Novas regulamentações, obrigações legais e fiscalizações aumentam a demanda das empresas por gestão de seus fornecedores e terceiros
Um dos maiores desafios da área de Compras é promover a boa gestão de fornecedores. Isso porque, atualmente, a cadeia de suprimentos envolve cada vez mais empresas e regulamentações e, a cada dia, surgem novas obrigações legais. Além disso, a fiscalização dos órgãos públicos é ainda mais eficaz por conta da automatização da coleta de informações das companhias.
Para atender a demanda crescente por um sistema de controle de processos de gestão de fornecedores, o Mercado Eletrônico, líder na América Latina em comércio eletrônico B2B, desenvolveu uma solução nos modelos de Software as a Service (SaaS) e Platform as a Service (PaaS), de rápida implementação e baixo custo, que combina tecnologia e serviços de apoio. O foco da Suppliers Management é centralizar e gerenciar todas as informações de parceiros de negócios.
“Neste cenário, com tantas informações e regras de diferentes frentes, gerir os riscos das relações com parceiros comerciais é cada vez mais importante. Preservar a imagem da marca, evitar desabastecimento, reduzir riscos de corresponsabilidade fiscal e trabalhista e atender às normas internas da companhia, são ações vitais para a gestão da cadeia de suprimentos”, informou Marcelo Pereira, diretor da área de Gestão de Fornecedores do Mercado Eletrônico.
“Passamos, então, a oferecer todos os dados relacionados ao gerenciamento dos parceiros em uma única base de dados e com a possibilidade de integração com qualquer sistema ERP para facilitar a implementação”. Permitir acesso por meio de diferentes dispositivos é fundamental hoje em dia. Por isso, a mobilidade também faz parte da solução. “Nossa interface é totalmente responsiva e os dados podem ser acessados a partir de qualquer device”, completou o diretor.
A solução também potencializa a comunicação entre as empresas e seus mais diversos fornecedores. O Suppliers Management foi desenvolvido com base em premissas de total colaboração para permitir o compartilhamento de dados dos parceiros com as unidades de negócios. Além dos compradores e fornecedores, bases externas de informações, como Receita Federal, Sintegra, bureaus de crédito e outras instituições, também podem interagir para manter os dados atualizados. Assim é possível otimizar a qualificação do parceiro, avaliá-lo ao longo do período de fornecimento e gerir contratos de mão de obra terceirizada.
O Suppliers Management tem como base o cadastro do parceiro, relacionado à cinco módulos principais: Cadastro, com a interação entre comprador, fornecedor e bases externas, Homologação, com todos os aspectos legais, financeiros, técnicos e normativos dos parceiros, Avaliação, que permite acompanhar o desempenho da empresa durante o período de fornecimento, Auditoria, módulo que possibilita a criação de formulários específicos para cada tipo de inspeção e a Gestão de Terceiros, que automatiza e simplifica o processo de gerenciamento e controle de informações de companhias e colaboradores terceirizados.
Além de permitir que os profissionais de compras se dediquem às atividades realmente estratégicas para as empresas, o Suppliers Management promove a sistematização das normas que envolvem o gerenciamento, com benefícios como eficiência operacional e redução de custos. A solução favorece, ainda, questões de governança, já que viabiliza a gestão sistemática de riscos relacionados aos fornecedores e a implementação de rotinas de auditoria de todas as relações de negócios com os parceiros da companhia.
Remodelada a partir de um novo conceito de rápida implementação, com baixo custo e tempo reduzido, a solução dispensa metodologias convencionais de execução de projetos e uso de códigos de programação. Isso foi possível graças ao desenvolvimento de uma nova plataforma tecnológica que permite a parametrização e customização da solução por profissionais de negócios sem experiência em programação, possibilitando, ainda, a automatização de outros processos específicos da empresa. “Se antes eram necessários meses para realizar um projeto, agora conseguimos entregar a solução imediatamente”, contou o executivo.
Outra característica da plataforma é a automação de relatórios, gráficos e o acesso a um painel de controle com informações selecionadas de cada um dos usuários. O sistema oferece ainda um calendário para ajudar no controle de agendamentos dos processos.
Suppliers Management, a gestão de fornecedores do ME e outros serviços
Além da flexibilidade da solução em um ambiente mais seguro e interface simples e intuitiva, as empresas também se beneficiam com os serviços de suporte ao usuário e os serviços opcionais de Verificação Documental e Diligenciamento, feitos via contatos telefônicos ativos, a fim de informar e cobrar o retorno de pendências.
Publicações: E-commerce News, IT Forum, Partner Sales, InforChannel, Dica Digital, Executivos Financeiros