa em relação a potenciais ameaças.
O planeamento deve incluir fontes alternativas de fornecimento e níveis de stock, considerando também uma possível queda na entrega dos produtos ou serviços das empresas.
5. Aplicar governança e compliance na matriz de fornecedores
Compliance é um tema bastante debatido entre os compradores dentro das empresas. A grande maioria está familiarizada, mas poucos gostam das burocracias que envolvem o assunto. Afinal, muitas vezes, ele é visto como um obstáculo, algo relacionado com obediência, conformismo e sujeição a regras já estabelecidas.
As organizações procuram cada vez mais transparência em relação aos seus processos internos e externos e às negociações. O comprador de sucesso entende a importância do compliance dentro dos processos de compras e sabe tirar proveito dele, utilizando-o como um diferencial competitivo no dia a dia.
Relacionar-se com fornecedores que seguem as novas regulamentações e obrigações legais (como SPED, Lei Anticorrupção, entre outras) traz muito mais valor para a cadeia de fornecimento, diminuindo os riscos e garantindo um relacionamento onde ambas as partes saem a ganhar.
Entretanto, não basta garantir compliance dentro dos processos: é preciso ter governança para assegurar que os parceiros seguem uma série de regras para manter a integridade das negociações.
E então, concorda com as 5 competências para ser um comprador de sucesso? Acrescentaria alguma? Deixe a sua opinião nos comentários!
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Até à próxima!