Aconteceu hoje, dia 25 de abril, mais uma Reunião Trimestral do Mercado Eletrônico, para apresentar de forma transparente um panorama dos últimos meses do desempenho da empresa e as estratégias para os meses seguintes.

Na abertura do evento, o CEO Eduardo Nader falou sobre os principais destaques do 1° trimestre de 2018, além de ressaltar seu sentimento de que a empresa está mais “ágil, enxuta e produzindo mais valor”.

Logo depois, a gerente do financeiro Cristina Bringel mostrou um gráfico com a evolução do resultado da empresa de 2009 a 2017, além de um vídeo divertido para inspirar os presentes.

Responsabilidade social

Adriana de Oliveira, gerente de RH, entrou na sequência para apresentar o resultado da Pesquisa de Clima e comemorou a conquista da certificação com o selo GPTW Brasil, fez um apanhado da Sipat (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) e o total de Bluecards enviados entre os colaboradores. Ela também aproveitou para falar sobre as atividades do Corações em Ação, realizadas com o propósito de ajudar ao próximo, e destacou a próxima campanha que inicia em maio com os Jogos Solidários de Inverno, que contará com a arrecadação de roupas para ajudar pessoas carentes.

Foco nas necessidades dos clientes

Mais tarde foi a vez da coordenadora de qualidade Monica Thaumaturgo explicar os fatores que compõem a pesquisa de Satisfação do Cliente e apresentar novidades como a adoção de chatbots para atendimento aos fornecedores e um novo aplicativo usado para avaliar a satisfação de clientes.

Fernanda de Paula da área de pós-vendas, falou sobre a repercussão do ME Hands On, dinâmica ligada ao Customer Success, desenvolvida para ajudar clientes no uso das ferramentas, entendendo suas dificuldades e melhorando a usabilidade para as organizações para o enfoque estratégico dos clientes.

Prosseguindo a reunião, o diretor de produtos Fabrízio Tassitano, apresentou as novas frentes de produtos e os objetivos de negócio de times como os de Machine Learning e Mobile, criados para dar uma dedicação ainda maior à essas tecnologias. Ao mostrar o roadmap de 2018 dos produtos, Tassitano anunciou também novidades para os colaboradores que, em breve, trarão ainda mais inovações para os clientes.

Após um breve coffee break, a gerente de marketing Klyvian Flores apresentou os números e comentou os pontos que integram a estratégia de sua área, abrindo assim a apresentação dos Times ME.

Time ágil e design thinking

A implementação da uma nova metodologia no Mercado Eletrônico serviu como treinamento para um trabalho pautado no engajamento direto, na cultura de resultados e na geração de valor, o que trouxe benefícios para a empresa e seus clientes. Com a metodologia ágil, o ME deu um salto qualitativo e quantitativo em suas entregas. Além de mais agilidade, entrega mais valor e eficiência para os usuários.

Já o design thinking, metodologia usada para guiar o desenvolvimento dos times em diversos processos do ME, ajuda a identificar as oportunidades de inovação e a solucionar problemas a partir das necessidades reais do mercado.

Estratégia comercial e direcionamento de metas com OKR

O board comercial, formado pelo vice-presidente Luiz Gastão Bolonhez, o diretor comercial André Kerbauy e o diretor de canais e alianças Paulo Rosanova, enalteceram os resultados recentes, anunciaram novos clientes e aproveitaram a oportunidade para elogiar a sinergia dos colaboradores. “Temos trabalhado com uma complementaridade muito grande com todas as áreas. Isso tem sido uma mola propulsora para os nossos resultados”, celebrou Gastão.

Na continuação do evento, Nader falou da estratégia de OKR (Objectives and Key Results), objetivos definidos a cada trimestre para gerar engajamento e estimular novas metas desafiadoras. “Essa iniciativa dá voz às pessoas, fazendo com que elas se movam na direção certa da estratégia”, explicou.

Além de ajudar a estabelecer objetivos individuais, esse recurso usado pelas empresas do Vale do Silício tem a missão de conectar as equipes para um propósito comum, algo que já se tornou parte da cultura do Mercado Eletrônico.

Cliente ME

Em sua terceira visita ao ME, Vicente Zuffo, CPO da JBS, apresentou a organização falando sobre sua recente reestruturação, seu modelo sustentável de crescimento e planos para a abertura de capital na bolsa americana.

O executivo, que está há 11 anos na empresa, mostrou aspectos da estrutura atual de procurement e a importância das compras para a economia de qualquer organização. Zuffo falou ainda sobre a relevância da comunicação, pessoas, processos, tecnologia e sustentabilidade para as três unidades da companhia: JBS Mercosul, JBS Foods e JBS USA.

Vencedores Top ME
Ganhadores do Top ME

  1. Daniela Tomiko Verissimo da Rosa (Comercial)
  2. Danielle Rodrigues (RH)
  3. Emanuela Antonia Borges dos Santos (Cotação)
  4. Gustavo Anselmo Ribeiro da Silva (STC)
  5. Jaqueline de Souza Honorato (SMB Negócio)
  6. Jonathan Vieira Menezes (Desenvolvimento)
  7. Lucas Constantino Lana Rodrigues (Soluções)
  8. Luiz Felipe Silva Ramos Araujo  (P&D)
  9. Mônica Saggioro Gasparotto (Projetos)
  10. Patricia Nogueira Brumatti (SMB Controladoria)
  11. Paula Fernanda de Abreu Telles (Pós Vendas)
  12. Sara Rafaella Matiuso Lopes (STF)