É indiscutível os resultados que a transformação digital tem trazido às empresas. Os ganhos de produtividade ocasionados pela automação e o uso de tecnologias têm tornado as decisões mais inteligentes e os papeis estratégicos dentro das organizações.

Entretanto, deixaremos um sinal de alerta. É preciso ter cautela na hora de escolher uma tecnologia para implementar na sua empresa. É importante analisar o ROI e verificar se esta inovação é aderente ao seu negócio. O mercado oferece diversas plataformas e nem sempre geram valor e trazem resultados.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando!

 

Tecnologia aliada aos negócios

Encontrar uma tecnologia que se adéque ao seu negócio é uma tarefa que exige alguns cuidados. Afinal, alinhar a inovação com os objetivos do negócio é fundamental para conquistar resultados e se diferenciar no mercado.

Muitos líderes já estão convencidos e reconhecem que a tecnologia é uma alavanca para o crescimento. Porém, a cultura e os costumes organizacionais podem atrasar esta evolução.

Em contrapartida, a pressão por resultados e mudanças mais rápidas impulsionam a transformação digital. As empresas precisam gerar economia, ter processos ágeis, tomar decisões rápidas e estratégicas, atuar com governança e, ainda, estar cada vez mais integradas com seus fornecedores.

Estes fatores influenciam diretamente na rápida decisão da liderança em apostar em um projeto de transformação, que promova o alinhamento da tecnologia aos negócios da empresa.

 

O que é uma agenda de transformação?

A agenda de transformação engloba uma série de pontos importantes para a digitalização dos processos. O primeiro passo é definir e entender todo o cenário em volta da tecnologia, avaliando desde as aspirações até o que ela pode proporcionar de bom aos processos da companhia.

Procure entender para quem a tecnologia cria valor, qual será o suporte e manutenção que a empresa pode oferecer. Entenda também a aderência ao seu negócio, desde os pontos em comum, que favorecem a implementação, até os eventuais atritos, que precisam ser trabalhados para estabelecê-la.

Após definir estes pontos, é hora de buscar quais processos serão potencializados dentro da companhia com a sua implementação. Ela pode oferecer uma maneira mais estratégica de trabalhar e até otimizar ou eliminar alguma tarefa que, antes, era operacional demais e exigia muito esforço.

Por fim, chegou o momento de entender os recursos e sistemas necessários para que essa transição aconteça e planejar as datas de cada etapa do projeto, de modo que não atrapalhe o andamento dos negócios.

 

5 dicas para a implementação de novas tecnologias aos seus negócios

  1. Comece com as pessoas, depois com a tecnologia

Prepare seus colaboradores, antes de iniciar a adesão de uma tecnologia. Para minimizar os impactos da mudança e garantir a cooperação de todos, é preciso conscientizar sobre o que a empresa espera da digitalização. Os envolvidos precisam entender que a tecnologia é uma aliada e não uma concorrente.

Crie rodas de bate-papo sobre o assunto, dando abertura para os colaboradores expressarem suas opiniões. Aproveite para tirar dúvidas que podem trazer inseguranças. Ouvir as pessoas e eliminar questionamentos ajuda a promover o buzz positivo dentro da empresa.

  1. Deixe claro que a tecnologia não substituirá ninguém

É importante sempre enfatizar que a tecnologia está entrando na empresa para suportar os profissionais, e não para substituí-los.

A principal tarefa da tecnologia é automatizar processos para que os colaboradores atuem de forma cada vez mais estratégica. Além disso, trazer controle, economia, governança e escala à produtividade dos profissionais.

  1. A transformação digital é uma oportunidade para a transformação de pessoas

Uma das grandes incógnitas de um executivo, ao aderir a tecnologia aliada aos seus negócios, é se sua equipe conseguirá se adequar aos novos processos e saber lidar com a digitalização.

Como os colaboradores são conhecedores do seu produto, é importante capacitá-los para tornar a transição mais fácil e colocá-los em evidência nesta nova fase.

  1. Transforme a cultura da empresa

Os impactos da tecnologia podem não ficar evidentes, caso a empresa não abrace a mudança. Uma comunicação eficaz é essencial para transformar a cultura e conquistar o engajamento dos profissionais. Mudar o mindset e aceitar esta nova etapa é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento de pessoas e processos.

  1. Pratique o desapego

De nada adianta a tecnologia, se os colaboradores não conseguem desapegar dos processos antigos.

É um erro resistir às mudanças, uma vez que o mercado está cada vez mais competitivo. Por isso, é um momento de encorajar a equipe a se arriscar e sair da zona de conforto, a fim de trazer inovação sem medo de errar.

 

E aí, gostou das dicas? Ficou com mais alguma dúvida de como alinhar a tecnologia aos seus negócios? Conte para a gente nos comentários!

E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece dentro do mercado B2B! 😊