“Expectativa vs realidade” é um dos memes mais conhecidos da internet hoje. De um lado, uma imagem representa o que a pessoa deduz ou imagina. Do outro, a realidade, que geralmente é bem diferente da imaginação.

Expectativa vs. realidade

Mas qual a relação de um meme com um KPI?

No post de hoje, partilhamos consigo 7 KPIs para a área de compras ir além das suposições e reconhecer, de facto, o cenário em que atua.

Veja!

Suposições vs KPIs

Podemos traçar um paralelo a partir do raciocínio deste meme e comparar, no mundo corporativo, suposições vs KPIs.

De um lado, existem achismos fundamentados em perceções. Do outro, uma ferramenta que apresenta às empresas dados com a situação real do negócio.

No mundo digital, companhias que dispõem de KPIs assertivos e claros têm um diferencial competitivo face ao mercado.

Isso porque, com dados na mão, é possível analisar e identificar os pontos de melhoria e definir as estratégias mais assertivas.

O que são os Key Performance Indicators (KPIs)?

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são métricas importantes para todo o processo de gestão da empresa, pois permitem que as tomadas de decisão dos setores sejam feitas com base nos dados apresentados e não em suposições.

Na área de compras, algumas métricas devem ser analisadas para contribuir para o crescimento do negócio. Abaixo, explicamos cada uma delas.

Quais são os KPIs mais relevantes para compras B2B?

1. Saving

O primeiro KPI importante para os compradores é o saving, essencial para a área financeira, que analisa a poupança conquistada nas aquisições.

Isto significa o custo evitado ao fechar uma compra com valor menor do que o orçamentado.

Esta é uma forma de analisar o desempenho da equipa nas negociações com fornecedores, com a finalidade de reduzir gastos e gerar lucros.

2. Nível das entregas

O segundo indicador é o nível das entregas, que identifica as taxas de devolução em relação ao número total de produtos adquiridos.

Assim, é possível observar a percentagem de mercadorias com defeito.

3. Lead time

Já o lead time, terceiro KPI utilizado na área de compras, permite avaliar a duração de cada etapa da compra, como pesquisa, seleção de fornecedores, análises de cotações e entrega do produto, propondo os ajustes necessários para os melhores resultados da empresa.

4. Evolução de preço

O quarto indicador é a evolução do preço, que analisa a oscilação dos valores em um determinado período, durante todo o processo de compras.

5. Produtividade

A produtividade é o quinto KPI, que auxilia o setor na identificação dos ajustes para a redução da carga operacional dos compradores.

6. Satisfação dos clientes

O sexto indicador, por sua vez, é a satisfação do cliente e pode ser medido através de inquéritos de satisfação periódicos.

7. Custo de abastecimentos

Por fim, mas não menos importante, está o custo de abastecimentos, que é responsável por comparar o volume de compras e vendas para apontar o percentual dos custos dos itens em relação às suas vendas.

Com tantas métricas e dados, a tecnologia é indispensável para não deixar nenhuma informação do negócio passar em branco.

Por isso, usar soluções e ferramentas específicas é uma chave indispensável para as áreas de compras.

E por aí, já usa KPIs para sair da expectativa e visualizar a realidade? Comente aqui!

Este artigo foi assinado por Diogo Morgado, product manager do Mercado Eletrônico, e publicado no Estadão.