Nos dias 18 e 19 de junho, o Mercado Eletrônico participou da 3ª edição do Compras Summit, realizado pela Ciclo Academy.
Para a programação do evento, convidamos nosso cliente Júlio Abrahão, diretor de Compras, Gestão Patrimonial e de Contratos na Vibra Energia.
Com o tema “Maximizando valor à gestão de compras e fornecedores”, Abrahão apresentou as principais conquistas com a transformação digital dos processos de compras.
Na palestra, o diretor destacou que a transformação da área de compras da Vibra Energia foi alicerçada em três pilares fundamentais: pessoas, processos e inovação.
Antes das mudanças, os processos do setor eram burocráticos e com pouca eficiência. Além disso, não havia controle da contratação de fornecedores.
A partir de 2019, a empresa iniciou o projeto de transformação digital, com objetivo de otimizar processos, desenvolver parcerias estratégicas com fornecedores e aumentar a economia.
No processo de modernização, as soluções de e-Procument e SRM (Supplier Relationship Management) do ME foram essenciais para mudar o cenário da Vibra Energia.
Um dos resultados importantes obtidos foi a redução do tempo médio de contratação de 180 dias para apenas 21 dias, além da eliminação de processos manuais e a comunicação por e-mail.
“Estamos cada vez mais empenhados em ampliar a participação de fornecedores qualificados e em melhorar continuamente a gestão dos parceiros. Implementamos um programa de reconhecimento, que vai fortalecer ainda mais o relacionamento e a inovação”, declarou Júlio Abrahão, diretor de Compras, Gestão Patrimonial e de Contratos na Vibra Energia.
O aumento do saving foi outro grande destaque com a digitalização dos processos: 20% em um ano.
Com o uso das ferramentas, a Vibra Energia passou a qualificar formalmente os fornecedores. Por meio de avaliação contínua, somente parceiros qualificados podem participar das cotações.
A partir da digitalização de compras, os processos da Vibra Energia foram redefinidos e agora são mais ágeis e eficientes.
A seguir, confira os principais benefícios alcançados com a digitalização de compras e a parceria do ME:
- Implementação das soluções e-Procument e SRM (Supplier Relationship Management) do ME, integrando diferentes sistemas para otimizar fluxos e aumentar a eficiência.
- Redução do tempo médio de contratação de fornecedores: de 180 dias para 21 dias.
- Adoção de assinatura eletrônica e automatização dos processos de controle e follow-up, eliminando registros manuais e comunicação por e-mail.
- Spend total aumentado para 1,2 bilhões em 2023, com 12.000 requisições de compras.
- Monitoramento contínuo e avaliação de desempenho dos fornecedores.
- Avaliação contínua de desempenho dos fornecedores, incluindo aspectos legais, econômicos, critérios ESG e de integridade.
“Na jornada de transformação digital, a capacitação dos nossos compradores foi uma etapa fundamental, e até 2025, a temos como meta o alcance do estado da arte na gestão de compras, com integração de sistemas, fornecedores qualificados e melhoria contínua dos nossos processos”, acrescentou Júlio Abrahão, diretor de Compras, Gestão Patrimonial e de Contratos na Vibra Energia.
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