As empresas que se querem destacar e manter-se competitivas no mercado enfrentam muitos desafios diariamente. Os aspetos ligados às compras de insights, matéria-prima e prestação de serviços são alguns deles. Por isso, tem sido cada vez mais necessária a pesquisa por fornecedores especializados, que partilhem os mesmos valores e que cultivem práticas ESG nos seus processos. São fatores como esses que impulsionam o crescimento e a inovação. E é aí que entra o conceito de parceiro de negócios – e não apenas um simples fornecedor.
Nesse sentido, além de ter uma ferramenta de P2P (Procure-to-Pay), a automatição da gestão de fornecedores é primordial para que as organizações consigam atingir os seus objetivos. Ao adotar uma solução de Supplier Relationship Management (SRM), toda a gestão de relacionamento com fornecedores fica concentrada num único ambiente online, onde é possível controlar riscos e performance, além dos clássicos preço, prazo e qualidade.
A seguir, conheça as 5 práticas da solução de SRM para fazer uma gestão de fornecedores eficiente na sua empresa:
1. Registo
A etapa de registo de fornecedores é uma das mais importantes, pois é nesse momento que as empresas podem verificar se o futuro parceiro cumpre os requisitos mínimos legais. Quando o registo é feito manualmente, os compradores perdem muito tempo a confirmar informações junto dos órgãos públicos competentes e preenchendo folhas de Excel, que facilmente podem ficar desatualizadas.
Com uma solução de Supplier Relationship Management (SRM) é possível ter interação ágil entre comprador, fornecedor e bases externas. Os registos dos parceiros ficam centralizados numa única ferramenta online, que possui verificação automática da situação de cada fornecedor.
2. Homologação
A homologação dos fornecedores é fundamental para manter sob controlo os possíveis riscos que possam comprometer a qualidade do produto ou serviço prestado e a reputação da sua empresa. Na homologação, são verificados aspectos fiscais, laborais, financeiros, técnicos e operacionais, ambientais e de responsabilidade social, além do cumprimento de normas internas dos compradores.
Tal como a etapa de registo, homologar fornecedores de forma manual exige muito tempo por parte dos compradores, além de aumentar a possibilidade de falhas na verificação das informações. Com uma solução de SRM, podem ser criados diferentes processos de homologação automatizados e classificação de riscos dos fornecedores, de acordo com as necessidades da empresa.
3. Avaliação
Para diminuir riscos relacionados com fornecedores, a sua performance pode ser avaliada periodicamente, ao longo do período de fornecimento. Na maioria dos casos, a etapa de avaliação de fornecedores é feita através de um questionário, com perguntas que devem ser respondidas pelos requisitantes, gestores de serviços e pelos próprios fornecedores.
Com uma ferramenta digital específica, a avaliação dos parceiros pode ser feita por IDF – Índice de Desempenho dos Fornecedores, que mostra as notas dos fornecedores e as posições no ranking. Também é possível configurar o bloqueio do fornecedor, caso ele não atinja uma nota mínima necessária para o fornecimento.
4. Gestão de terceiros
A gestão de terceiros é um assunto cada vez mais em evidência nas empresas. Para reduzir os riscos da corresponsabilidade laboral, é imprescindível ter acesso às informações das empresas contratadas e dos seus colaboradores, como aspetos ligados à saúde e segurança do trabalho. A solução de SRM é uma ferramenta que disponibiliza o ambiente centralizado à empresa contratada, para registar todos os dados dos colaboradores que serão contratados, simplificando assim a gestão de terceiros.
5. Inspeção
A inspeção é uma vistoria complementar aos processos de homologação, avaliação e gestão de terceiros. Ao optar por uma solução de SRM, a prática de inspeção de fornecedor permite a configuração de diversos processos relacionados com as visitas técnicas, por exemplo, criação de formulários específicos para cada tipo de inspeção.
Além disso, possibilita a criação de notas finais, com adição dos resultados de avaliação e homologação do fornecedor. Essas atividades podem ser executadas internamente ou por empresas especializadas, mantendo as informações centralizadas num único ambiente online.
Agora que conheceu as principais práticas de uma gestão de fornecedores eficiente, conheça os detalhes da nossa solução de Supplier Relationship Management (SRM).
Fale com um especialista do Mercado Eletrônico clicando em “Quero conhecer a solução”, neste link.