Os processos de compras têm mudado muito nos últimos anos, tanto nas vendas como no comércio B2B – as operações estão cada vez mais digitalizadas e as negociações remotas têm ocupado um grande espaço no mercado.
No post de hoje, Luiz Gastão Bolonhez, vice-presidente do Mercado Eletrônico, expõe o seu ponto de vista sobre a importância da transformação digital em compras e toda a aceleração e urgência causada pela pandemia covid-19.
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Presença no meio digital é caso de urgência
Durante uma live que realizei com Leonardo Framil, CEO da Accenture Brasil e América Latina, o executivo comentou que a pandemia covid-19 mostrou a urgência das empresas estarem presentes no ambiente virtual, o que fez com que processos de implementações tecnológicas, que levariam até três anos, fossem feitos em apenas três meses.
Recentemente, observamos uma disrupção muito grande em diversos setores, o que aumentou ainda mais a competitividade e a procura por soluções que resolvam problemas modernos num curto espaço de tempo. As empresas perceberam que a dedicação ao potencial estratégico do mercado deve ser prioridade e isso é ainda mais latente e visível no setor de compras B2B.
Hoje, mais do que nunca, será preciso ir para além do básico e do operacional, e mostrar a capacidade estratégica e criativa de se adaptar às novas necessidades, que mudam num piscar de olhos. A transformação digital é peça-chave para que tudo isto seja possível.
Tecnologia reduz em até 17% os custos em compras B2B
Segundo o estudo “Compras de classe mundial: redefinindo o desempenho na era digital”, o investimento em novas tecnologias reduz em até 17% os custos gerados pelas áreas de compras.
Esses investimentos podem estar ligados a diversos setores da área, como a gestão e organização de stock e fornecedores e a análise de dados, por exemplo. Esta última, aliás, permite que as empresas analisem o mercado com mais eficiência e tomem decisões com mais rapidez e que potencializem a eficiência dos negócios.
Automação em compras: processos mais simples, transparentes e estratégicos
As plataformas online de gestão de compras são um grande elemento diferenciador da transformação digital – tais ferramentas tornam os processos mais simples, transparentes, organizados e estratégicos. Por outro lado, também eliminam a necessidade de refazer e diminuem drasticamente os riscos.
Por meio delas, as empresas têm acesso a diversas facilidades como gestão dos contratos, assinaturas digitais (documentos podem ser verificados remotamente e o uso de papel é reduzido) e gestão de riscos – mesmo com todos os cuidados, qualquer negócio está sujeito a problemas, antecipá-los pode ser a chave para evitar crises.
Quem não realizar a transformação digital vai perder destaque
Além de todos os benefícios práticos do dia a dia, a digitalização também permite que as empresas estejam mais próximas dos seus fornecedores, o que melhora o relacionamento e os torna parceiros de negócios sustentáveis.
Agora, mais do que nunca, aqueles que não se estão a adaptar à nova realidade do mercado vão perder destaque. É preciso estar atento a todas as novidades que surgem e entender que ferramentas incorporar no setor de compras para garantir o sucesso dos negócios.
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