Nos dias de hoje, as compras spot representam grande parte da produtividade na área de compras.

Diferentemente dos contratos de longo prazo com fornecedores, com compras recorrentes e de alto valor, as compras spot são pontuais e de baixo valor agregado para o negócio.

A seguir, confira tudo sobre este termo de compras, processos e negociação.

Compras spot = compras de imediato

No inglês, a palavra “spot” tem significados diversos e pode ser usada em muitas situações. Para o universo de compras, a expressão que mais se aproxima é “on the spot” que, na tradução para o português, significa “de imediato”.

Normalmente, o ciclo completo de compras corporativas é complexo e demorado, com contratos que precisam ser realizados com antecedência. Além disso, os custos estão diretamente ligados à atividade principal da empresa. Nas compras spot, isso não acontece, justamente por se tratar de itens não estratégicos e com valores menores.

Tanto a compra como a entrega dos produtos são feitas com prazos mais curtos, pois muitos dos itens comprados são necessários para a manutenção ou ampliação das atividades. Apesar do caráter mais esporádico, as compras spot precisam ser feitas com estratégia, para não gerar custos excessivos e prejudicar os resultados do departamento e de toda a empresa.

Como funciona o processo de compras spot?

O processo de compras spot é parecido com compras comum: o comprador recebe uma requisição de compra, realiza a cotação junto aos fornecedores, com um ou mais fornecedor – isso depende das políticas de cada empresa – aprova o pedido e finaliza a compra.

A diferença é que nessa modalidade não há necessidade de assinar um contrato e formalizar a parceria com determinado fornecedor. Na maioria das vezes, as compras spot são feitas com fornecedores da base, facilitando assim todo o processo. Outra forma de encontrar fornecedores para atender às demandas de compras spot é por meio de um marketplace.

Os pedidos de compras spot costumam ser sinalizados na própria seleção da categoria, no momento da requisição. Assim, ao receber o pedido, o comprador identifica que se trata de um pedido de compra indireta e de baixo valor agregado.

Ainda que seja menos complexo e com necessidade mais imediata, é fundamental o detalhamento do item a ser comprado.

Negociação de compras spot

Quando comparado a uma compra estratégica, ou seja, de alto valor agregado à empresa, o processo de negociação de compras spot é ágil. Isso porque o comprador entende que não precisa gastar tanta energia para um item não estratégico.

No entanto, a área de compras tem o desafio de reduzir custos das empresas, afinal, R$ 1 real economizado significa R$ 1 real de lucro. Por essa razão, o ideal é que as compras spot sejam negociadas com fornecedores, a fim de obter as melhores ofertas e savings.

Para ganhar tempo e aumentar as chances de conquistar boas negociações, empresas podem optar por um serviço de outsourcing (terceirização). Lançado recentemente, o BPO Free é a solução do Mercado Eletrônico para compras spot.

Compras spot x KPIs

Há algum tempo, a área de compras deixou de ser um departamento de suporte e tem se tornado protagonista para a estratégia de negócios. Por conta disso, é necessário medir o seu desempenho constantemente.

Apesar de serem compras pontuais e esporádicas, o desempenho das compras spot precisa ser monitorado, para que o setor atinja a performance desejada. Os KPIs mais usados nas compras spot são:

  • Savings: mostra a economia alcançada nas aquisições, o ganho do comprador na negociação.
  • Lead Time: calcula o tempo total da compra, do momento da requisição à entrega do produto.
  • TMA: indicador do tempo médio de atendimento/interação para concluir uma compra.

Ter acesso a esses indicadores permite que os profissionais de compras tomem decisões mais assertivas e em um curto espaço de tempo.

Agora que você compreendeu o que são compras spot e suas características, continue navegando no Blog ME e aprimore seus conhecimentos no setor.

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Até a próxima! 😉