Plataforma SaaS

O que é SaaS?

Software as a Service, conhecida também como SaaS, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções tecnológicas através da internet, como serviço. O conceito por trás dessa abreviação é a otimização de recursos, pois ao invés de investir em infraestrutura, equipamentos, equipes de manutenção e ainda arcar com todos os custos adicionais, a contratação de um serviço SaaS permite que as empresas direcionem seus recursos ao que realmente importa aos negócios.

Com esse modelo, a empresa não precisa se preocupar com instalação e nem atualização de hardwares e softwares. O acesso é simples e só é necessária conexão com a internet. Os provedores do serviço são os responsáveis por gerenciar logins, manter a estrutura de segurança de dados, conectividade e os servidores necessários para que a ferramenta funcione adequadamente.

 

Quais são os benefícios de contratar uma plataforma SaaS?

Acessibilidade: como a plataforma é localizada na nuvem, ela pode ser acessada de qualquer computador ou dispositivo móvel, onde e quando for necessário.

Manutenção: ao escolher uma solução Software as a Service, a empresa não terá a necessidade de contratar suporte local para tratar os bugs da plataforma, pois os problemas serão tratados de maneira remota pelo prestador de serviço.

Upgrade: o fornecedor da plataforma é responsável por gerenciar eventuais atualizações e upgrades, o que elimina a necessidade de download ou instalação de aplicativo por parte do contratante.

Economia: no Software contratado como serviço, a empresa não precisa se preocupar com custos de equipamentos, sistema de ar condicionado e sala para acomodar o sistema, pois tudo é armazenado no data center do fornecedor. Portanto, as despesas são basicamente com o pacote de internet e a mensalidade da plataforma, tornando a opção mais barata em longo prazo.

 

O próximo post que faremos sobre o assunto abordará o que levar em consideração antes de contratar uma plataforma SaaS. Não perca a oportunidade de ficar por dentro e assine nossa newsletter!

Leia também sobre as soluções de compras B2B que o Mercado Eletrônico oferece para empresas. Clique aqui e confira!