gestão-de-fornecedores-no-me

O Mercado Eletrônico promoveu hoje, dia 23 de novembro, o workshop “Como fazer a gestão centralizada dos fornecedores para minimizar riscos na cadeia de suprimentos”, em sua sede em São Paulo.

Apresentado por Marcelo Pereira, diretor de gestão de fornecedores do ME e pelos engenheiros Paulo Nunes e Cláudio Mitsutani, da Atman Consultoria, o evento reuniu representantes de diversas empresas interessados em aprimorar o controle das ameaças que assolam o ambiente corporativo.

Após esclarecer os modelos de gestão para diferentes grupos de fornecedores, Nunes comentou que, em geral, as organizações praticam o que chamou de gestão reativa, agindo apenas quando o risco já se tornou um problema real. “As empresas têm muito discurso e pouca prática. Porém, para arranhar uma imagem, basta um evento negativo”, disse o engenheiro.

Para expor a importância das práticas de governança corporativa, Pereira contou sobre casos recentes de organizações que sofreram com as falhas do gerenciamento de riscos, e aproveitou para destacar o impacto do cumprimento de regulamentações, normas e leis –sobretudo, as mudanças que entrarão em vigor com a reforma trabalhista.

A automação de processos também foi tema do workshop. Sobre o assunto, Pereira explicou como a tecnologia pode ajudar a quebrar barreiras e trazer resultados significativos para os negócios e, ainda, pontuou a necessidade de uma implementação ágil e evolutiva.

Por fim, a apresentação de um case mostrou pontos nos quais a solução Suppliers Management do Mercado Eletrônico fortaleceu a gestão de terceiros da empresa, o que abriu espaço para uma sessão de perguntas e respostas que contou com a participação de todos.