A transformação digital é uma tendência que vem dominando os mercados do Brasil e do mundo há alguns anos. É verdade que muitas empresas ainda relutam em se adaptar a este novo cenário. Entretanto, com a pandemia do Covid-19, o mercado em geral foi obrigado a digitalizar os processos para não parar as operações, pois muitas empresas optaram por trabalhar de maneira remota.

Esta digitalização “forçada” pelas circunstâncias trará inúmeros benefícios a curto e longo prazo, que vão desde a melhoria de performance, produtividade e saúde do colaborador, até o aumento da visibilidade de processos e governança da área.

Nesta postagem, vamos falar sobre as melhores tecnologias para investir durante a quarentena.

Continue a leitura!

 

A transformação digital impulsionada pelo coronavírus

Segundo o relatório “Compras de classe mundial: redefinindo o desempenho na era digital”, a transformação digital pode gerar até 45% de economia para o setor de compras das empresas.

Este dado comprova a importância da digitalização na cadeia de suprimentos, ação que muitas empresas estão se vendo obrigadas a adotar por causa da pandemia.

Vale lembrar que não adianta ter as melhores tecnologias sem ter os profissionais adequados para manuseá-las. Portanto, é muito importante investir e capacitar os colaboradores para o novo modelo de negócio.

 

Tecnologia SaaS é uma facilitadora para as empresas

As grandes empresas enxergam o modelo SaaS (Software as a Service) como um facilitador na adesão de novas tecnologias.

Uma plataforma SaaS é aquela que não tem a necessidade de instalação de nenhum programa nos equipamentos. As aplicações ficam disponibilizadas na nuvem e são acessadas pela internet como, por exemplo, todas as soluções do Mercado Eletrônico.

Isso permite que os colaboradores tenham acesso às aplicações de forma remota, independentemente do horário e local que estejam.

 

Inteligência artificial a favor dos negócios

É indiscutível os benefícios que o uso da inteligência artificial traz para as empresas. Segundo a previsão deste ano da consultoria Gartner, 30% das organizações farão uso da inteligência artificial em, pelo menos, uma etapa do processo de compras.

Esta tendência deve gerar grande quantidade de dados para estratégias mais assertivas e direcionadas ao cliente. A utilização de IA no dia a dia torna as equipes mais produtivas e ainda reduz consideravelmente os erros nos negócios.

 

Análise preditiva com a Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas é uma ferramenta que ajuda as empresas a analisar os dados gerados por meio da inteligência artificial, trazendo previsões do mercado. A partir desta análise preditiva, a empresa adquire uma visão geral do negócio e mostra com precisão quais os próximos passos a serem seguidos.

As empresas que souberem tirar proveito desta inovação, conseguirão prever possíveis problemas futuros para ajudar na economia e ganho de tempo, além de poder personalizar o atendimento de acordo com a necessidade de cada cliente.

 

E aí, gostou desta postagem? Deixe nos comentários a sua opinião sobre a digitalização que estamos vivendo!

Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar pode dentro de tudo o que acontece no mercado B2B!

Até a próxima!