A cada dia, a área de compras ganha destaque nas empresas, devido à sua importância estratégica no crescimento dos negócios. Porém, alguns erros na gestão de compras podem atrapalhar a velocidade da sua evolução.
Existem alguns mitos que ainda cercam os profissionais de compras e que atrapalham os resultados do departamento, como acreditar que a digitalização dos processos pode vir a substituir a atuação do comprador nas empresas.
Neste post do blog ME, selecionamos os principais erros na gestão de compras que impedem que os times se tornem protagonistas estratégicos dos negócios.
Aproveite a leitura!
1. Não ter planejamento de compras alinhado aos objetivos da sua empresa
Planejar é uma das etapas mais importantes para o sucesso de qualquer negócio, especialmente em cenários incertos. Em um mercado cada vez mais competitivo, a empresa que não planeja pode sofrer grandes consequências negativas e até mesmo catastróficas.
Na área de compras, o planejamento é a peça-chave para aumentar as chances de conquistar as melhores aquisições, com preços competitivos e melhores parceiros de negócios.
Mas um dos erros na gestão de compras é ter como foco apenas a economia e não direcionar esforços para outros aspectos importantes, que colaboram com o crescimento da empresa, como novas tecnologias e questões de ESG.
A definição de metas alinhadas aos objetivos do negócio é fundamental para que a área de compras aumente sua eficiência no médio e longo prazo.
2. Não otimizar processos operacionais do dia a dia de compras
Em um passado não muito distante, a área de compras era conhecida apenas como suporte ao cliente interno. Com as crises que já vivenciamos e as transformações tecnológicas, esse cenário mudou: hoje, potencializar os negócios entre empresas é importante para as companhias crescerem de maneira sustentável e escalável.
E para acompanhar a evolução do mercado, os processos operacionais de compras não podem mais ser o foco dos compradores. Os profissionais precisam ser liberados para atividades estratégias relevantes ao negócio.
A automação de compras, por meio de soluções digitais, não só libera o tempo do comprador para atividades estratégicas, como também fornece dados importantes para o planejamento do setor, reduz o lead time, aumenta a transparência nas transações, entre outras conquistas.
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3. Não considerar a etapa de negociação como uma das mais importantes
Um dos principais erros na gestão de compras é o fato de não dar a devida atenção para a etapa de negociação. Isso costuma acontecer quando há falta de planejamento e aquisições de última hora, prejudicando o poder de barganha dos compradores.
Para gerar economia, negociar bem é fundamental para alcançar bons resultados. Além da busca por savings, outros tópicos também são relevantes nas negociações, como planejamento, comunicação e colaboração.
Ter um olhar empático na hora de negociar e considerar benefícios para ambos – compradores e fornecedores – é uma das formas de se investir no relacionamento com seus parceiros de negócios e potencializar inovações.
4. Não acompanhar os KPIs da área de compras
Em compras, R$ 1 de economia significa R$ 1 real no lucro das empresas. Por isso, tomar decisões baseadas em suposições é um dos erros na gestão de compras, e as consequências de escolhas erradas podem ser irreversíveis.
Para identificar possíveis problemas e saber se a área está caminhando em direção aos objetivos propostos, é fundamental trabalhar com KPIs (indicadores-chave de desempenho) na sua estratégia de compras.
Por meio do acompanhamento dos indicadores, profissionais de compras podem tomar decisões mais ágeis e inteligentes, baseadas análises de dados e informações.
Os KPIs mais comuns são: saving (economia gerada com a compra); nível de entrega, evolução de preço, produtividade, satisfação do cliente e custo de suprimentos.
5. Não investir no desenvolvimento de habilidades comportamentais
Na área de compras, as habilidades técnicas e o conhecimento das tecnologias para gestão das atividades do dia a dia não são suficientes para o sucesso do departamento. Por essa razão, o desenvolvimento das habilidades comportamentais têm sido cada vez mais relevante.
“Pessoas” são fundamentais para que processos e tecnologia funcionem bem. Diferente do cenário no passado, o profissional da área de compras precisa estar atento às habilidades que contribuem para o seu melhor desempenho nas negociações, no relacionamento com outras áreas e com parceiros.
Saber se relacionar bem com fornecedores, buscar parceria com as demais áreas, cooperar com os colegas da equipe, expor ideias de forma clara e objetiva, ser analítico e ter boa comunicação são algumas das competências indispensáveis para o sucesso da carreira em compras.
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