A inteligência artificial (IA) está transformando o cenário do supply chain, redefinindo a forma como as empresas gerenciam e otimizam processos e operações.

A integração de tecnologias, como inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e blockchain tem ajudado empresas a terem mais visibilidade, eficiência e resiliência nas cadeias de suprimentos.

Por meio de algoritmos avançados, a IA otimiza tanto a previsão de demanda, o planejamento de produção e a gestão de estoques. Além disso, a IA promove uma resposta mais ágil a mudanças do mercado ou interrupções na cadeia.

A capacidade da IA em processar grandes volumes de dados em tempo real, ao permitir a identificação de padrões e tendências, proporciona uma visão mais abrangente das operações de supply chain e melhores tomadas de decisão.

Já o blockchain tem ajudado empresas a assegurar a transparência das transações, minimizando erros e simplificando os processos de auditoria e conformidade.

Além dos benefícios operacionais, a aplicação dessas tecnologias também tem impulsionado o procurement sustentável, ao permitir o acompanhamento das práticas ESG ao longo de toda a cadeia, da produção à entrega.

Com tecnologias avançadas, a capacidade de adaptação a mudanças no mercado ou a interrupções na cadeia se tornará ainda maior, com informações acessíveis em tempo real, permitindo ajustes ágeis e precisos.

Baixe o novo e-book do ME sobre IA e supply chain

Fique por dentro das principais tendências de IA no supply chain para 2024!

Clique aqui para baixar o material exclusivo!

Ate à próxima! 😉