Num futuro próximo, os frigoríficos serão capazes de identificar produtos que estão prestes a acabar. Também selecionarão os itens diretamente no seu supermercado favorito. Tudo feito de forma automatizada, numa aplicação móvel. Para as empresas que estão ligadas às tendências, a digitalização e a automação de processos já são uma realidade. Para outras, ainda há um longo caminho a percorrer, a fim de se tornarem competitivas para o novo padrão de consumo.
No supply chain, as necessidades da indústria 4.0 exigem de lojistas, distribuidores, compradores e fornecedores uma monitorização 360˚, em tempo real, de todas as etapas da cadeia de abastecimento, de modo a que as empresas consigam manter os seus stocks abastecidos, sem falta nem excesso de produtos.
No texto de hoje, partilhamos consigo 5 tendências para o supply chain 4.0. Conheça-as!
Inteligência é a palavra-chave do supply chain do futuro
Para dar conta de tantas transformações, o supply chain 4.0, ou simplesmente “supply chain do futuro”, estabelece uma rede de conexões inteligentes com o uso da internet das coisas (IoT), de recursos de robótica avançados e análises de big data. São essas conexões que otimizam todas as etapas de produção, armazenamento e comercialização dos produtos.
Este passo à frente é o que tem ajudado a garantir a competitividade das empresas. Num mercado pautado pelas constantes transformações, mais do que nunca, será indispensável que os profissionais do supply chain ajam com estratégia e produtividade.
A seguir, conheça as principais tendências do supply chain 4.0:
1. Agilidade
A rapidez é um dos fatores determinantes na satisfação dos clientes. No supply chain 4.0, essa velocidade é alcançada através de estratégias para lidar com os diferentes fatores que influenciam a cadeia de abastecimento das empresas. Os gestores tomam decisões baseadas em diversos dados, internos e externos, como oferta e procura, ou tendências de mercado, clima, oferta de matéria-prima e manutenção de maquinaria de fornecedores.
2. Flexibilidade
A agilidade para tomar decisões que influenciam diretamente a produção e distribuição de produtos torna a cadeia de fornecimento capaz de ser flexível às mudanças de procura do mercado ou fornecimento de parceiros. Assim, é possível prever possíveis problemas e tomar decisões para minimizar os impactos dos imprevistos, bem como fazer adequações ao processo.
3. Customização
Com a possibilidade de gerir em tempo real toda a cadeia de abastecimento, os gestores podem aceder às solicitações personalizadas de cada cliente e adaptar logística e produção às necessidades das entregas. O uso de diferentes sistemas de entrega, como drones, será fundamental para atender às exigências mais urgentes.
4. Precisão
Ao ter uma gestão 360˚ de todo o supply chain, conectado 24 horas por dia, os gestores de cada empresa e de cada departamento envolvidos nos processos têm mais visibilidade e transparência de todos os dados que envolvem a cadeia de fornecimento. Com acesso às informações de forma rápida, cada líder poderá tomar decisões estratégicas fundamentais.
5. Eficiência
A digitalização de todos os processos do supply chain torna todas as tarefas ligadas à cadeia de abastecimento mais eficientes. Isto, tanto do ponto de vista da produção, alinhada com as necessidades da empresa, como da operação, que estarão menos sujeitas a erros.
As configurações do supply chain também podem ser atualizadas periodicamente, baseadas nos dados que serão recolhidos diariamente, assim como a incorporação de novas tecnologias para aumentar a produtividade e oferecer produtos cada vez melhores.
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