Nos últimos dois anos, para minimizar os impactos da crise promovida pela covid-19, a transformação digital passou de estratégia de negócios para uma questão de sobrevivência.

Na área de suprimentos, não foi diferente.  As empresas têm adotado cada vez mais a digitalização para tornar os processos da área de compras mais otimizados e inteligentes e, com isso, se manterem competitivas no mercado.

Esse protagonismo está relacionado ao potencial de ganho que as empresas podem atingir quando as áreas de compras atuam de forma estratégica. E nesse contexto, a tecnologia é a principal aliada, já que automatiza atividades que não agregam valor ao negócio e libera o tempo dos profissionais para o que realmente traz resultado.

Economia, governança, agilidade e colaboração são alguns dos pilares mais esperados pelas empresas que apostam em soluções de gestão de compras.

Nos próximos anos, a adoção de soluções inteligentes de compras deve continuar crescendo e revolucionando os negócios das empresas.

3 soluções para implementar na sua área de compras

Existem diferentes soluções que ajudam na transformação digital em compras e garantem resultados significativos. Neste post, selecionamos 3 delas:

  • Procure-to-Pay, ou P2P, como é mais conhecida, promove uma gestão de compras completa e integrada, da requisição ao pagamento.
  • CLM (Contract Lifecycle Management): permite gerenciar o ciclo de vida dos contratos com fornecedores, de maneira automatizada.
  • Gestão de Fornecedores: controla os processos relacionados a fornecedores e terceiros em um único ambiente.

A seguir, conheça os detalhes de cada uma dessas soluções e comece 2022 com seus processos digitalizados:

Procure-to-Pay (P2P)

A solução de P2P (Procure-to-Pay) automatiza todo o ciclo de compras corporativas e libera a equipe dos processos manuais, descentralizados, custosos e sem transparência.

Com o P2P do Mercado Eletrônico, todos os processos relativos a compras ficam concentrados em um ambiente: requisição, cotação, negociação com fornecedor, pedido, faturas e pagamentos.

É uma maneira da sua área de compras conquistar os pilares mais importantes:

Economia

  • Redução de custos operacionais de compras;
  • Negociações mais inteligentes para conquistar mais savings;
  • Controle de todo o fluxo operacional de compras;
  • Spend Analysis: análise de gastos e potencial de economia;
  • Mapa comparativo: compare, de forma automática, as cotações e faça melhores negociações.

Agilidade

  • Diminuição do leadtime de compras;
  • Automatização de processos operacionais;
  • Acesso à plataforma de qualquer dispositivo conectado à internet;
  • Business Intelligence: relatórios para tomadas de decisões rápidas;
  • Solução em nuvem, sem necessidade de instalações e atualizações.

Governança

  • Registro de todo no processo em uma única plataforma
  • Processos transparentes e auditáveis no ciclo completo de compras;
  • Acesso ao histórico de compras.

Colaboração

  • Comunicação ágil com fornecedores em uma única plataforma;
  • Integração com qualquer ERP;
  • Compartilhamento de relatórios de performance dos fornecedores.

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CLM (Contract Lifecycle Management)

Ter uma gestão de contratos automatizada resulta em benefícios que vão além das obrigações contratuais: diminui riscos, melhora a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes e facilita o processo de auditoria e compliance em compras.

A automação do ciclo de vida dos contratos com uma solução de CLM libera os compradores dos controles manuais, para que possam concentrar tempo e esforços nas negociações com fornecedores.

Também oferece visibilidade, acesso aos dados em tempo real e controle das alterações dos contratos, entre outras vantagens. Veja:

  • Parametrização de workflows, da solicitação até a aprovação de contratos;
  • Controle de todas as etapas do contrato, da iniciação à renovação;
  • Cumprimento dos requisitos de compliance e auditoria de processos;
  • Negociações centralizadas em um único ambiente, com agilidade e segurança;
  • Analytics: gerenciamento de toda a base de contratos por meio de gráficos;
  • Controle de SLAs e datas de vigências com notificações na plataforma.

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Gestão de Fornecedores (Supplier Relationship Management)

A gestão de fornecedores é desafiadora para as empresas. Além de questões que envolvem preço, qualidade e entrega, outras preocupações devem estar na estratégia do negócio, como imagem da marca, ESG, desabastecimento, e riscos de corresponsabilidade fiscal e trabalhista.

Para gerenciar todas essas variáveis, as organizações precisam contar com a tecnologia. Na gestão de fornecedores, temos 5 práticas: cadastro, homologação, avaliação, inspeção e gestão de todos os seus terceiros.

Com a solução de Supplier Relationship Management do Mercado Eletrônico, sua área de compras adota uma gestão de fornecedores colaborativa, transparente e efetiva. Confira os benefícios:

  • Gerenciamento e controle de todos os fornecedores e serviços terceirizados;
  • Economia, agilidade e compliance na gestão de fornecedores e terceiros;
  • Construção de parcerias sustentáveis e confiáveis com fornecedores;
  • Colaboração entre as empresas parceiras de negócios;
  • Verificação da conformidade dos fornecedores;
  • Avaliação dos parceiros ao longo do processo de fornecimento;
  • Diminuição dos riscos relacionados aos fornecedores e terceiros.

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