Para enfrentar as transformações ágeis do mercado, todo profissional deve incorporar o conceito de aprendizagem contínua, mantendo-se constantemente atualizado sobre as tendências em sua área.
A aprendizagem contínua pode ser alcançada por diferentes meios, como cursos, treinamentos, leituras, networking e participação em eventos, como o ME B2B Summit.
No blog ME, você encontra os assuntos mais relevantes do mercado B2B, incluindo carreira de comprador, inovação, tecnologia, gestão de compras e sustentabilidade.
Para ajudar você nessa importante jornada do conhecimento, selecionamos os posts mais lidos em 2023:
1. Profissional de compras: uma carreira para o futuro
A carreira de comprador está em crescente ascensão, impulsionada principalmente pelo papel estratégico que o profissional desempenha. Isso se deve ao fato de a área de compras exercer um papel estratégico e ser uma das grandes responsáveis pela redução de custos, questões de ESG e inovação, abrindo um leque de possibilidades para quem atua no setor.
Apesar dos inúmeros desafios, como a necessidade de habilidades analíticas e adaptação às mudanças, a carreira de comprador oferece diversas oportunidades de crescimento, especialmente para aqueles que buscam se destacar por meio de especializações, além do conhecimento em ferramentas digitais e técnicas de negociação.
> Clique aqui para ler o post completo!
2. 10 competências essenciais para o sucesso em compras
Para alcançar sucesso na carreira, todo profissional precisa ampliar seus conhecimentos. Esse desafio torna-se ainda mais crucial para o profissional da área de compras, dada a sua natureza dinâmica e a necessidade de se manter atualizado diante das rápidas mudanças no setor. Por isso, para atender às demandas da profissão, é necessário aprimorar as habilidades constantemente.
Neste post, selecionamos alguns dos conhecimentos que serão cada vez mais procurados em compradores, como adaptação às novas tecnologias, como IA, relacionamento com fornecedores, análise de dados, gestão de riscos e governança. Além das qualificações técnicas, é importante destacar que as habilidades comportamentais serão cada vez mais valorizadas no ambiente de trabalho.
> Clique aqui para ler o post completo!
3. Saving em compras: o que é e como conquistar mais economia
“Economia” é uma palavra ouvida pelos compradores com bastante frequência. O saving é um dos indicadores-chave de desempenho – KPIS – usados para medir o desempenho em uma negociação. Acompanhar o saving é fundamental para avaliar se a estratégia de compras está adequada aos objetivos do negócio.
Ao conhecer o histórico de preços e o quanto economizou na última compra, o comprador poderá se preparar melhor para as próximas negociações com fornecedores, reduzindo os custos das novas aquisições. Neste post, descubra como conquistar mais economia em compras.
> Clique aqui para ler o post completo!
4. 10 KPIs para medir o desempenho de compras
Nos últimos anos, a área de compras tem passado por transformações significativas, e o papel do comprador evoluiu de simples “tirador de pedidos” para um profissional estratégico e protagonista no sucesso dos negócios. Essa mudança de abordagem tornou o acompanhamento dos KPIs de compras – ou indicadores-chave de performance – indispensável na rotina do setor.
Para garantir que os KPIs estejam alinhados com os objetivos da empresa, é importante escolhê-los com cuidado. É fundamental que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e tenham prazos definidos. Acompanhar essas métricas permite que o comprador antecipe problemas e faça os ajustes necessários. Além disso, o uso de indicadores aumenta a transparência, levando a uma cultura orientada por dados.
> Clique aqui para ler o post completo!
5. Sustentabilidade e inovação como fatores de competividade nas empresas
A adesão das empresas aos princípios ESG – Ambiental, Social e de Governança – não só demonstra um compromisso com a sustentabilidade, mas também resulta em benefícios, como aumento da capacidade de inovação, novas oportunidades de negócios e competitividade.
Ao adotar práticas sustentáveis, as empresas são desafiadas a repensar seus processos e encontrar soluções mais eficientes para reduzir o impacto ambiental e social de suas atividades. Esse processo pode levar a descoberta de novas tecnologias e novas formas de produção que não só beneficiam o meio ambiente, mas também trazem vantagens competitivas no mercado.
> Clique aqui para ler o post completo!
Gostou deste post? Receba mais conteúdos como este direto no seu e-mail. Assine aqui a News ME!
Até à próxima! 😉