Novas regulamentações, obrigações legais e fiscalizações aumentam a demanda das empresas por gestão de seus fornecedores e terceiros

Um dos maiores desafios da área de Compras é promover a boa gestão de fornecedores. Isso porque, atualmente, a cadeia de suprimentos envolve cada vez mais empresas e regulamentações e, a cada dia, surgem novas obrigações legais. Além disso, a fiscalização dos órgãos públicos é ainda mais eficaz por conta da automatização da coleta de informações das companhias.

Para atender a demanda crescente por um sistema de controle de processos de gestão de fornecedores, o Mercado Eletrônico, líder na América Latina em comércio eletrônico B2B, desenvolveu uma solução nos modelos de Software as a Service (SaaS) e Platform as a Service (PaaS), de rápida implementação e baixo custo, que combina tecnologia e serviços de apoio. O foco da Suppliers Management é centralizar e gerenciar todas as informações de parceiros de negócios.

Business team meeting, work process.Photo professional crew working with new startup project.Project managers near window.Analyze business plans, smartphone hands. Blurred background, film effect.

“Neste cenário, com tantas informações e regras de diferentes frentes, gerir os riscos das relações com parceiros comerciais é cada vez mais importante. Preservar a imagem da marca, evitar desabastecimento, reduzir riscos de corresponsabilidade fiscal e trabalhista e atender às normas internas da companhia, são ações vitais para a gestão da cadeia de suprimentos”, informou Marcelo Pereira, diretor da área de Gestão de Fornecedores do Mercado Eletrônico.

“Passamos, então, a oferecer todos os dados relacionados ao gerenciamento dos parceiros em uma única base de dados e com a possibilidade de integração com qualquer sistema ERP para facilitar a implementação”. Permitir acesso por meio de diferentes dispositivos é fundamental hoje em dia. Por isso, a mobilidade também faz parte da solução. “Nossa interface é totalmente responsiva e os dados podem ser acessados a partir de qualquer device”, completou o diretor.

A solução também potencializa a comunicação entre as empresas e seus mais diversos fornecedores. O Suppliers Management foi desenvolvido com base em premissas de total colaboração para permitir o compartilhamento de dados dos parceiros com as unidades de negócios. Além dos compradores e fornecedores, bases externas de informações, como Receita Federal, Sintegra, bureaus de crédito e outras instituições, também podem interagir para manter os dados atualizados. Assim é possível otimizar a qualificação do parceiro, avaliá-lo ao longo do período de fornecimento e gerir contratos de mão de obra terceirizada.

O Suppliers Management tem como base o cadastro do parceiro, relacionado à cinco módulos principais: Cadastro, com a interação entre comprador, fornecedor e bases externas, Homologação, com todos os aspectos legais, financeiros, técnicos e normativos dos parceiros, Avaliação, que permite acompanhar o desempenho da empresa durante o período de fornecimento, Auditoria, módulo que possibilita a criação de formulários específicos para cada tipo de inspeção e a Gestão de Terceiros, que automatiza e simplifica o processo de gerenciamento e controle de informações de companhias e colaboradores terceirizados.

Além de permitir que os profissionais de compras se dediquem às atividades realmente estratégicas para as empresas, o Suppliers Management promove a sistematização das normas que envolvem o gerenciamento, com benefícios como eficiência operacional e redução de custos. A solução favorece, ainda, questões de governança, já que viabiliza a gestão sistemática de riscos relacionados aos fornecedores e a implementação de rotinas de auditoria de todas as relações de negócios com os parceiros da companhia.

Remodelada a partir de um novo conceito de rápida implementação, com baixo custo e tempo reduzido, a solução dispensa metodologias convencionais de execução de projetos e uso de códigos de programação. Isso foi possível graças ao desenvolvimento de uma nova plataforma tecnológica que permite a parametrização e customização da solução por profissionais de negócios sem experiência em programação, possibilitando, ainda, a automatização de outros processos específicos da empresa. “Se antes eram necessários meses para realizar um projeto, agora conseguimos entregar a solução imediatamente”, contou o executivo.

Outra característica da plataforma é a automação de relatórios, gráficos e o acesso a um painel de controle com informações selecionadas de cada um dos usuários. O sistema oferece ainda um calendário para ajudar no controle de agendamentos dos processos.

Suppliers Management, a gestão de fornecedores do ME e outros serviços

Além da flexibilidade da solução em um ambiente mais seguro e interface simples e intuitiva, as empresas também se beneficiam com os serviços de suporte ao usuário e os serviços opcionais de Verificação Documental e Diligenciamento, feitos via contatos telefônicos ativos, a fim de informar e cobrar o retorno de pendências.

Acesse o vídeo da solução Suppliers Management

Publicações: E-commerce NewsIT ForumPartner SalesInforChannel, Dica Digital, Executivos Financeiros