gestao_de_fornecedores

A gestão de fornecedores consiste em um conjunto de técnicas aplicado pela empresa com o objetivo de otimizar a administração de suas fontes de fornecimento. Esse processo deve estar também focado na garantia dos melhores produtos e serviços, prazos e negociação. Conheça a seguir 5 benefícios obtidos pelas empresas que adotam esta prática.

Qualidade do produto entregue

Os fornecedores estão diretamente relacionados ao produto oferecido ao cliente final. Por isso, a qualidade dos insumos é fundamental e deve ser levada em conta na hora em que for realizar a aquisição.

Se há dois fornecedores que praticam o mesmo preço, o melhor é escolher aquele que tenha um outro diferencial como a qualidade, por exemplo. Uma boa gestão de fornecedores é vital para garantir que seus clientes tenham expectativas e necessidades atendidas em suas compras, nutrindo a relação de confiança deles com a sua empresa.

Atendimento de prazos

Além da qualidade, a gestão de fornecedores também é importante para assegurar que os prazos de entrega sejam atendidos. Tão importante quanto o prazo é a disponibilidade. Com bons fornecedores, é possível garantir que o estoque esteja sempre em níveis adequados.

Preços mais competitivos

Uma gestão é eficaz quando proporciona um bom relacionamento entre a empresa e seus fornecedores. Quanto mais forte esse relacionamento, maiores são as chances de conquistar condições diferenciadas, inclusive em relação ao preço. Haverá também mais elementos para avaliar a gestão de riscos das aquisições feitas, especialmente se os fornecedores forem homologados.

Em todo o caso, a regra de ouro é conhecer bem seu fornecedor, assim como investir no fortalecimento da parceria com ele. De outro lado, tenha cuidado para não construir uma relação de dependência com um único fornecedor para não ficar na mão e tenha sempre outras opções de fontes de fornecimentos.

Maior valor agregado dos produtos

A conjunção de todos esses fatores ajuda a garantir que o valor agregado do produto seja elevado, tornando a empresa mais competitiva no mercado. Se um fornecedor oferece itens ou serviços com mais qualidade e cumpre os prazos de entrega — e tudo isso com um preço menor — você economiza e pode ter um lucro maior.

A melhor forma de conquistar esse valor agregado é realizando uma gestão eficiente das fontes de fornecimento. Se a produção, o estoque e a área de compras atuarem mutuamente, fica mais fácil encontrar um ponto altamente estratégico para otimizar o fornecimento de insumos para a empresa.

Crescimento estruturado com a gestão de fornecedores

Sob uma perspectiva ampla, um dos impactos da gestão de fornecedores diz respeito à possibilidade de crescimento estruturado da empresa. Havendo uma melhor negociação nas compras corporativas, a empresa aumenta a chance de expandir os ganhos.

Além disso, a satisfação do cliente final com um produto ou serviço de qualidade aumenta o número de fidelizações, o que significa mais previsibilidade de faturamento na Receita Recorrente (mensal e anual). A empresa ainda cresce de maneira estruturada, segura e sustentável, sem que isso comprometa sua posição já consolidada no mercado.

Como anda a gestão das fontes de fornecimento na sua empresa? Conte aqui nos comentários e continue acompanhando os nossos posts!