O Mapa Comparativo do ME está completo para tornar sua rotina mais ágil e automatizada. Confira alguns destaques!

imagem-header-nova-funcionalidade

A área de compras deixou de ser apenas responsável pelas aquisições e, hoje, tem um papel protagonista nos negócios das empresas. Neste cenário, a tecnologia passa a ser uma grande aliada, na medida em que promove a automação dos processos operacionais e libera os profissionais para atividades estratégicas que trazem resultados.

Uma das etapas que exige bastante atenção dos compradores é a avaliação das propostas recebidas dos fornecedores. Afinal, R$ 1 real economizado em compras significa R$ 1 real de lucro para a empresa. No entanto, sabemos que é importante avaliar diferentes aspectos, que vão além do preço, antes de tomar a decisão de escolha por um fornecedor.

Por isso, com a missão de ajudar compradores profissionais, o Mercado Eletrônico desenvolveu na plataforma de e-procurement o Mapa Comparativo, com o objetivo de tornar o processo de negociação mais ágil e inteligente. A ferramenta disponibiliza a equalização das cotações recebidas e facilita a análise e a escolha de um determinado fornecedor.

Em uma única tela, o Mapa Comparativo equipara automaticamente todas as informações das propostas. O usuário pode comparar informações, como preço, fretes, entrega, entre outros dados, e a ferramenta já indica a melhor proposta e calcula o saving.

É possível também usar filtros dinâmicos para fazer comparações mais avançadas e específicas e, então, tomar decisões rápidas e assertivas.

Conheça as novas funcionalidades do Mapa Comparativo

1. Dois modos de visualização

  • Modo sintético: o modo sintético possibilita a comparação de forma horizontal de todos os fornecedores que responderam a cotação.

 

É possível personalizar o mapa, habilitando ou desabilitando campos, ou ainda, ordenando segundo as preferências do usuário.

A exibição dos campos no modo sintético pode ser configurada por meio da comparação de campos.

A plataforma mantém as configurações no caso de exportação para o Excel (.xls).

 

  • Modo card: o modo card possibilita expansão, melhor visualização e comparação dos impostos respondidos nas propostas dos fornecedores:

2. Personalização do usuário

  • Filtros: o mapa comparativo conta com filtros que facilitam a visualização por valor líquido, valor do frete, tipo do frete e condições de pagamento:

3. Consolidação dos valores das cotações

Aqui, o usuário tem acesso aos dados consolidados das cotações: “Melhor 1ª Oferta”, “Total Estimado” das requisições associadas à cotação, “Preço Histórico” do último pedido de cada item, “Melhor Pacote” e “Melhor Preço”:

4. Cálculo automatizado de savings

O cálculo de saving foi desenvolvido para facilitar a comparação de saving por item ou de toda a cotação. Desta forma, é possível comparar o valor atual negociado com as bases da sua cotação: Valor Estimado, Valor da 1ª Oferta ou Valor Histórico:

5. Outras novidades

Todas as funções do mapa anterior foram migradas para esta nova versão, entre elas: geração de processos, seleção dos melhores pacotes ou preço e conversão de moeda.

Por isso, você pode aderir ao mapa atualizado e usufruir de todas as novas funcionalidades. Veja a seguir um exemplo de algumas funções, como: exportação para Excel (no formato XLS), criação de ShortList e envio de contraproposta.

 

Também incluímos informações-chave para deixar mais visíveis as informações importantes na tomada de decisão, como inclusão do local de entrega do item ou o local de origem do fornecedor.

O sistema permite ainda que a validação do IVA seja feita no momento da seleção do campo e, com isso, identificar se o IVA é valido ou não para o item selecionado.

 

Esperamos que você aproveite todas as novidades do Mapa Comparativo e seguimos desenvolvendo muitas novas funcionalidades para facilitar seu trabalho.

Você também pode solicitar ao Suporte (atendimentocomprador@me.com.br) uma demonstração para conhecer todas as funcionalidades.

Vem por aí:

  • Criação de cenários com multi-campos para possibilitar a comparação do melhor prazo de entrega, condição de pagamento e valores.
  • Comparação destes cenários para visualizar qual o fornecedor oferece as melhores condições.
  • Dashboard para exibir o panorama desses cenários e apresentar a comparação das propostas de cada fornecedor.

Conte com o ME! 😉