Como convencer os gestores da importância da transformação digital?

A transformação digital é questão de sobrevivência para as empresas brasileiras e isso nós já falamos neste post aqui. Entretanto, muitas delas ainda sentem dificuldade em defender, de forma clara e objetiva, a importância de inovar para a liderança.

Segundo uma pesquisa da Forbes, para que a transformação digital aconteça e seja bem sucedida, todos os gestores da organização precisam estar engajados e por dentro dos avanços tecnológicos, além de terem o conhecimento sobre os impactos que as soluções podem trazer aos processos corporativos.

No post de hoje, selecionamos 3 dicas para você ter bons argumentos com a diretoria da sua empresa.

 

3 pontos fortes da digitalização para convencer a liderança

3 pontos para convencer os diretores sobre a transformação digital

1 – Os números falam por si

Existem inúmeras tecnologias e modelos de negócios que são alavancados pela transformação digital. Existem também várias pesquisas e entrevistas com executivos que estão vivenciando esta digitalização e que comprovam a importância de surfar na onda do 4.0.

Para conquistar a liderança de sua empresa, não adianta levar os nomes técnicos e novas tendências, pois eles, muito provavelmente, não vão entender. Os gestores querem saber dos resultados nos negócios, portanto, apresente sempre os números, pois assim fica mais fácil ter a visão da evolução e vislumbrar os benefícios da digitalização.

Em resumo, não explique as tecnologias e nem a digitalização, explique os impactos positivos que elas podem trazer aos negócios.

2 – Concorrência acirrada

Com o surgimento de tantas tecnologias, as companhias não devem fazer vista grossa e fingir que não estão vendo o crescimento acelerado de seus concorrentes.

Como já dito acima, atualmente, a digitalização é questão de sobrevivência.

Pensando nisso, a liderança precisa conhecer quais as tecnologias e os processos que a concorrência está utilizando para conquistar o mercado, alcançar resultados melhores e ser mais eficaz.

Portanto, leve uma análise detalhada sobre os negócios dos concorrentes para ajudar na decisão.

3 – Decisões rápidas e certeiras

Esta pode ser a cartada final, caso a liderança ainda relute em aceitar a digitalização. Ao abordar sobre o assunto, deixe evidente que o uso das tecnologias resulta em dados e informações que facilitam a tomada de decisão, tornando-as mais rápidas, inteligentes e estratégicas.

A análise de dados, inteligência artificial e machine learning, quando usados da maneira correta, podem ajudar e direcionar as decisões da empresa, alavancando os negócios, gerando inovação, ideias de novos produtos ou serviços, otimização dos gastos operacionais e uma infinidade de outros benefícios.

Com estes três pontos abordados corretamente, não há como negar a transformação digital. Talvez, os gestores precisem de capacitação para realmente vivenciarem a mudança de forma correta. Entretanto, são detalhes que podem ser resolvidos facilmente, após a aceitação da tecnologia como parte do negócio.

É importante lembrar que a transformação digital não significa apenas a mudança de processos, mas também a transformação de pessoas.

Após preparar os diretores, chegou a hora de familiarizar os colaboradores com a nova cultura organizacional. Este assunto você pode ver neste outro post aqui.

E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre como convencer os diretores da sua empresa sobre a importância da digitalização? Deixe nos comentários sua opinião!

Não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as tendências e notícias sobre o mercado B2B!

 

Até a próxima! 😊