Leilão Reverso - O que é - Como Funciona

Nesta postagem vocês irão encontrar tudo sobre o leilão reverso. Desde seu significado até o como ele funciona, suas modalidades e os benefícios que a prática traz. Fique atento para não perder nenhum detalhe e confira!

No mercado, uma premissa básica da área de compras de qualquer empresa é realizar cotações com diversos fornecedores antes de efetuar uma compra. Para compras de produtos e serviços em larga escala, esse processo geralmente é lento e trabalhoso, pois requer longos processos de negociação na tentativa de chegar a um bom preço. Nesse contexto, é recomendável a compra através de Leilão Reverso para otimizar o processo de negociação e atingir ótimos savings.

O que é o Leilão Reverso

Como o próprio nome diz, o Leilão Reverso (Reverse Auction em inglês) é o oposto do Leilão Tradicional, ou seja, vence o fornecedor que efetuar o lance com o menor preço durante um período pré-estabelecido, geralmente entre 20 minutos e 1 hora.

O evento do Leilão Reverso ocorre através de uma plataforma online, onde os fornecedores acessam uma sala virtual para ofertarem seus lances. O comprador faz a mediação dos lances através de um painel online, atualizado em tempo real.

Modalidades mais utilizadas de Leilão Reverso

Leilão Inglês

Considerado um evento mais competitivo, o Leilão Inglês compele os fornecedores a darem sempre um lance menor ao que foi dado anteriormente pelo concorrente. Tem como principal objetivo sempre buscar a menor proposta possível entre os participantes. Emprega política sigilosa onde os fornecedores envolvidos visualizam cada lance dado, porém não saberão quem realizou cada oferta, até que se chegue no menor valor possível.

Leilão Dinâmico

Considerado mais abrangente, o Leilão Dinâmico tem como objetivo captar a melhor proposta de cada um dos fornecedores. Estes, reduzirão o valor dos lances tendo como base de valores sua própria cotação inicial, até que atinjam seu limite, fazendo com que a decisão não se restrinja ao fator preço, e sim às demais condições impostas durante o processo de escolha do fornecedor.

Porque realizar um Leilão Reverso?

Entre as principais vantagens de realizar um Leilão Reverso para o processo de aquisição de um produto ou serviço, sem sombra de dúvidas está a redução de custos que esta ferramenta possibilita, entretanto, outras vantagens também são de grande valia e devem ser levadas em consideração como estratégia de maior competitividade e lucratividade no mercado. Confira:

Redução de custos

Apresentando-se como fator decisivo na contratação do serviço, o Leilão Reverso varia de acordo com a complexidade de cada negociação, possibilitando que o processo de compra, em si, torne-se mais econômico para a corporação, que contará com uma ferramenta que estimulará o instinto de competição entre os fornecedores.

Lead time e eficiência de negociação

Apresenta grande diferença de tempo de negociação se comparado aos processos convencionais, que levam em média, uma hora com cada fornecedor para se obter uma finalização. Através de um Leilão Reverso todos os participantes (comprador e fornecedores) estarão reunidos num único evento, que são realizados em cerca de 20 minutos a 1 hora.

Transparência

As negociações são vistas pelas empresas como um dos pontos mais críticos entre os processos, estas, que hoje estão mais atentas e preocupadas em realizar aquisições de uma maneira lícita, sabendo que esta tarefa na maioria das vezes é demasiadamente complexa, poderão contar com uma ferramenta que registrará todos os lances e toda a comunicação efetuada durante o evento, dispondo todas as informações necessárias ao comprador, que ao final da negociação receberá um relatório descritivo e auditável de todo o processo. Transparência esta que também é essencial ao fornecedor, que terá total segurança para realizar novos lances.

Localização Geográfica

O fato do evento de Leilão Reverso ser realizado via internet permite a participação de fornecedores independentemente de sua localização geográfica, ampliando as possibilidades de fornecimento inclusive para outros países. Desta forma, é importante que a plataforma de Leilão Reverso ofereça suporte a diversos idiomas (ex: português, inglês e espanhol), além de trabalhar com moedas como Real, Dólar e Euro.

O Leilão Reverso realizado pelo Mercado Eletrônico

Com o objetivo de ajudar empresas a comprar produtos e serviços em larga escala e com economia, o Mercado Eletrônico, líder em comércio eletrônico entre empresas, desenvolveu uma plataforma online de Leilão Reverso e já acumula mais de 8.000 leilões realizados com sucesso desde 2006.

Como funciona?

As empresas interessadas em realizar eventos de Leilão Reverso podem contratar somente a plataforma ou o serviço completo, onde o Mercado Eletrônico realiza as atividades de preparação, condução e pós evento.

Através de uma interface amigável, o Leilão Reverso opera com o princípio básico de receber ofertas e redirecionar informações aos fornecedores, que em distintas estratégias são estimulados a realizarem novos lances até que um deles atinja as expectativas do comprador.

Preparação

A empresa contratante do serviço disponibilizará um mapa comparativo das cotações realizadas com os fornecedores de sua preferência. A equipe do Mercado Eletrônico então fará uma análise desse mapa e sugerirá ao comprador o melhor tipo e estratégia de Leilão a ser empregado.

Sendo aprovada a proposta, o Leilão será configurado e o Mercado Eletrônico entrará em contato com os participantes para agendar o treinamento e garantir que todos estejam aptos a utilizarem a ferramenta e efetuarem de maneira assertiva os lances.

Durante o evento

As negociações, em média, duram de 20 minutos a 1 hora, passíveis de prorrogação se por ventura um lance for dado nos minutos finais do processo, e assim consecutivamente, até que o menor preço possível seja aplicado.

Durante o evento diferentes indicadores configuráveis via plataforma são empregados, informações sobre ranking enumerando a posição de cada fornecedor e mensagens como: “você é o melhor preço” ou “você não é o melhor preço”, são atribuídas ao processo, bem como semafóricos com cores, também indicando a posição de casa um, todos com o objetivo de estimular novos lances, apresentando-se como ponto chave do Leilão, que obtém ótimos resultados por estimular o instinto de competição entre os participantes.

Recursos extras

Além das funcionalidades de ranking, outras opções também são disponibilizadas para que os fornecedores possam visualizar suas posições durante o Leilão e decidirem se darão novos lances. Indicadores configuráveis como a abertura de valores objetivos, estipulados pelo comprador que necessita ter uma determinada redução de custo para a aquisição de um produto ou serviço, também poderão ser inseridos no sistema de maneira que os fornecedores não o vejam, mas estejam cientes de suas posições através de uma visão semafórica. Estes indicadores informarão se o fornecedor conseguiu atingir, ou não, o valor objetivo.

É valido lembrar que esse serviço não é aberto ao mercado, e somente participarão dos Leilões os fornecedores previamente indicados pelos compradores.

Milhares de Leilões Reversos realizados

O Mercado Eletrônico já realizou mais de 8 mil Leilões Reversos em diversos países, podendo-se observar descontos de 33%, em média, durante as negociações, percentual este que, em eventos no Brasil, já atingiram ofertas de 58%.  Somente nos últimos 10 anos, calcula-se uma economia de R$ 1,8 bilhões aos clientes de Leilões.

Para saber mais, assista ao Vídeo Completo!